Frutíferas Plantas

Açaí: como plantar a fruta no quintal de casa

Nativo da Amazônia, o açaí, se popularizou e hoje conquistou o paladar de brasileiros de norte a sul.

O açaí é o fruto da Euterpe oleracea, ou açaizeiro, espécie que pertence á família das Arecaceae. É uma palmeira típica da região amazônica encontrada não só no Brasil, mas também no Equador, Colômbia e Venezuela.

De sabor forte e inconfundível, o açaí oferece inúmeros benefícios para a saúde, inclusive contribuindo para a melhoria da memória, ajudando a prevenir o Alzheimer.

O nome açaí tem como origem o tupi guarani – yasai – e significa fruto que chora, em referência ao sumo que escorre da fruta.

O açaizeiro nasce em terrenos de várzea, às margens dos rios, sendo que cada árvore adulta precisa em média de 120 litros de água por dia para frutificar. Devido as condições climáticas, o cultivo do açaí é mais favorável, no norte do Brasil, onde a umidade, rios e chuvas são abundantes.

Hoje, o estado do Pará é quem lidera a produção nacional de açaí roxo, com quase 90% do mercado. Mas o açaí é apreciado e faz parte da cultura de boa parte da região amazônica.

Tipos de Açaí: 

Oficialmente, temos 06 tipos de açaís catalogados no Brasil pela EMBRAPA. Esses tipos se diferenciam nos aspectos estruturais, tais como quantidade dos frutos, cor e tamanho deles já maduros, assim como sua composição química. Eles são:

Açaí-roxo ou preto: o açaí-roxo ou preto tem o fruto pequeno, arredondado de cor roxo escuro, semelhante à jabuticaba. Possui um pequeno caroço e pouca poupa. É esse tipo mais conhecido e tradicional do Brasil, que mais comumente encontramos nas lanchonetes e casas de suco.

Açaí Branco: conhecido também como açaí tinga, esta variedade faz bastante sucesso em Belém, é mais caro que o roxo, difícil de achar, além disso, o fruto não é branco como o nome sugere, sua cor e polpa são verdes, lembrando o abacate.

Açaí açu: tem sabor mais intenso que o açaí roxo e é originário da Amazônia peruana. A polpa desse tipo de fruto é 70% superior ao açaí comum, mas, o cuidado é redobrado para colheita e refrigeração.

Açaí Espada: Sua maior diferença em relação a outras espécies de açaí, são os formatos dos seus cachos, que apresentam várias ramificações. Essa variedade é muito encontrada na Ilha do Combu, localizada em frente a cidade de Belém.

Açaí Sangue de Boi: tem coloração avermelhada quando maduro semelhante ao sangue de boi. Fruto com pouca aceitação devido sua consistência ser pouco pastosa e sabor diferente do açaí roxo.

Açaí Chumbinho: Mesmo já maduro, seus frutos pesam menos de 1g. A coloração varia entre o roxo e o branco. Por ser extremamente pequeno, a extração da polpa se mostra comercialmente inviável.

Confira o passo a passo de Como Plantar Açaí

1°. Passo: 

Primeiramente você deve encontrar um local com características necessárias para o desenvolvimento do pé de açaí. O seu pé de sair irá se desenvolver mais adequadamente se for exposto a luz solar intensa, com uma temperatura de aproximadamente 15º e 32º C, sendo que essa nunca deve ser inferior a 10ºC. Sendo assim se você morar em uma região com clima frio você deverá instalar uma estufa ou solário para realizar o plantio do açaí.

2°. Passo: 

Ao adquirir as sementes de açaí coloque-as entre dois papéis toalha e dobre os papéis ao meio. Esse processo será necessário para que as sementes possam germinar.

Sendo assim, coloque os papéis tolha (com a semente dentro) em uma sacola plástica, em seguida esquente um pouco de água e ensope os papéis , deixando água em excesso no fundo da sacola.

A água deve está em uma temperatura aproximada de 24 °C, coloque a sacola em uma área quente por 2 dias para que ocorra a germinação das sementes.

3°. Passo: 

Para plantar a semente, escolha um recipiente pequeno, pode ser uma vaso, uma saquinho de polietileno, ou outro recipiente de sua escolha, desde que ele possua um diâmetro de aproximadamente 60 cm.

Escolhido o recipiente forre o fundo deste com 5 cm de pedras, por cima das pedras coloque adubo, preenchendo cerca de 4/5 do recipiente. Por fim, adicione água morna no adubo até que ele fique totalmente ensopado.

4°. Passo: 

Retire as sementes germinadas do papel toalha, agora você irá plantá-las no recipiente que você preparou, coloque as sementes no meio do recipiente e cubra-as com cerca de 2,5 cm de adubo.

Para que as mudas possam desabrochar posicione o vaso em um lugar que pegue pelo menos 8 horas de sol por dia, com uma temperatura de 15 a 32º C.  Assim dentro de mais ou menos 7 a 14 dias você já observará seus brotos de açaí nascerem.

5°. Passo: 

Agora que a semente germinada virou uma mudinha, faça a irrigação diária, de preferência com água um pouco morna para facilitar o desenvolvimento da planta. Ressaltamos que o adubo do seu pequeno pé de açaizeiro deve ser mantido sempre úmido.

Além disso, recomenda-se usar fertilizantes solúvel uma vez por mês, de acordo com especificações do fabricante.

6°. Passo: 

Para o cultivo definitivo do açaizeiro escolha um local adequado para seu tamanho, de preferência com terreno levemente inclinado, para beneficiar a conservação do solo e facilitar a marcação de linhas, a terra do local de cultivo deve ter solo firme e livre de acidez, caso o solo seja ácido coloque uma camada de calcário 20 a 30 dias antes de plantar as mudas no local, isso deixará o solo em condições de receber as mudas.

7°. Passo: 

Preparado o local de cultivo definitivo, cave um buraco com medidas de 40x40x40 cm e acrescente adubo curtido nessa cova. Você mesmo pode preparar seu adubo utilizando estercos de animais e restos de materiais orgânicos.

Nesse primeiro momento você poderá está utilizando uma mistura de 10 litros de  esterco de curral por cova, com 3 litros  de estercos de galinha ou 1 litro de torta de mamona. Em seguida, faça uma mistura de adubos orgânicos e químicos com a terra da camada superficial, de modo a preencher a cova.

Se você desejar também pode fazer uso de fertilizantes comerciais, além de comprar cloreto de potássio para enriquecer o solo. Assim, depois de preparar o solo, espere um período de no mínimo 10 dias para plantar as mudas de açaí.

8°. Passo: 

Nos anos seguintes da plantação das mudas,  nos períodos que antecedem a estação chuvosa aconselha-se que fertilize o solo novamente, utilizando  FTE BR 12, KCL e o adubo orgânico. Além disso, deve repetir esse processo no final do período chuvoso.

Recomenda-se ainda realizar o coroamento da planta antes de cada adubação, para que facilite a aplicação dos fertilizantes e o aproveitamento dos nutrientes.

9°. Passo: 

Se seguir todos os cuidados citados aqui, no período de mais ou menos 2 ou 3 anos, a palmeira de açaí começará a produzir os frutos.

Geralmente o açaizeiro possui duas safras anuais, safra de inverno e safra de verão. Além disso, após a abertura e fecundação das flores, são necessários, aproximadamente, de 5 a 6 meses para os frutos atingirem a fase de colheita.

Dicas essenciais

Há ainda dicas essenciais para o plantio do açaí. Elas vão ajudar a potencializar os resultados da plantação. E, além disso, trarão prevenção contra alguns descuidos que poderiam ocorrer e prejudicar o plantio.

O tempo ideal para o plantio do açaí é em temporadas quentes, já que a fruta não se adapta muito ao frio. No início do verão e na primavera são as estações ideais. Deve-se ter em mente, também, que o açaí cresce muito, podendo chegar até 25 m de altura. Por isso, o espaço deve ser bem grande.

Agora você já sabe como plantar açaí sem mais dificuldades, não deixe de compartilhar com seus amigos, para que mais pessoas possam desfrutar dos benefícios da fruta, aproveitando, assim, tudo que ela pode oferecer. Confira abaixo 2 receitas deliciosas com açaí:

Receitas Deliciosas Usando Açaí:

Mousse de açaí

Ingredientes: 

  • 2 litros de polpa de açaí;
  • 3 xícaras (chá) de açúcar;
  • 10 gemas de ovo;
  • 40 g de gelatina incolor sem sabor;
  • 1 xícara (café) de água;
  • Tapioca granulada.

Modo de Preparo: 

  • Numa tigela, bata o açaí com 3 xícaras de chá de açúcar.
  • Em outra tigela, bata as 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme claro.
  • À parte, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo, mexendo até derreter completamente.
  • Junte ao açaí batido, o creme e a gelatina dissolvida e misture bem.
  • Despeje em uma forma para pudim e leve ao congelador até ficar firme. Para servir, desenforme a mousse e decore com tapioca.

Dica: faça a mousse na véspera para dar tempo de congelar bem. Se preferir, acompanhe com merengue preparado da seguinte forma: bata seis claras em neve, misture três xícaras de chá de açúcar, leve ao banho-maria e bate até obter consistência firme.

Açaí na tigela

Ingredientes:

  • 400 g de açaí;
  • 2 bananas;
  • 60 g de granola;
  • 5 colheres (sopa) de xarope de guaraná.

Modo de Preparo: 

  • Leve todos os ingredientes ao liquidificador.
  • Bata até formar um creme homogêneo.
  • Sirva em uma tigela e polvilhe a granola.

Dica: a banana pode ser substituída por outras frutas, como mamão papaya e abacate. Além disso, para acompanhar, pode-se optar por aveia ou tapioca; o xarope de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.