Flores

Astromélia: aprenda a cultivar essa flor cheia de simbolismo

A astromélia é uma flor linda e cheia de significados. Também conhecida como Lírio Inca, a flor é abundante nas cordilheiras geladas dos Andes, Brasil e Peru.

A planta tem o nome científico de Alstroemeria hybrida, e pertence à família das Alstroemeriaceae, o que lhe confere a característica de bulbosa.

Foi descoberta no século XVIII pelo cientista sueco Clas Alströmer. Foi ele quem deu à flor seu nome atual.

A astromélia é conhecida por suas pétalas em formatos distintos, variando entre o arredondado e pontiagudo. Por conta disso, ela se torna uma flor exótica e encantadora.

Com mais de 50 espécies diferentes, a flor é popular em razão da facilidade em ser cultivada e mantida. Isso porque as astromélias podem durar até 2 semanas em um vaso e suas flores livres de fragrância são ótimas para compor projetos decorativos florais.

Mas o que realmente chama atenção na astromélia é a variedade de cores, que muitas vezes são acompanhadas de manchas nas pétalas internas. 

As cores mais comuns de astromélia são: Vermelha, branca, rosa, amarela e lilás. 

Suas raízes são grossas e profundas, enquanto seus caules são bastante delicados e podem facilmente quebrar se não forem manuseados com certo cuidado. Entretanto, com a manutenção correta, podem chegar a um metro de altura.

Vale destacar que suas sementes levam de duas semanas a um ano para germinarem e florescem muito bem em pleno sol. Contudo, o calor extremo pode ser prejudicial, fazendo com que a planta pare de crescer. Em locais muito frios, elas são mais bem cultivadas em estufas quentes. Uma dica é armazená-las em vasos durante o inverno e depois replantá-las na primavera, assim durarão bem mais.

O significado da flor astromélia

Independentemente da cor de suas flores, a astromélia simboliza a amizade duradoura. Portanto, é o presente perfeito para celebrar essa relação. São flores ideais para presentear em qualquer ocasião e garantir um certo toque de alegria em casa, escritório ou apartamento, quando usadas em forma de arranjos ou plantadas em vasos.

Também simbolizam saudade e agradecimento, sendo muito usadas quando a ocasião quer representar afeto.

Alguns apaixonados por flores, garantem que as flores de astromélia podem até modificar o humor de uma pessoa que lida com ela ou que a recebe, fazendo-a  sentir-se mais tranquila, mais serena, ou mais feliz.

Cada uma das seis pétalas da astromélia representa uma característica importante: compreensão, humor, paciência, empatia, compromisso e respeito.

Dessa forma, você pode decidir por si mesmo qual pétala representa cada qualidade e escrever um lindo bilhete explicando esse simbolismo aos seus melhores amigos, o que acha?

Cultivo da astromélia

Não existe uma época determinada para o seu plantio. Em clima quente ela poderá ser plantada em qualquer mês do ano. Se o clima for temperado ou frio, evitar fazer o plantio no inverno.

A floração ocorre no Verão e na Primavera.

Na hora de plantar, escolha um local ensolarado mas, que tenha um pouco de sombra durante a tarde. A terra deve ser de boa qualidade, precisa estar bem solta (fofa) e, o solo deve estar bem adubado.

Isso pode ser conseguido com composto orgânico ou adubo animal.

É recomendado fixá-la diretamente no solo, onde poderá absorver uma quantidade maior de nutrientes. Porém, escolha um local onde haja a incidência constante de sol, uma vez que a astromelia necessita de luz perene para crescer.

Estas flores no vaso apreciam adubações frequentes, gerando intensas florações, toleram o frio e pequenos períodos de estiagem, no entanto não suportam geadas.

Existem espécies de astromelias para diferentes tipos de clima, com desempenho anual ou perene, podendo ser mais ou menos rústicas.

Certas variedades precisam de refrigeração dos rizomas em época de descanso e multiplicam-se por sementes e divisão da planta.

As raízes são comestíveis, mas é preciso ter cuidado pois algumas espécies em específico transportam toxinas que podem ser prejudiciais a quem as consome.

Se plantar esta planta perto de outras terá de ter algum cuidado para que ela não passe para um canteiro indesejado.

Esta flor deve ser regada, pelo menos, duas vezes por semana.

Produtos que podem te interessar…

Buquê de astromélia: dicas para montar o seu! 

O buquê de astromélia é um dos mais lindos. Super delicado, ele encanta com suas pétalas de diferentes tonalidades. Inclusive, essa é uma das maiores vantagens de optar por esta flor.  O buquê harmoniza com o vestido de noiva de forma única. 

Outra vantagem é que você pode compor o buquê de astromélia com outras cores e tipos de flores. Quem manda no estilo e na variedade é você! 

Caso você goste de buquês cheios de significados, tenha uma atenção maior às cores de astromélia que você opta para usar no buquê de astromélia. Considere que o vermelho é paixão, rosa é romance, e o branco é amor puro!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.