Ornamentais Plantas medicinais

Camomila: Conheça seus benefícios e como plantar

Matricaria chamomilla, conhecida popularmente como Camomilona é uma planta herbácea, perene, de altura em torno de 0,50 m. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas na cor verde-clara. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e enfeitam canteiros e vasos.

Para que serve a Camomila?

Parece incrível, mas essa florzinha tão pequena é gigante quando se trata de funcionalidade. Dessa forma, ao detalharmos os benefícios da camomila, a lista é diversa e extensa.

Além de ornamental, ela produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Possui compostos químicos anti-inflamatórios, mas a maioria das pessoas toma o chá de camomila para diminuir a ansiedade e acabar com a insônia.

É usada para eliminar gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça.

As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório, antisséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno – um ingrediente muito utilizado pela moderna indústria cosmética.

A camomila produz um chá calmante e digestivo.

Como plantar camomila em casa

Agora que você já sabe para que a camomila serve, vamos ao próximo passo: como plantar e cultivar a planta.

As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila-alemã e a camomila-romana. Basicamente, o que difere uma da outra é que a primeira é mais ereta, e quanto a segunda é rastejante. Porém, na hora de fazer chá e outros produtos, ambas são utilizadas.

A seguir, confira o passo a passo para plantar camomila em casa. Em seguida, veja algumas dicas importantes para você ter sucesso nessa missão. Você verá que é muito fácil deixar o seu jardim ainda mais rico com a presença de uma planta linda e medicinal.

SHOPPE.COM.BR

Plantio

Em primeiro lugar, é importante saber que a camomila-alemã desenvolve-se a partir da semente, enquanto a romana, a partir da divisão de plantas já crescidas. Por isso, já que a semente de camomila atende às duas espécies, vamos a ela.

Para começar, a semente pode ser plantada no lugar onde a planta ficará definitivamente ou em sementeiras. No caso da segunda opção, as mudas devem ser transplantadas quando alcançarem de 2,5 a 5 cm de altura.

Faça uma cova com profundidade máxima de 0,5 cm ou apenas coloque as sementes no solo e pressione para serem encobertas pela terra. Você verá as primeiras mudas surgirem em 1 ou 2 semanas após o plantio.

A indicação é deixar uma distância de 30 a 45 cm entre as plantas na hora de fazer o plantio. Essas dicas também servem para aprender como plantar camomila em vasos, jardins e floreiras.

As flores da camomila são semelhantes às margaridas, brancas e com miolo amarelo.

Clima

O clima ameno é ideal para o crescimento pleno da planta. Portanto, se você mora em regiões com temperaturas mais baixas, já começa com pontos a favor. Além disso, se o local tiver alta umidade, melhor ainda! Ela florescerá mais rápido do que você imagina.

Luminosidade

É importante saber que a camomila adora a luz do sol. Quanto mais luz natural, melhor é a produção dos óleos essenciais. Por isso, escolha um lugar que receba luz natural direta por mais tempo ao longo do dia.

Solo

Essa planta tem a vantagem de crescer bem em diversos tipos de solo. Porém, se ele for fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 6,8, é melhor ainda! Por isso, não custa nada fazer um investimento a mais para colher belas flores no futuro próximo.

Irrigação

Um dos segredos para plantar camomila é manter o solo úmido, mas não encharcado. Então, fique sempre atento ao volume de água que você utiliza para regar. Geralmente, deve-se regar três vezes por semana, em regiões mais quentes e secas, e duas vezes por semana, em locais com temperaturas mais frias.

SHOPPE.COM.BR

Colheita

As flores, onde se concentram as propriedades medicinais da planta, devem ser colhidas no período de junho a setembro. Normalmente após a colheita é preciso fazer o replantio, pois seu ciclo de vida é anual. Para conservação das flores, deixe-as secando à sombra, em local ventilado, depois guarde-as em um recipiente de vidro bem tampado.

Com essas dicas, você vai conseguir plantar a camomila facilmente! Suas plantinhas vão crescer fortes e saudáveis, e você ainda vai ter um santo remédio em casa.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.