Folhagem Ornamentais

Árvore da felicidade: dicas para mantê-la sempre saudável

Originária de países como Índia, Malásia e Polinésia, a árvore da felicidade é uma espécie de planta que promete boas energias e muita alegria para quem a possuir.

A lenda sobre o poder místico da árvore da felicidade surgiu no Japão, onde, conforme a crença popular, existia uma “planta mágica” que trazia alegria e realizações para quem passasse por ela.

Para entender como cuidar da árvore da felicidade você deve saber que existem dois tipos da espécie: o macho e a fêmea. Cada um possui suas particularidades e diferenças na hora de oferecer o melhor cuidado para cada uma.

Quando se trata da planta árvore da felicidade machopolyscias guilfoylei – você verá que a espécie possui um aspecto de um arbusto lenhoso. Suas folhas são largas e robustas, além disso, sua altura pode variar entre 3 a 5 metros.

Em resumo, essa é uma espécie mais adequada para ser exposta em um jardim.

No caso da fêmea – polyscias fruticosa – as características são diferentes e, por isso, fáceis de serem identificadas. As folhas são mais finas se comparadas às do macho. Outra diferença é que sua altura pode variar entre 1,5 a 2,5m.

Dessa forma, a fêmea lida melhor com ambientes internos e deve ser utilizada como item de decoração em salas e varandas, por exemplo.

Confira abaixo as melhores maneiras de cuidar de cada um dos gêneros da espécie.

Árvore da felicidade como cuidar: Veja as melhores dicas 

Agora que você sabe que existem dois tipos diferentes de plantas árvore da felicidade, separamos algumas dicas de como cuidar. Assim, você poderá ter uma planta saudável e com sua beleza ímpar ainda mais destacada.

Acompanhe.

Rega 

Sobretudo, esta regra vale para os dois gêneros da espécie. Nesse caso, as regas da árvore da felicidade devem ser realizadas de duas a três vezes por semana. Em média, utilize 200 ml de água, no máximo. 

Um ponto de atenção: não regue a planta todos os dias. O exagero deixa a planta encharcada, o que não é benéfico para a sua saúde.

Por isso, se as folhas da planta possuírem aspecto amarelo ou apresentarem queda, isso significa que a rega é feita exageradamente.

Luminosidade

A árvore da felicidade gosta de sol. No entanto, lembre-se das particularidades de cada gênero da espécie. O macho, de preferência, não deve tomar sol diretamente, mantendo temperaturas ambientes.

Em contrapartida, a fêmea, que possui um aspecto mais frágil, deve permanecer em locais mais quentes em razão da sua intolerância ao frio.

Adubação

Essa é uma das partes mais importantes da árvore da felicidade e como cuidar. Por ter caule frágil, ele irá preferir terras férteis. Ou seja: o ideal é que você a cultive com substratos de qualidade e que sejam de matéria orgânica. 

Sobretudo, esse substrato pode ser preparado com ½ medidas de humos de minhoca e o mesmo valor para medidas de terra. Além disso, 3 medidas de fibra de coco, 2 medidas de areia de construção e, por fim, 2 medidas de vermiculita.

Poda

Essa dica é fundamental, Isso porque a espécie, tanto o macho quanto a fêmea, devem ser podados em tempos mais frios. 

Durante a poda, retire o excesso de folhas para que o arbusto não se rompa. Além disso, o ideal é que você faça a remoção de folhas e galhos secos.

Árvore da felicidade: fêmea e macho

Vaso

Um vaso adequado para a árvore da felicidade deve ter, pelo menos, 40 cm de diâmetro. Por isso, fique atento! Caso o seu recipiente seja menor que isso, será necessário fazer a troca à medida em que a planta crescer.

Uma boa dica, que não substitui o vaso em razão de seu valor ornamental, é o uso de cachepot para plantas.

Pragas

Assim como todas as plantas, a árvore da felicidade é suscetível a pragas. Isso acontece quando a espécie não recebe a luminosidade adequada e permanece por longos períodos em área com excesso de sombra.

Por isso, para evitar o problema, o ideal é que se aplique o óleo de neem nas folhas uma vez por mês. Isso garante que as plantas fiquem protegidas das cochonilhas.

O macho e a fêmea foram cultivados no mesmo vaso

Conheça o significado da árvore da felicidade

Agora que você entende mais sobre a planta árvore da felicidade e como cuidar, que tal fazer com que as possibilidades dos sentimentos de alegria se multiplicarem através de seu plantio?

Afinal, no Japão, o costume dita que é de bom tom plantar duas mudas em um mesmo vaso. Assim, é possível ficar com uma planta e presentear outra pessoa querida com a outra. 

Sobretudo, caso você se decida por plantar o macho e a fêmea em um mesmo vaso, a lenda reza que é possível atrair ainda mais sorte para a vida.

Isso porque ambos são uma espécie de equilíbrio das energias Yang e Yang – energias opostas, mas complementares.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.