Cactos Plantas

Cacto Orelhas de Mickey: características e cuidados

Opuntia microdasys, mais conhecido como cacto ‘orelhas de Mickey’, é nativo do México e pertence à família Cactaceae que é a família botânica representada pelos cactos.

O tronco deste cacto é dividido por segmentos achatados (artículos) também chamados de palmas e que fazem lembrar as orelhas do personagem do desenho ou mesmo as de um coelho, por isso também é conhecido como cacto orelhas de coelho.

O nome do gênero  Opuntia  é uma referência a Opus, uma área na Grécia onde plantas semelhantes a cactos cresciam. O epíteto específico latino  microdasys  significa pequeno e espesso, sugerindo os padrões de crescimento dos cactos.

O cacto orelhas de Mickey é uma planta de menor porte que não ultrapassa a altura de 15 centímetros, sendo ideal para o cultivo doméstico.

Têm um aspecto fofo e mimoso, mas não se iludam, este cacto não possui espinhos, mas sim tufos (gloquídios) ao longo de sua estrutura que facilmente se entranham na pele. Embora eles sejam praticamente invisíveis, eles permanecem espetados por vários dias, causando bastante incomodo. Dependendo do cultivar estes tufos de picos podem ter tonalidade branca, creme, amarela clara ou avermelhada.

As flores despontam nos meses mais quentes, são amarelo-creme e surgem isoladas. Podem chegar a ter cerca de 5 centímetros de largura, e uma vez amadurecidas vão se transformar em frutos vermelhos ou roxos, contudo não são muito frequentes.

Cacto orelhas de Mickey é uma planta de pequeno porte ideal para cultivo doméstico

Cuidados com o cacto de orelhas de Mickey

Este cacto é fácil de cuidar e prospera na negligência. O fator mais importante para manter o cacto de orelhas de Mickey feliz e próspero é garantir que ele tenha luz solar suficiente e que não fique encharcado. Veja as dicas:

Luz e temperatura

O cacto orelhas de Mickey gosta muito de sol, ele precisa de cerca de 6 hs de luz solar direta diariamente e suporta temperaturas de até 30º C. Se preferir colocar o seu cacto dentro de casa, escolha um local onde ele fique bem iluminado, próximo a uma janela que receba bastante luz. Já o inverno é uma estação ruim para ele, pois a planta entra em estado de dormência.

Essa espécie não tolera temperaturas abaixo de 7ºC, por isso, na estação de frio, proteja sua planta abrigando-a dentro de casa. Os cactos que foram expostos à uma temperatura de até 12,5º C durante o inverno florescem mais durante a primavera.

Rega e umidade

O Cacto orelhas de Mickey é uma planta que não necessita de regas frequentes, nem de muita umidade. Quando for regá-lo, certifique-se de que a terra esteja completamente seca, se você não tiver certeza, deixe secar por mais um dia e depois regue deixando a água escorrer pelos orifícios do vaso, o excesso de água pode carretar em um cacto opaco e sem vida.

Na parte da umidade é parecido, ele não pode ter a terra úmida por muito tempo, se observar que o solo não está drenando bem, transfira o cacto para um vaso de barro, pois esse material possui uma superfície porosa que permite que a água evapore através dela.

Solo ideal

Essa espécie de cacto precisa de um solo de drenagem rápida para se manter saldável, usar materiais como perlita ou casca de pinus ajuda bastante na drenagem da água, a areia também pode ser utilizada misturada ao solo para deixá-lo menos compacto.

Se não quiser fazer sua própria mistura, você pode estar comprando solo próprio para cactos, eles já veem com uma mistura desses materiais que irão proporcionar à sua planta um ambiente mais livre para estender suas raízes.

Cacto orelhas de Mickey – destalhe dos tufos amarelos

Fertilização

A frequência da alimentação do cacto orelhas de Mickey pode ser periodicamente da primavera ao outono ou algumas vezes durante o verão, ele nunca deve ser fertilizado durante o inverno. Uma boa regra de alimentação é fertilizar a cada duas regas.

O fertilizante ideal é o líquido de baixo teor de nitrogênio, sendo apenas metade do valor dos outros nutrientes como potássio e fósforo (5-10-10). Ele precisa ser diluído em água até ½ da força, ou você pode optar por comprar um pronto já diluído.

Transplante

O cacto orelhas de Mickey é uma planta de crescimento lento, mas que se espalha com o tempo. Para transplantar, escolha um vaso grande, que permita que ele cresça bem sem ficar apertado. Escolhendo o tamanho certo, você precisará replantá-lo somente depois de 1 ou 2 anos.

O período correto para realizar esse procedimento é após a floração da planta, no verão, pois se feito antes, pode atrapalhar o seu desenvolvimento na primavera. Quando o cacto já tiver sido transplantado para outro recipiente, lembre-se de regá-lo regularmente até as raízes ficarem bem estabelecidas.

Replantio do cacto orelhas de Mickey deve ser feito no verão, após a floração

Propagação por estacas

Para propagar um cacto orelhas de Mickey por estaca você vai precisar de uma parte da planta, pode ser uma das orelhinhas, quanto maior a estaca, maior as chances de sucesso. Para fazer a retirada dessa estaca, você pode utilizar as mãos, protegidas com luvas, pegar na base de uma orelha e girar, ela costuma sair facilmente, ou você também pode estar utilizando uma tesoura esterilizada para isso.

Depois, deixe a estaca cicatrizar por no mínimo 24 horas, em seguida, a plante em solo propício totalmente seco, espere por 1 semana antes de umedecê-la. Por fim, passado a primeira semana, borrife um pouco de água no solo para hidratar a muda, mas sem encharcar, e repita o processo toda vez que a terra secar completamente.

Somente depois de 6 semanas é que a muda terá raízes mais fortes e poderá começar a ser cultivada como um cacto adulto.

Propagação por sementes

A propagação do cacto orelhas de Mickey por sementes também apresenta bons resultados. As sementes da planta são grandes e envolvidas em uma película dura e grossa. Para fazê-la germinar de modo efetivo, basta retirá-la da planta e deixar por imersão em água por 2 dias, depois colocá-la em solo propício e úmido, misturado com um pouco de areia.

Cubra com uma película plástica ou chapa de vidro e deixe em lugar iluminado, mas não em sol direto, onde a temperatura seja de 20ºC para cima, quanto maior o calor do ambiente, maior as chances de sucesso. O processo de germinação pode levar em média de 40 a 45 dias.

Poda

De maneira geral, os cactos orelhas de Mickey não necessitam de poda para se manterem saudáveis, mas ele também não sofrerá danos com isso se você precisar podá-lo para fins estéticos, por exemplo. Com uma faca afiada ou uma tesoura, ambas devidamente esterilizadas, corte de forma limpa a estaca desejada.

Mantenha o corte seco e limpo até que ele cicatrize completamente. As estacas podadas podem ser utilizadas para a propagação, como já foi citado anteriormente

cacto orelhas de Mickey – detalhe dos tufos da cultivar branca

Doenças comuns

As doenças mais comuns que podem vir a afligir o cacto orelhas de Mickey são o apodrecimento das raízes por excesso de água ou infeção bacteriana. Se sua planta apresentar sintomas de podridão, opacidade, ficar pastosa ou pegajosa, pode ser sinal de doença. Verifique se o solo está bem drenado, e se não, adicione componentes que ajudarão na drenagem como areia, perlita ou pedra-pomes.

Você também precisará retirar as partes afetadas da planta. Retire a planta da terra e cheque suas raízes, se estiverem podres, retire todas e deixe o corte cicatrizar por 24 horas, em seguida, a replante em solo novo.

Se a superfície da planta também tiver sido atingida, retire as estacas podres utilizando um utensilio limpo de poda, deixando apenas as saudáveis. Por fim, se a planta estiver toda contaminada, remova a estaca que estiver mais saldável e propague em novo solo.

Pragas

As pestes mais comuns que podem vir a surgir no cacto orelhas de Mickey são: Coccoidea, cochonilha-farinhenta e as formigas. Acompanhe as dicas de como removê-las de maneira fácil e eficaz e o que fazer para elas não surgirem novamente:

Coccoidea

Coccoidea, também conhecida como cochonilhas-de-escama, são pequenos insetos que se alojam nas plantas e se alimentam de sua seiva, sendo uma ameaça a saúde delas. No cacto orelhas de Mickey, em específico, elas podem acarretar em folhas murchas e amarelas, na interrupção do crescimento e até na morte da planta.

Para remover esses insetos utilize álcool isopropílico 70% em cada um individualmente com um cotonete. Sprays inseticidas e óleo de nim também são eficientes quando se trata de remover e prevenir pragas.

Cochonilha-farinhenta

Cochonilha-farinhenta ou Mealybugs em inglês, são um tipo de inseto que também se alimentam da seiva de plantas. Esses insetos podem deixar manchas brancas em seu cacto orelhas de Mickey que vão deteriorando a planta aos poucos. Para retirá-los basta seguir os mesmos passos citados anteriormente.

Utilize álcool isopropílico 70% em cada um com um cotonete ou borrife inseticidas em sprays e óleo de Nim, tudo isso irá ajudar a tratar e prevenir o aparecimento deles novamente. Você também pode tratar as pestes com insetos do bem como joaninhas, por exemplo, que além de acabarem com todas as cochonilha-farinhentas, ainda são fofas e não prejudicam sua planta.

Formigas

As formigas são outra praga que você deve ficar atento se quiser manter a saúde de seu cacto orelhas de Mickey em dia. Elas se alimentam da melada que os insetos cochonilhas produzem, ou seja, se elas aparecerem, há uma grande chance de as cochonilhas já estarem atacando a planta, e se isso realmente estiver acontecendo, você precisará remover as duas pragas juntas, já que uma protege a outra.

Elas podem ser removidas com uma lavagem no cacto com uma mistura de sabão líquido e água, ou sabão inseticida, procure evitar qualquer produto que contenha alvejante. Deixe a solução agir por um dia fora da luz do sol, antes de removê-la.

Cacto orelhas de Mickey – tonalidades diferentes

E pra finalizar, vale ressaltar o quanto é importante realizar o procedimento nos meses mais quentes do ano, já que o cacto orelhas de Mickey entra em dormência no inverno. É uma planta bastante resistente, de baixa manutenção e que se propaga com facilidade. Tomando-se as devidas precauções, trata-se de um excelente cacto de estimação.
Outra orelha famosa, que já foi mostrada aqui no blog, é a suculenta orelha de Shrek. E na família Cactaceae, vale destacar outro membro ilustre, o famoso cacto castelo de fadas, muito presente nas coleções, atualmente.

Se esse artigo foi útil pra você, compartilhe com os seus amigos para que mais pessoas vejam como cultivar Opuntia Microdasys , o popular cacto orelhas de Michey!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.