Ornamentais

Agave palito: como cultivar essa planta exótica e exuberante

Agave geminiflora, comumente chamada de agave palito, é uma planta suculenta nativa do México que pertence à família Agavaceae, resistente ao calor e ao sol pleno.

Suas folhas nascem em pares (de onde vem o “gemini”, ou “gêmeos”, do seu nome científico).

A inflorescência ereta de até 4 metros de altura, emerge do centro da planta, com flores amarelas que são seguidas por bulbilhos (brotos). Surgem com 10-15 anos de idade.

É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre.

Seus filamentos brancos dão um charme todo especial a essa planta, perfeita para decorar jardins de regiões de sol abundante no Brasil – no frio ou na sombra, a agave palito não se desenvolve plenamente e acaba morrendo.

Como cultivar agave palito

Essa planta exótica e exuberante pode trazer uma série de dúvidas para aqueles que desejam apreciar sua beleza dentro de casa. É preciso estar atento a alguns detalhes importantes como:

Plantio

Via de regra, o plantio da agave palito é feito por mudas e não por sementes, porque o desenvolvimento dessa planta é muito lento. 

O ideal é pedir a um jardineiro que faça as mudas ou comprá-las já prontas, facilitando assim seu trabalho e obtendo resultados mais rápidos.

Mas, onde comprar agave palito? Diversos sites brasileiros comercializam mudas da Agave geminiflora, ou você também pode consultar a loja de plantas e jardinagem da sua cidade para saber se eles possuem mudas de agave palito disponíveis para venda!

Solo

Depois de ter adquirido suas mudas, é hora de plantá-las no solo:

1. Abra sulcos na terra de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura, ou escolha um vaso com essas proporções;

2. Um bom solo para a agave palito deve ser bem drenado (metade areia e metade terra), mas enquanto a planta está na fase de muda o ideal é mantê-lo um pouco úmido. Isso só deve acontecer nas primeiras semanas;

3. A muda deve ser retirada do saco plástico com cuidado, e o jardineiro deve evitar remover a terra das raízes (essa terra é rica em substratos e ajudará a planta a se desenvolver).

Como cuidar de agave palito

Apesar de aguentar bem as altas temperaturas, a agave palito exige ainda alguns cuidados. Confira!

  • A agave palito não se dá bem no frio e na sombra, portanto plante-a em um local com sol em abundância.
  • O solo ideal para a agave palito é bem drenado para evitar excesso de umidade na raiz (o que apodreceria a planta), portanto ela deve ser regada apenas uma vez por semana nos meses de verão e uma vez por mês nos meses de inverno.
  • Em geral a agave não precisa de fertilizante, mas pode apreciar uma pequena quantidade de adubo líquido equilibrado NPK 10-10-10, na primavera-verão. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
  • A agave palito só floresce uma vez! Aproveite esse momento único, pois após algum tempo a planta irá morrer, independentemente de seus cuidados. Mas fique tranquilo: o crescimento dessa variedade de agave é muito lento, e ela atinge no máximo um metro e vinte centímetros de altura. Após a florada a planta morre e deve ser inteiramente removida.
  • É geralmente livre de pragas e doenças.

Se você é um fã da agave palito, talvez possa se interessar por uma outra variedade dela: Agave Angustifolia. Confira o artigo sobre Agave Angustifolia: como cultivar a Piteira-do-Caribe.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.