Ornamentais Plantas

Aglaonema: planta perfeita para decoração de interiores

Aglaonema é o nome botânico, mas você também pode conhecer essa planta pelo o nome popular café-de-salão. É uma das plantas mais indicadas para presentear alguém e para se ter dentro da casa, pois é fácil e prática de manter e que se adapta bem a locais com climas variados.

A Aglaonema é nativa da Ásia e pertence à família Araceae, a mesma da dieffenbachia, a famosa comigo-ninguém-pode. Possui cerca de 50 espécies e diversas variedades, que apresentam folhas grossas, brilhantes e resistentes, geralmente verdes, mas com uma ampla gama de cores e padrões.

Suas inflorescências são axilares, com espata e espádice de coloração branca ou branca-esverdeada e têm pouca importância ornamental. Já os frutos em geral, são avermelhados podendo ser decorativos em muitas espécies.

O que difere um tipo de aglaonema do outro é, basicamente, as características das folhas. A mais comum tem as folhas totalmente verdes, mas é possível encontrar muitas variedades para você diversificar o seu jardim. Os principais tipos dessa planta são:

  • Aglaonema crispum ou commutatum: são as que possuem folhagem verde e manchas brancas;
  • Aglaonema rosa ou iawan: são as plantas com folhagem rosa.
  • Aglaonema vermelha: folhagem vermelha e verde.
  • Aglaonema queen: totalmente verde.

Sua folhagem exuberante e tropical é mais ou menos compacta, de acordo com a cultivar, com altura variando entre 20 a 150 cm. É perfeita para decoração de interiores, em escritórios, shoppings, salas de estar. No entanto necessitam de boa ventilação e não suportam ambientes secos ou com ar condicionado. Podem ser plantadas em vasos, jardineiras, jardins de inverno, ou até mesmo em canteiros no jardim, formando belos maciços ou bordaduras.

Como cuidar da planta aglaonema

A planta café-de-salão é rústica e não necessita de cuidados muito especiais, sendo apropriadas para jardineiros iniciantes. Confira:

Clima 

A aglaonema está acostumada a solos úmidos e muita umidade na natureza. Embora tenha se adaptado bem aos ambientes domésticos, muitas preferem mais umidade do que nossas casas fornecem naturalmente. Para aumentar os níveis de umidade, tente colocar sua planta em uma bandeja de seixos, use um umidificador ou agrupe sua aglaonema com outras plantas.

Iluminação

Esta planta não suporta sol direto. Caso fique exposta por muito tempo pode ficar com as folhas queimadas. Portanto, o certo é posicionar a espécie em locais com sombra.

Solo

Prepare o solo com um substrato fértil e bem macio. Misture também nessa composição: húmus de minhoca ou material extraído da composteira. Adube a sua Aglaonema uma vez por mês para ela ficar sempre bem preservada. 

Regas

Regue duas ou três vezes por semana. Antes de molhar o solo, verifique se ele está úmido, para evitar que fique encharcado. Além disso, borrife água nas folhas para mantê-las hidratadas.

Podas

As podas são importantes, porque auxiliam o crescimento saudável da planta. Lembre-se que, quanto mais podar, mais ela crescerá. Se você deseja ter uma aglaonema poderosa e cheia, não tenha medo de usar a tesoura!

Pragas

Pragas como cochonilhas são muito comuns nesse tipo de planta. Por isso, caso aconteça alguma infestação, use calda de fumo para controlar e eliminar esses bichinhos tão nocivos à saúde da espécie.

Toxidade

As folhas dessa espécie são tóxicas e podem causar alergia mesmo ao toque, portanto, tome cuidado com os animais de estimação e crianças pequenas.

Como fazer muda de Aglaonema: passo a passo 

  1. Para fazer mudas da Aglaonema utiliza-se da técnica de divisão de touceiras, também conhecida como técnica de separamos de rizomas subterrâneos;
  2. Retire a planta do vaso ou jardim e coloque-a sobre a mesa;
  3. Com auxílio de uma tesoura de poda separe os filhotes de Aglaonema que surgem junto da planta matriz;
  4. Pegue a muda e plante-a em vaso;
  5. Regar e deixar em cultivo à sombra.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.