Flores Plantas

Bougainvillea: seu jardim florido o ano inteiro

Existem várias espécies que florescem não só na primavera, como em outras estações, algumas até durante o ano inteiro. Uma delas é a trepadeira Bougainvillea spectabilis, conhecida também pelo nome de Três-marias e Primavera.

A Bougainvillea é uma planta perene que pode ser cultivada tanto como trepadeira, quanto como arbusto em vasos. É comumente vista em praças, avenidas e parques.Tem espinhos e apresenta pequenas flores em forma de trombeta, que crescem em cachos de três e vêm com três brácteas com aparência de papel muito brilhantes, na maioria das vezes, de cor magenta ou púrpura.Também existem variedades com brácteas vermelhas, rosas, laranjas, amarelas, brancas ou dobradas. As flores aparecem em tufos terminais ou axilares do verão ao outono, isso se a planta receber  luz e calor suficientes. As folhas da Bougainvillea são ovais a lanceoladas e estão posicionadas em um padrão alternado. A casca é bege acinzentada, e, com a idade, torna-se enrugada e nodosa.

Do Brasil para encantar o Mundo

A  Bougainvillea é uma espécie nativa do Brasil. O gênero botânico recebeu esse nome porque o navegador francês Louis Antonie de Bougainville foi quem encontrou uma espécie em 1790, a levou para a Europa por onde se espalhou e ganhou destaque entre as plantas ornamentais de todo o mundo. Um grande número de plantas nativas do Brasil, geralmente não alcança o mesmo prestígio no mercado nacional. Ainda que no país, as plantas brasileiras não sejam devidamente valorizadas, no exterior estão cada vez mais reconhecidas e ainda no século XVIII os europeus viram na bougainvillea um grande potencial ornamental e, por vários países da Europa é possível avistá-la nas fachadas das casas, jardins e quintais.

Cuidados com sua bougainvillea

  • Planta de fácil cultivo, no entanto, dê uma atenção especial ao solo, que deve ser bem drenado.
  • Deve ser cultivado em pleno sol.
  • Não precisa de adubação, pois é muito resistente.
  • Aprecia o clima quente, no entanto, quando a temperatura é muito baixa a floração diminui.
  • Faça podas e manutenções anuais, para estimular o florescimento e renovar parte da folhagem.
  • Regue 1 ou 2 vezes por semana, de acordo com o clima, aumentando em temperaturas quentes, e diminuindo no inverno.
  • Ela pode ser conduzida, ou seja, amarre-a em uma tela, grade, muro ou pergolado. Com certeza a Bougainvillea vai dar um toque todo colorido e especial às estruturas do seu jardim.
  • Pode chegar até 5 metros.

Como fazer mudas e como plantar a Bougainvillea

A Bougainvillea plantada através de sementes é mais difícil de produzir e não há garantias de que a planta resultante seja idêntica à planta que deu origem à semente, portanto o ideal é que ela seja reproduzida e multiplicada através de estaqueamento.

Propagação por estaca

Faça as estacas fora da época de floração. Prefira as estacas a partir de galhos da grossura de um dedo mínimo e que tenham gemas. Corte as extremidades das estacas na diagonal e com um tamanho entre 20 e 30 centímetros.

É preciso prestar bem atenção em qual é a parte de baixo da estaca retirada da planta. Se você plantar a estaca de forma invertida as raízes não brotarão.

Retire as folhas do meio da estaca, deixando apenas algumas no topo. Coloque as estacas de molho em água por alguns dias em um local iluminado mas sem a luz solar direta. Após esse período ela estará pronta para ser plantada.

Procure plantar as mudas em um local que receba muito sol e em solo misto (areia, composto orgânico e substrato para mudas em partes iguais). Regue abundantemente após o plantio e depois somente quando a terra secar. Mesmo as mudas resistem bem ao clima frio.

Como cultivar

Por ser uma planta rústica, a Bougainvillea não é muito exigente quanto ao tipo de solo, mas mesmo assim, se você pretende quer ela fique bem grande e exuberante mais rapidamente, escolha um local fértil, com terra fofa e bem drenado para o seu plantio definitivo.

Se você mora em uma região muito quente, escolha um local que misture horários de sol com horários de sombra, caso contrário, prefira um local com sol pleno e direto.

É muito fácil cultivar a Bougainvillea , ela é uma planta muito resistente. Regue-a somente quando a terra estiver seca, pois essa planta não deve ser encharcada.

Adube-a pelo menos uma vez por ano.

Ela pode ser podada e seus galhos podem ser redirecionados para os espaços que você quer que ela preencha.

Bougainvillea plantada em vaso

A Bougainvillea aceita bem o plantio em vasos e os cuidados são os mesmos de quando ela é plantada diretamente no solo. Porém, como todas as plantas, quanto mais terra oferecemos para ela, mais ela vai se desenvolver, portanto escolha um vaso adequado para o tamanho que você quer que ela atinja.

Além disso, você terá que enriquecer e adubar a terra com mais frequência para evitar que ela se esgote e, provavelmente, com o passar do tempo tenha que fazer troca de vaso e poda de raízes.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.