3 lições para trabalhar melhor as emoções
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Budismo: 3 lições para você aprender a controlar suas emoções

Graças ao budismo podemos aprender a silenciar e controlar nossas emoções negativas através da prática da meditação e com um diálogo interno adequado.

Por mais curioso que nos pareça, o mundo emocional é uma daquelas áreas em que o budismo e a psicologia ocidental tendem a ter alguns elementos em comum . Em relação ao primeiro, desta vez propomos que você reflita sobre 3 lições do budismo para trabalhar melhor suas emoções.

Neste artigo você notará que, em ambas as abordagens (psicologia ocidental e budismo) entende-se, por exemplo, que mergulhar em nossas emoções, especialmente as negativas, nos oferece um caminho muito importante de  autoconhecimento para tentarmos melhorar, traçar um caminho mais correto e abrangente.

Se prestarmos atenção ao seu conteúdo, melhoraremos nossa saúde física e psicológica. Além disso, teremos um conhecimento muito mais profundo de nossa natureza.

Por outro lado, não podemos esquecer que estratégias como a meditação já estão incluídas em muitos tipos de terapia hoje. É uma maneira muito adequada de gerenciar esses dois inimigos comuns do nosso dia a dia, como estresse e ansiedade.

Lições do budismo para se manter no controle das emoções

1. O apego ao sofrimento ou a liberdade de ser feliz: você escolhe

Uma das primeiras lições do budismo nos fala sobre o apego. Em nosso caminho em busca de maior liberdade e sabedoria, a psicologia geralmente nos encoraja a reconhecer nossos sentimentos. 

Também relembrar nossas histórias passadas e presentes para lhes dar sentido e poder enfrentá-las através da terapia.

  • Por sua vez, o budismo aborda isso de maneira diferente. Ele nos encoraja a “moderar” e “silenciar” nossas emoções negativas por meio da prática da conversa interna e da meditação.

  • Além disso, através do budismo nos é dado entender que as pessoas às vezes cometem sérios erros de abordagem. Uma delas é pensar que a felicidade está “lá fora”, em uma pessoa, em vez disso, em todos aqueles objetos que desejamos ter.
  • Esse tipo de materialismo ou apego ao que está fora de nossas mãos lentamente nos leva à infelicidade.

  • O verdadeiro bem-estar não está “lá fora”. É no nosso equilíbrio interior , nessa mente que cultivamos através da calma, do equilíbrio e da auto-aceitação.

  • Praticar o desapego diariamente é uma estratégia ideal para regular nossas emoções.

No momento em que “desativarmos” nossa obsessão de lamentar tudo o que nos falta, não temos ou deveríamos ter, abriremos os olhos para o que realmente temos. E isto é, nossa capacidade de sermos felizes com o que somos e com o que já temos.

2. O cultivo da paciência e do amor no budismo

Vivemos em um mundo baseado no imediatismo e onde há abundância de estímulos de todos os tipos. O mundo das novas tecnologias, por exemplo, nos mergulha completamente naquele sentimento onde tudo deve acontecer instantaneamente.

Devemos responder às mensagens o mais rápido possível. A informação é compartilhada em segundos, basta carregar uma imagem ou um comentário para receber, segundos depois, os nossos tão esperados reforços positivos em forma de “like”.

  • No entanto, a vida não é assim . A vida se move em seu próprio ritmo. As relações mais fortes estão embasadas na magia do dia-a-dia, na paciência , no respeito, no afeto mais sereno e sábio.

  • Se aprendermos a ser mais pacientes, emoções como raiva, ciúme, ódio ou frustração diminuirão.

  • Dimensões como ansiedade ou estresse nascem justamente dessa pressão pelo imediatismo , pelo medo do amanhã. Pela necessidade de avançar para um futuro que ainda não aconteceu.

Aprendamos a abraçar o presente com paciência; Essa é outra das lições do budismo.

3. A importância de desativar o ego

Todos nós conhecemos algumas dessas pessoas que parecem estar sempre zangadas com o mundo. São aqueles para quem nada está certo. Nada está de acordo com suas expectativas e nada parece estar à altura de suas alturas morais, emocionais e psicológicas.

Eles têm padrões tão altos e um ego tão grande que o mundo inteiro parece pequeno para eles. E pior, eles acham que isso se volta contra eles. Esse tipo de abordagem vital gera um sofrimento muito alto e a nítida sensação de que estamos sozinhos no mundo.

Não é fácil desativar o ego. Não é por um motivo muito específico: sabemos reconhecê-lo nos outros, mas não temos um auto detector para vê-lo em nós mesmos. Tome nota de algumas estratégias simples que lhe permitirão identificar, gerir e aplacá-lo:

  • Esteja ciente de como suas ações e palavras afetam os outros.

  • Identifique suas limitações, seus erros, seus pontos fracos.

  • Entenda que os outros não têm a obrigação de ser como você espera , de fazer o que você quer, de satisfazer suas necessidades…

  • Não espere nada dos outros. Espere tudo de si mesmo e viverá com mais equilíbrio e calma.

  • Além de aprender a reconhecer suas limitações, também consiga ver as coisas boas em todos que estão perto de você.

Para concluir, como você pode ver, as lições do budismo nos dão uma abordagem muito enriquecedora quando se trata de canalizar nossas emoções.

Um de seus principais propósitos é promover o conhecimento interior adequado. E a partir daí entender que a responsabilidade de ser feliz é só nossa

Comece hoje a trabalhar isso em si mesmo!

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