Folhagem

Alocasia Amazônica: planta tropical fácil de cuidar

A Alocasia Amazônica é uma linda planta de interior que merece ser plantada em lugar de destaque pela beleza de sua folhagem. É uma espécie da família Araceae, classificada como herbácea e perene. Nativa do Brasil, como o nome diz, é proveniente da região amazônica.

Possui folhas em forma de seta e grandes nervuras em branco e prata, sobre o verde metálico intenso e brilhante, que certamente é o charme dessa espécie.

Planta ideal para o interior, necessitando apenas de luz difusa para sobreviver. Ou seja é perfeita para cultivar em casa e apartamentos.

No Brasil, esta espécie é comum em regiões úmidas e tropicais. Essa versatilidade de tamanho e formato de folhas permite que a Alocasia também seja cultivada em áreas externas. 

Confira as dicas de como cultivar essa planta exuberante!

Alocasia amazônica: como cuidar e cultivar

Se você quer cultivar uma Alocasia amazonica em sua casa, mas não sabe como cuidar, preste atenção nas dicas deste tópico. 

A forma como você vai cuidar da plantinha no dia a dia influenciará em seu crescimento saudável e na beleza da decoração de seu lar. 

Acompanhe!

Luminosidade

A luminosidade para o cultivo da Alocasia amazonica deve ser boa, mas não diretamente sobre a planta. 

Portanto, colocar a planta próximo às janelas e varandas é o suficiente para que ela receba a luz necessária para o seu desenvolvimento.

Que tipo de solo usar

O solo ideal para cultivar a Alocasia amazonica deve ser rico em matéria orgânica, com substrato para plantas. Isso porque a planta exige que a terra esteja solta e permeável. No caso do cultivo em vasos, o ideal é que eles tenham boa profundidade e largura, a fim de facilitar a drenagem do solo.

Quando regar

Para regar a Alocasia, é necessário que a planta esteja bem seca. No período de inverno a rega pode ser diminuída, devido à umidade do clima. 

Antes de iniciar, veja se as folhas da planta. Caso comecem a cair, pode indicar que estão com muita água. 

Adubação

O melhor momento para adubar a Alocasia amazônica é na sua fase de crescimento. Porque a planta necessita dos nutrientes para se desenvolver da melhor forma.

O período ideal é entre a primavera e o verão. Ou seja, os meses mais quentes do ano. 

Doenças e pragas

As alocásias são muito sensíveis a microrganismos externos e pragas, o que compromete a saúde da planta. Ou seja,  cuidados incorretos irão reduzir a imunidade da espécie e pode até causar fungos ou bactérias.

Além disso, caso haja más condições ou descuidos no cultivo, é possível que a Alocasia atraia insetos como as cochonilhas, os ácaros e os pulgões. 

Propagação da Alocasia amazônica

Quem quiser propagar a Alocasia, pode realizar a divisão rizomática. Nos rizomas há pequenas circunferências chamadas tubérculos, que originam novas plantas. 

Basta cavar aproximadamente 30 cm em torno da planta para retirá-la do solo. Depois, é só localizar os os tubérculos e corte apenas o equivalente à quantidade de mudas que você quer fazer.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.