Flores

Camarão vermelho: como cultivar essa linda flor de maneira muito fácil

Se você quer atrair borboletas e beija-flores para o seu jardim, o camarão vermelho é a planta ideal. Suas inflorescências de brácteas vermelhas e estruturadas, com flores brancas e pequeninas são formadas durante o ano todo.

O nome científico desta planta é Justicia brandegean, mas é conhecida de forma popular como flor camarão, camarão vermelho ou camarão.

Nativo do México, esse arbusto pertence ao gênero das justicia e a família das acanthaceae. O seu ciclo de vida é perene e pode atingir uma altura de quase 1 metro. Só que tem o crescimento rápido!

A folhagem é delicada e ramificada, e apresenta folhas pilosas, oval-lanceoladas e com nervuras bem marcadas. É uma planta adequada para bordaduras ao longo de muros, muretas, paredes ou em conjuntos. Há também uma variedade de brácteas amarelas.

Nesse artigo mostraremos como cultivar essa linda flor de maneira prática. Confira!

Clima ideal para a planta Camarão Vermelho

A planta camarão vermelho gosta de clima quente, boa umidade e bastante luz solar. Mas a mesma tolera bem o cultivo em sol pleno ou meia sombra. E em climas amenos!

Se a sua região tem o sol muito intenso, cultive essa planta em meia sombra. Ou seja, o sol extremo de verão pode queimar as suas brácteas e folhas. Mas se o cultivo desta planta for em meia sombra, deixei-a em um local arejado e que pegue bastante luz solar filtrada.

Essa planta precisa de no mínimo umas 3 horas de sol ameno por dia. Ou pelo menos umas 8 horas de luz solar filtrada. Mas a temperatura ideal para o cultivo desta planta é entre 14°C e 30°C.

E a mesma não tolera bem geadas severas e frio extremo. Desta forma se você mora em uma região muito fria, cultive essa planta protegida.

Solo ideal para a planta Camarão Vermelho

A planta camarão vermelho gosta de um solo rico em mateira orgânica e que seja fértil. Mas é importante que o solo tenha boa drenagem e seja solto. Apenas isso garante um ótimo crescimento para essa planta!

Mas se o cultivo da flor camarão for no solo, use também farinha de osso e bastante composto orgânico. E se o cultivo for em um vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal, terra de jardim e um pouco de composto orgânico.

Só que o vaso deve ser de tamanho médio ou grande. E se possível use pedrinhas de brita no fundo do vaso e um manta. Mas lembre-se que essa planta pode ser usada perto de muros, cercas e até mesmo em jardineiras!

Como Regar Essa Planta?

A planta camarão vermelho gosta de umidade. Ou seja, é uma plantinha que precisa de bastante umidade no verão. Mas no inverno a mesma deve ficar com o solo ou substrato um pouco mais seco.

Desta forma, no verão as regas são mais frequentes. E no inverno as regas são quando o substrato ou solo secar. Mas se o cultivo da planta camarão vermelho for no vaso, as regas no verão são até 5 vezes na semana. E no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias.

Mas se o cultivo desta planta for no solo, as regas no verão são diárias. E no inverno as regas são a cada 5 dias ou mais. Só que as regas no inverno depende do volume de chuvas e umidade!

Reprodução da planta Camarão Vermelho

Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por divisão da planta (ramos enraizados) ou por estaquia, feitos principalmente no final do inverno e primavera.

Publicidade

banner

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.