Flores

Beijo de Frade: uma flor vistosa, ornamental e medicinal

Delicada, ornamental, medicinal e de fácil propagação, a beijo de frade é uma flor de grande versatilidade.  Beijo de frade, maria sem vergonha, ciúmes e balsamina são apenas alguns dos nomes pelos quais essa flor é conhecida. De origem asiática, a planta se destaca por seu perfume e beleza.

beijo de frade é, antes de tudo, uma planta de fácil propagação – que se desenvolve, principalmente, em climas tropicais. Contudo, as flores também são encontradas em locais mais frios.

O que é beijo de frade?

A beijo de frade, cujo nome científico é Impatiens balsamina, é uma erva que pertence a família das balsaminácea. Além disso, é uma florífera que produz lindas e vistosas flores.

A flor beijo de frade é ideal para a jardinagem, isso porque forma lindos canteiros que germinam durante todo o ano. Além disso, ela atrai abelhas e borboletas para embelezar e polinizar os jardins.

Quais são as características da Impatiens balsamina?

A beijo de frade é caracterizada por atingir entre 20 e 75 cm de altura, sendo que sua flor é pequena e tem entre 2 e 5 cm de diâmetro.

Impatiens balsamina aparece em diversas cores, tanto em tonalidades únicas, como também mescladas que embeleza e enfeita o ambiente, suas tonalidades variam entre brancas, alaranjadas,  vermelhas, roxas e róseas. Apesar de bela, é preciso ter cuidado, pois seu caule possui um suco que é considerado tóxico.

Além de que os frutos desta planta possuem cápsulas bastante sensíveis, que com um simples toque, se estouram, inclusive dessa sua característica, deriva o nome não me toques.

Como seus frutos estouram ao menor toque e contam com a ação do vento para se espalharem, a planta
beijo de frade
 acaba “invadindo” territórios e jardins alheios. Desse quesito, veio o outro nome, maria sem vergonha.

Uma característica importante da planta é que, além de ser decorativa e ornamental, ela também possui algumas propriedades medicinais. O suco de seu cale, por exemplo, é diurético; ou seja, atua no rins aumentando o fluxo e volume urinário para eliminar impurezas. Além disso, pode atuar como um fármaco que induz a produção de vômito para eliminar toxinas do corpo.

Como plantar beijo de frade?

A beijo de frade se propaga facilmente por sementes e também estaquia – que consiste em pegar um galho da planta e colocá-la na terra, que logo criará raízes.

O plantio por sementes é simples e super fácil. As sementes podem ser colocadas no solo em uma profundidade de 0,5 cm a 1 cm. Idealmente, semeie em local definitivo, com espaçamento de 20 a 30 cm. Dependendo do clima, a germinação pode levar cerca de 21 dias.

Seu solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado, para evitar o apodrecimento das raízes. A planta não tolera solos encharcados. O clima quente e úmido, subtropical, favorece o seu desenvolvimento. A espécie prefere iluminação natural na meia-sombra ou sol pleno, de quatro a seis horas de sol por dia. 

As regas podem variar de acordo com a estação do ano, contudo, pode ser feita de forma moderada duas vezes na semana, e em épocas de maior calor de três a quatro vezes. Mas é importante deixar o solo úmido, evitando molhar as flores, para aumentar sua durabilidade.

A beijo de frade é uma planta de ciclo anual, podendo ser cultivada no ano todo. Dependendo da época, após o plantio, ela leva em torno de três meses para florescer. Já para que o florescimento ocorra na primavera, o ideal é fazer a semeadura no início do outono.

Beijo de frade na decoração

Em virtude de suas características encantadoras, a beijo de frade, além de decorar, perfuma toda a casa, deixando os ambientes mais coloridos. Só para exemplificar, na decoração, a luz é um elemento primordial e, logo, não deve ser negligenciado.

Ao mesmo tempo, confira a quantidade necessária de luz para cada tonalidade de beijo de frade que existir em suas decorações. Isto é, considerando que essa flor gosta muito de luz, lembre-se de que ela brotará em direção à claridade.

Assim também, é altamente recomendável colocar os seus arranjos nos locais que recebem a maior incidência possível de luz solar. Por fim, o tamanho das flores determinará as dimensões dos vasos que você utilizará.

Salvo nas situações em que os seus arranjos forem realmente diminutos, indicamos usar vasos maiores. Desse modo, se você fizer arranjos pequenos (como os destinados a serem colocados sobre mesas), utilize vasinhos menores e, até mesmo, alguns feitos a partir de itens reciclados e embalagens que seriam descartadas.

Igualmente, o mais recomendado é que a cor de seus vasos contraste diretamente com a tonalidade das flores. Por analogia, uma excelente opção pode ser a utilização de vasos transparentes.

Por consequência, se você desejar decorar, por exemplo, uma sala, precisará trocar a água ou regar diariamente. Assim que fizer isso, terá de retirar quaisquer pétalas e folhas mortas, a fim de manter a beleza de seu arranjo por longo tempo.

Por mais que os seus arranjos fiquem belos, eles não se manterão esteticamente agradáveis se você não trocar as flores sempre que notar que elas já estão morrendo. Nesse sentido, acompanhe de modo diário e individual as necessidades próprias a cada beijo de frade.

Quais pragas podem atacar a beijo de frade?

A maioria das pragas, geralmente, ataca na primavera. Todavia, buscam aproveitar o pico de fertilidade e, consequentemente, de maior atividade natural. Enfim, as pragas geram diversos estragos na beijo de frade, além de estimular o aparecimento de enfermidades, principalmente as fúngicas.

Assim, as pragas se convertem em problemas sérios quando se estabelece um desequilíbrio ecológico junto ao sistema no qual a planta se insere. Por certo, outras ocorrências que favorecem esse surgimento englobam insolação inadequada, escassez ou excesso de água e oscilações térmicas.

As pragas mais comuns a assolar a beijo de frade são os pulgões, as cochonilhas e, particularmente danosas, as temidas moscas brancas – que se escondem nas partes inferiores das plantas.

Produtos que podem te interesssar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.