Ornamentais Plantas

Avenca: folhagens delicadas e charmosas

Adiantum é um gênero de plantas ornamentais popularmente conhecidas como Avenca. É uma espécie que faz parte do grupo das pteridófitas, herbáceas com ciclo de vida perene como as samambaias.

As avencas possuem folhagem delicada, com subdivisões das folhas que pendem de caules finos, eretos, rijos e de cor marrom-escuro. Você pode até não reconhecer pela descrição, mas certamente já viu algumas avencas por aí, pois essas são uma das plantas mais populares que existem, com distribuição em todo o mundo. 

Elas são muito utilizadas na decoração de ambientes internos ou externos, dando um toque de suavidade onde são colocadas devido às suas folhagens.

Esses tipos de plantas não produzem flores, sementes e nem frutos.

Além disso, a avenca é uma planta que tem propriedades medicinais e pode ser ingerida como chá. Tem propriedade anti-inflamatória, diurética, antioxidante, expectorante, laxante, entre outras.

O nome científico, Adiantum, deriva do grego “adiantos” que significa que não se molha, pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las.

As plantas do gênero Adiantum,, são espécies provenientes das florestas americanas e ao todo existem mais de 200 espécies do gênero.

As variedades de avenca mais conhecidas e comercializas são:

Avenca Suíça

Adiantum raddianum


Avencão

Adiantum peruvianum


Avenca Cabelo de anjo

Adiantum microphyllum


Cultivo

No caso de não ser cultivado para ser ornamental em interiores, a avenca é uma planta que tende a proliferar em ambientes onde umidade e temperaturas quentes a tropicais predominam.

Em locais que apresentam essas características ambientais, podemos encontrá-la como predominante, por exemplo, perto de rochas onde a sombra está mais presente que o sol, provavelmente próximo a algum espelho d’água, cachoeiras ou rios, já que dentro da família das samambaias, esta é uma das plantas que requer maior umidade para sua proliferação.

As paredes úmidas, que geralmente constituem cavernas e poços, também são o local para seu crescimento sem cultivo. Ou seja, qualquer tipo de ambiente onde a umidade é predominante e as temperaturas não se tornam muito baixas, A Avenca terá a oportunidade de crescer, desenvolver e mostrar sua coloração verde, folhas e seus caules delicados, movendo-se com o vento para resultar em uma beleza ornamental especial em ambientes abertos.

Como a Avenca se reproduz?

Avenca é de natureza esporofítica, isto é, que produz um tipo de esporos que serão os que conduzirão a planta à sua reprodução. Esses esporos amadurecem dentro de um revestimento denominado esporângio, que são os que culminam no agrupamento para chegar ao referido sori.

Pela ação do vento, esses esporos estão espalhados em lugares diferentes e o processo de germinação ocorrerá em uma planta independente, que na época é chamada de prothalo, que envolve os órgãos sexuais masculinos e femininos. A água ficará encarregada de transportá-los para sua fertilização.

Temperatura

Climas úmidos são a preferência deste tipo particular de samambaia e entre essa umidade, as altas temperaturas são também o seu maior ambiente de desenvolvimento.

A Avenca vem das áreas tropicais da América Central, portanto, as temperaturas que melhor se adequam estão acima de 16 ° C, com alto índice de umidade.

Por isso, para o seu correto desenvolvimento não é conveniente colocá-la em lugares secos. No caso de tê-la dentro de casa, o certo é que não seja perto de ambientes com ar-condicionado, que ressecam a área e alteram a estrutura da planta.

Se você não tem escolha a não ser colocá-la em um lugar quente, coloque-a em um recipiente que contenha água constantemente, para que nunca perca a umidade natural de que precisa para se desenvolver.

Para fazer a avenca crescer, você precisa de um substrato que tenha os nutrientes necessários e, uma humidade favorável para o seu terreno. Embora devam ter solo úmido para prosperar, elas também não crescerão bem em poças, portanto, manter o solo úmido sem gerar grandes concentrações de água será o desafio.

Uma temperatura entre 20 e 28 graus será especial para o seu bom desenvolvimento, com grandes variações de temperatura sendo muito prejudiciais à sua frágil estrutura. Só porque a Avenca não pode ser cultivado sob a luz solar direta, isso não significa que precise de escuridão total.

Os melhores lugares para cultivar são aqueles onde há luz, mas não diretamente dos raios solares, que deteriorariam suas folhas e estrutura. A melhor época para plantar é o outono ou a primavera, mas será neste último período a época de se fazer um transplante e uma reprodução, chegando-se à multiplicação do mesmo pela divisão dos arbustos.

Solo e substrato

O solo ideal para avenca é aquele fértil e rico em matéria orgânica e com um vaso com uma boa drenagem. Algumas dicas para fazer uma boa drenagem:

  • Vaso com furo
  • Manta de Bidim
  • Argila expandida

Você pode utilizar vasos de plástico ou de barro.

Quanto ao substrato, você pode estar utilizando:

  • Areia
  • Terra
  • Húmus de minhoca
  • Casca de pino
  • Fibra de coco ou substrato para orquídeas

Como obter mudas de Avenca

Para obter muda de Avenca, você pode optar por fazer a partir dos esporos ou por divisão de touceiras.

Por esporos, você vai precisar raspar os esporos com um objeto tipo faca, com muito cuidado. Os esporos são uns pontinhos pretos quando maduros, que ficam na parte de baixo das folhas.

Os esporos irão cair sobre uma superfície (você pode colocar um papel branco) e você vai espalhá-los sobre o substrato em uma sementeira assim que terminar. Cubra a sementeira com plástico e espere germinar.

Um vaso de avenca bem cheio pode render várias mudas, outra alternativa é tirar as mudas a partir das touceiras.

Passo a passo da divisão por touceiras:

  1. Para separar as mudas, vire o vaso com cuidado e dê uma batida por trás.
  2. Segure a planta logo acima da terra.
  3. Com cuidado, puxe a avenca fora do vaso.
  4. Segure os rizomas aglomerados e parte em dois.
  5. Cultive as partes de rizomas separadamente em vasos com espaço suficiente.
  6. Replante usando o substrato indicado.
  7. Regue as mudas.

Podas

A poda de limpeza deve ser feita para retirar galhos secos ou mortos.

Mantenha essa planta livre de folhas velhas e secas, cortando na base para facilitar o surgimento de novas brotações.

Caso a planta adoeça, descarte-a para não contaminar as outras.

Pragas

Se sua planta estiver sendo atacada por algumas pragas, como :

  • Pulgões
  • Ácaros
  • Cochonilhas

Confira algumas dicas para combater essas pragas:

  • Evite o uso de inseticidas para combater pulgões e cochonilhas e adote a famosa calda de fumo.
  • Cochonilhas aparecem raramente na avenca, elimine-os utilizando um cotonete embebido com uma mistura de álcool e água em partes iguais.
  • Os ácaros poucas vezes atacam essa planta, para eliminar embeba um pincel com uma acaricida e passe nas folhas atacadas por dois ou três dias.

Atenção:

não confunda as pragas com os esporos que se forma na superfície inferior das folhas, que são uns pontinhos pretos quando maduros, que ficam na parte de baixo das folhas.

Problemas e soluções

Quando sua planta não recebe cuidados adequados, as avencas se torna suscetíveis e doentias:

  1. Uma folhagem ressecada pode resultar a falta de umidade ideal de sua planta, em conjunto com solo seco e ambiente abafado. Providencie água, maior umidade e ar puro para que sua planta fique viçosa.
  2. Se as folhas murchar, a causa é o excesso de sol direto ou falta de adubo. Mude a planta para um local sombreado e aduba a cada quinzena.
  3. A avenca é como a samambaia, é muito sensível à poluição, que escurece as folhas. Retire a planta da cozinha ou de ambientes poluentes.
  4. Mantenha sua planta ao abrigo dos ventos, ela não tolera aqueles fortes e constantes.
  5. Faça a adubação a cada semestre.

Lembre-se de que essas são plantas de fácil cultivo, mas que também precisam de certos cuidados para serem saudáveis.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.