Flores

Bastão do imperador: Conheça a exuberância dessa flor!

Uma herbácea ereta, muito ornamental e tropical e que se adapta com facilidade a várias regiões do Brasil é o bastão do imperador! Nome estranho? Saiba que é devido ao formato das inflorescências, que se assemelham aos bastões dos antigos imperadores. Continuei lendo para saber mais sobre essa icônica planta.

Seu nome científico é Etlingera elatior, mas ela também é conhecida de forma popular como bastão-do-imperador, flor-da-redenção, flor-de-cera ou gengibre-tocha e pertence à família das zingiberaceae, a mesma família do gengibre.

De origem asiática, a espécie é herbácea e rizomatosa, nativa de Bornéu, Java, Pequenas Ilhas da Sonda, Malásia, Sumatra e Tailândia. É cultivada em regiões tropicais e subtropicais de diversas partes do mundo, pelo rápido crescimento, exuberância e durabilidade das inflorescências. O paisagista Burle Marx foi um dos responsáveis pela popularização da espécie no Brasil.

O bastão-do-imperador pode crescer de 3,6 a 5 metros de altura e floresce principalmente na primavera e no verão. As flores são rodeadas por brácteas vermelhas ou avermelhadas, que atraem muitos beija-flores e borboletas e são agrupadas em inflorescência de formato globoso, sustentada por haste longa, com cerca de 1,5 metros.

O gênero Etlingera abrange 149 espécies e existem variedades de bastão-do-imperador que apresentam inflorescências de cores diferentes como branca, amarela e rosa. As flores surgem entre 1,5 e 2 anos após o início do cultivo. Algumas variedades apresentam as folhas de cor mais escura. Os cultivares “Red Torch” (brácteas vermelhas), “Pink Torch” e “Porcelana” (brácteas cor-de-rosa) se destacam no comércio de plantas.

Na Indonésia, as inflorescências e brotos integram também a culinária tradicional no preparo de pratos típicos, onde conferem sabor pungente.

Além do efeito ornamental na jardinagem e paisagismo, a durabilidade das inflorescências a fazem uma planta muito requisitada para a composição de arranjos florais.

Como plantar e cuidar do bastão do imperador?

A espécie é uma bela planta para decoração de residências, escritórios, lobbies de hotel, salões de festas e espaços externos em geral, especialmente por atrair beija-flores!

O primeiro passo é prezar por um solo fértil e rico em matéria orgânica, preferencialmente poroso e profundo, com maior acidez e irrigação frequente.

Mesmo gostando de água, o excesso pode apodrecer a raiz da planta. Portanto, tenha cuidado!

A melhor forma de regar essa planta é sempre manter o solo ou substrato úmido. Desta forma se o cultivo forma em um vaso, as regas no verão são a cada 2 dias ou mais. Mas no inverno as regas são a cada 5 dias ou mais!

Se o cultivo for no solo, as regas no verão são diárias. E no inverno as regas são a cada 7 dias ou mais. Mas se o inverno da sua região for chuvoso e úmido as regas podem ser a cada 15 dias ou mais.

E lembre-se que independe da região, mantenha o substrato ou solo desta planta úmido. Evite sempre que o mesmo seque por muito tempo!

SHOPEE.COM.BR

300 Sementes Bastão Do Imperador Selecionadas

A temperatura mais interessante para o crescimento do bastão do imperador é aquela que varia dos 22°C aos 35 °C (durante o dia) e dos 18 °C aos 27 °C (durante a noite).

Vale mencionar que a planta não suporta geadas, sendo que o seu nível de umidade adequado ao plantio é de 70% e 80%, aceitando locais a sol pleno ou meia-sombra.

O bastão do imperador também não tolera frio ou ventos fortes. Ou seja, os melhores climas para o plantio de bastão do imperador são o tropical, subtropical e equatorial.

No plantio em canteiros, deve-se existir um cuidado com o espaço entre uma planta e outra – mais ou menos 1,5 metro. Isso vale para a planta vigorosa e de grande porte.

Certas pragas podem vir a atacar o bastão do imperador, como os besouros, formigas, pulgões e ácaros. O controle pode ser feito com produtos alternativos ao invés de químicos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.