Flores

Azulzinha: planta simples de cuidar!

A azulzinha é uma planta nativa da América do Sul, inclusive do Brasil, por isso é bem adaptada com os climas locais, o que facilita muito seu cultivo.

O nome botânico dessa planta é Evolvulus glomeratus, e o apelido “azulzinha” vem das suas lindíssimas e delicadas flores azuis que nascem em abundância em uma única planta, quando ela é cultivada do jeito certo.

Suas folhas são pequenas, ovaladas e recobertas for uma fina lanugem branca, que lhe dá uma textura aveludada.

As flores são também pequenas, solitárias, numerosas, em forma de funil e muito vistosas. As pétalas são de cor azul ou lavanda, e o centro da flor é branco. Cada flor dura apenas um dia, abrindo pela manhã, fechando à tarde e durante o tempo nublado. Surgem no decorrer de quase o ano todo, com mais intensidade na primavera.

É uma planta rastejante, muito ramificada e compacta, tende a crescer mais em largura do que em altura e floresce abundantemente e quase continuamente.

Em paisagismo é usada formando maciços densos em meio a gramados; como bordadura ao longo de caminhos; também em vasos e jardineiras como planta pendente.

Cuidados com a Azulzinha

Quer ter essa maravilha no seu quintal? Então veja as dicas de como cuidar.

Luminosidade

A azulzinha pode pegar sol pleno ou meia sombra, com umas 4 horas de sol por dia. Vai bem nos dois ambientes. Claro, é preciso escolher um ou outro para que ela se adapte melhor. Sendo assim, pode ficar em um vaso na sua varanda, dentro de casa perto de uma janela ou embelezando o seu jardim.

Terra para plantio

Quando for plantar a sua azulzinha, prepare uma mistura com uma parte de terra vegetal, uma parte de areia de construção e outra parte de composto orgânico ou esterco curtido ou húmus de minhoca para adubar.

Regas

Quando são mudas e você fizer o plantio, deve regar um pouco todos os dias nos primeiros dias, depois passar a regar uma vez a cada dois dias, sempre cuidando para não exagerar na quantidade de água, ou a planta vai morrer.

Reprodução

Todos os anos, depois da época de uma das florações, você pode fazer uma poda de limpeza para remover os galhos e folhas velhos. Nesse momento, escolha alguns galhos saudáveis para cortar e replantar, gerando novas plantas. É só replantar o galho em um novo vaso ou canteiro, com a mesma terra de plantio já recomendada, e a mesma frequência de regas explicada no tópico anterior.

Planta para casa na praia

Nem todas as plantas toleram a maresia, mas a azulzinha gosta desse clima praiano. Então use e abuse dessa linda planta para fazer o paisagismo da sua casa na praia. Ela só não gosta de ser pisoteada, nem pegar muito frio.

Floração

Em boas condições de cultivo, a azulzinha vai florir praticamente o ano todo, mas em especial na primavera. Além da beleza da planta, sua casa também será visitada pelas borboletas que são atraídas pela azulzinha.

SHOPEE.COM.BR

Kit 10 Vaso de parede plástico Arandela meia lua cuia 3,3L

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.