Folhagem Ornamentais Plantas

Batata doce ornamental: planta rústica e fácil de cuidar

As batatas doces ornamentais (Ipomoea batatas) são diferentes das folhas de batata doce comuns principalmente pela cor vibrante das suas folhas, que podem ser de um verde claro vistoso a um roxo intenso, roxo claro, rosadas, ou amarelas, com folhas em formato de coração ou mais recortadas, dependendo da variedade. São plantas rústicas e fáceis de cuidar, desde que você conheça do que a planta precisa.

Originária da América Central e do Sul, ela gosta de climas mais quentes, não suporta geadas, e pode ser cultivada em vasos como planta pendente, trepadeira, ou mesmo cultivada diretamente em jardins como forração. É uma planta perene, mas fica dormente na época mais fria do ano, sendo normalmente considerada anual. Para ter ela novamente basta replantá-la, pois ela cresce bem rápido.

Recentemente foram divulgados cultivares de Ipomoea batatas, com várias formas de folha, hábitos de crescimento, cores de folhagem, hastes mais curtas e raiz reduzida. Como resultado, elas são mais compactas do que os cultivares da planta na forma típica.

As flores são simples e sem importância ornamental.

as folhas podem ser roxo intenso, roxo claro, rosadas, ou amarelas

Como regar?
Apesar de ser um pouco tolerante à seca, em vasos ela gosta de ter o substrato sempre levemente úmido, mas não encharcada constantemente, o que pode apodrecer suas raízes, que morrem “afogadas”. A melhor forma de saber se é o momento certo de regar de novo é colocando o dedo no substrato: Se sentir a terra levemente úmida, sem melar o dedo, pode molhar novamente, até que a água quase comece a sair pelos furos de drenagem.

Como podar?
Como ela cresce rapidamente, é recomendável que você pode os excessos de tempos em tempos, para mantê-la dentro dos limites que você desejar. Você pode usar os cortes para fazer mudas.

as batatas doces têm folhas de cores e formatos variados e criam um efeito impressionante nos canteiros e vasos.

Como trocar de vaso?
Ela não é super exigente com o substrato do vaso, mas recomendo os substratos comuns para plantas, ou as terras vegetais mais ricas em matéria orgânica, que são mais escurinhas. Evite as terras que seguram água demais, pois podem facilitar o apodrecimento das raízes.

Como reproduzir?

Multiplica-se por estacas ou por divisão de tubérculos.

Cortar uma batata ao meio e colocar na água, de modo que a maioria dos nós fiquem debaixo da água. O copo deve ficar em local quente e iluminado, mas sem luz solar direta. As raízes surgem de uma semana à 10 dias. 

Estacas também podem ser colocadas em água, com enraizamento ocorrendo dentro de algumas semanas.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Luiz Eduardo Guarilha Domingues diz:

    Tenho folhas da batata doce colocada na água que brotaram. Devo passar pra terra ou manter na água? Minha intenção é cultivar somente a flor/folha (ornamental)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.