Ornamentais Plantas Suculentas

Agave attenuata: conheça essa ilustre suculenta!

Originária do México, a Agave attenuata é uma planta suculenta conhecida popularmente como agave-dragão ou pescoço-de-cisne devido à forma como a sua inflorescência se apresenta, numa espiga de flores muito alta e espessa, curvando com o peso.

O nome científico attenuata tem como significado “frágil” ou “fino” em referência a delicadeza da planta.

A Agave attenuata é uma planta que pode chegar a medir até 1,5 metros de altura e diâmetro. É formada por folhas velhas cujo interior é quase lenhoso e também é bastante úmido.

Uma característica da Agave attenuata é que as suas folhas se partem com muita facilidade e dessa forma é possível ver o caráter suculento dessa planta.

É comum que apareçam algumas mudas que acabam se desprendendo do tronco e assim criam as suas próprias raízes. A Agave é uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre.

Em paisagismo é usada como planta isolada ou em grupos em meio a grandes espaços ou jardins de pedra, podendo ser cultivada em vasos.

O ciclo de vida da Agave attenuata é perene, o que quer dizer que as suas folhas mantém o seu aspecto em todas as épocas do ano, mesmo em estações como o outono. Caso os devidos cuidados sejam tomados durante o inverno, a planta pode ser bastante resiste à diversidade das épocas do ano.

O nome do gênero agave vem do grego e significa “ilustre”, esse era o nome de uma das filhas de Cadmo. Para os astecas agave era o símbolo da deusa Mayheul, essa deusa representa a longevidade, festividade e saúde.

Os habitantes mais antigos do oeste do México, o povo Nahuatl, adorava a deusa Mayaheul, pois acreditavam que ela tinha grande influência sobre as chuvas, os ventos e as colheitas.

Uma curiosidade é que alguns restos humanos que tem pelo menos 10.000 anos demonstram que o agave era utilizado como um tipo de alimento. Uma planta que faz parte da cultura humana desde a antiguidade.

Como cuidar da Agave attenuata

Os cuidados tomados para que a Agave attenuata se desenvolva adequadamente não diferem muito dos das demais suculentas. Fatores como a iluminação, temperatura, solo, clima e regas devem ser observados.

A seguir, saiba mais sobre os cuidados corretos com a sua Agave.

Iluminação ideal

A Agave attenuata, como a maioria das suculentas, se desenvolve em sua melhor forma quando cresce sob o Sol pleno. No entanto, ela também tolera bem a meia sombra, mas não se desenvolve e tende a murchar – ou até morrer – caso seja colocada na sombra total.

Isso acontece porque a Agave attenuata é uma planta que requer bastante iluminação para se desenvolver. Por isso, caso você queira cultivar a suculenta dentro de casa, escolha lugares próximos às janelas, já que elas recebem a luz do Sol, sem a qual as Agaves não se desenvolvem.

Temperatura

O clima ideal para que a Agave attenuata se desenvolva é o calor. Assim como no seu habitat natural, a suculenta está acostumada com altas temperaturas, mas também cresce bem em regiões oceânicas.

O único clima não tolerado pela Agave attenuata é o frio, principalmente caso ele esteja extremo. Durante o inverno é necessário redobrar os cuidados com a sua suculenta e mantê-la protegida do vento forte e das geadas.

O ideal é manter a sua Agave attenuata em um local quente que recebe bastante luminosidade durante o dia.

Rega

A rega da Agave-dragão costuma ser mais frequente durante o período de desenvolvimento da suculenta, mas não pode ocorrer com uma frequência que impeça que a terra sob ela seque completamente. É necessário ter um intervalo de ao menos 1 semana entre uma rega e outra, mas vale sempre observar se a terra já está completamente seca. O excesso de regas pode matar a planta.

Já, quando está completamente desenvolvida, a Agave não precisa mais de regas frequentes, exceto em períodos de altas temperaturas, quando o seu crescimento pode se beneficiar de um pouco de água de vez em quando.

Solo

O principal para que a Agave attenuata se desenvolva bem é um solo arenoso, que não deve necessariamente possuir muitos nutrientes.

No entanto, caso ache necessário, você pode colocar um pouco de matéria orgânica no solo, principalmente logo após plantar a suculenta. Os minerais, sobretudo o fósforo, podem ajudá-la a se desenvolver bem.

O mais importante, no entanto, é que o solo seja fértil e, ao mesmo tempo, bem arenoso. Você pode usar substratos específicos para o plantio de suculentas, que são encontrados em lojas de materiais de jardinagem. Isso facilita o processo.

Adubação e substratos

O adubo para a Agave attenuata é um dos mais simples, já que não precisa de muita matéria orgânica. Basta comprar o seu já pronto, em uma loja de jardinagem, ou fazê-lo usando os ingredientes de sempre, mas sem exagerar na matéria orgânica: não há necessidade de acrescentar cascas de fruta, por exemplo.

O substrato ideal para essa suculenta é aquele que mais se assemelha ao seu habitat natural, ou seja, rico em areia e que passa por períodos de seca. Jamais exagere na rega de uma Agave attenuata se você quer que ela cresça bem e que se mantenha viva.

Toxidade da Agave attenuata

A seiva da Agave attenuata é venenosa, principalmente para animais domésticos. Ela pode causar inflamações na garanta, inchaço nos lábios, na língua e até no palato, além de náuseas, vômitos e irritações nas mucosas da boca, do nariz e dos olhos.

É importante manter a Agave longe de seus animais domésticos e evitar ter qualquer contato com os olhos, boca ou nariz após tocar em sua seiva. Caso haja a ingestão acidental da planta por seus animais domésticos, leve-os até o veterinário mais próximo. Já, no caso de crianças – ou até adultos – vale buscar recomendação médica para lidar com o possível mal estar, sobretudo em casos de alergia.

Vasos para plantar Agave attenuata

A Agave-dragão se adapta muito bem tanto ao solo quanto a vasos. Porém, caso você escolha a segunda opção, deve ficar atento ao tipo de vaso adequado para que a planta se desenvolva bem.

Os vasos ideais para a Agave attenuata são aqueles que permitem uma boa drenagem do solo. Essa planta não pode acumular muita água, por isso, evite colocar pratos sob o vaso. Quanto ao material, o vaso utilizado pode ser tanto feito de barro quanto de plástico, sem nenhum prejuízo.

Pragas e doenças

A Agave attenuata não costuma ser afetada por pragas. De vez em quando, porém, podem surgir lesmas ou caracóis. Nesse caso, um pouco de sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó perto do vaso já pode resolver o problema.

Outra boa notícia, além da fácil resolução para o problema dos caracóis e lesmas, é que a Agave attenuata não costuma ser suscetível a doenças. Por isso, basta observar a cor da folhagem e tomar precauções somente caso encontre alguma mancha. Caso contrário, não precisa se preocupar.

Poda

A Agave attenuata não requer podas para se desenvolver bem. Geralmente, elas são feitas somente caso o dono ache necessário – e somente para fins estéticos.

Evite podar as folhas inferiores: isso pode fazer com que a Agave perca a sua aparência natural. Vale lembrar que a planta, durante o seu crescimento, se adapta bem a diferentes tamanhos de vasos. Por si só, isso deixa de tornar a poda necessária.

Caso queira poder a sua Agave, isso deve ser feito bem rente à raiz da planta. Use um facão ou uma tesoura de jardinagem para realizar a poda, já que tesouras comuns podem ser pouco eficazes devido à espessura das folhas da suculenta.

Propagação da Agave attenuata

A Agave-dragão pode se propagar rapidamente das mais diferentes maneiras. A maneira mais comum é retirar os brotos que surgirem próximos à planta-mãe e plantá-los em outro vaso ou em outra parte do jardim.

Você também pode propagar a Agave attenuata usando os bulbilhos que nascem na planta em suas fases de inflorescência e plantá-los em outro local. O procedimento para que eles cresçam satisfatoriamente é sempre o mesmo: basta regar com maior frequência durante o crescimento e deixar a planta bem exposta ao Sol.

Você pode decorar qualquer lugar de sua casa usando a Agave attenuata, desde que ela receba Sol. Corredores, portas de entrada, quintal dos fundos e sala de estar são os lugares mais comuns.

Uma boa maneira de decorar a sua casa e ainda garantir o bem-estar da Agave attenuata é plantar a suculenta em um vaso grande, próximo da janela. Isso pode deixar a sua sala muito mais bonita e, além disso, fazer a planta crescer. Quanto mais bonito o vaso, mais legal ficará a decoração, que pode ser complementada com outras suculentas, dando um ar mais moderno para sua casa.

A parte externa de sua casa, também pode ser uma excelente opção para deixar sua Agave-dragão, seja na fachada ou no jardim. Você pode colocar pedras próximas dos locais onde ela está plantada, trazendo uma estética rústica para a decoração.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.