Flores Plantas

Celósia Argentea: a popular crista-de-galo

Com aparência aveludada, formatos exóticos e cores intensas e diversificadas, é impossível a celósia não atrair atenção em qualquer jardim.

Também conhecida como crista-de-galo, seu nome vem do grego Keleos, que remete à sua aparência de chama — a planta pode ser encontrada em tons vermelho, rosa, branco-creme, roxo, laranja e amarelo.

A Celósia deixa os ambientes externos mais coloridos e também serve para compor lindos arranjos. Além de tudo, é uma planta comestível, que pode fazer parte da alimentação. As pessoas costumam retirar as sementes secas e usar no preparo do arroz. As folhas mais novas da planta também servem para fazer um refogado.

Características da Celósia Argentea

Celósia Argentea vermelha

É uma planta herbácea anual, ou seja, que possui um ciclo de vida curto. Ela nasce, floresce por alguns meses e morre – tudo isso durante o período médio de um ano.

 A celósia passa, a maior parte do seu tempo de vida, com inflorescências exuberantes. As flores, pequenas e plumosas, surgem nas pontas dos caules e possuem um formato alongado.

O caule da Celósia é descrito como semi-suculento. Já as folhas, que desempenham papel coadjuvante na planta, são longas e lembram a ponta de uma lança. A nervura geralmente é bem marcada.

O porte da planta varia conforme a espécie. Algumas variedades crescem apenas 30 cm, enquanto outras podem chegar a 60 cm de altura. 

Quando cortadas para compor arranjos, as flores de Celósia perdem um pouco da coloração, mas ainda assim deixam a decoração dos ambientes com um efeito incrível.

Tipos de Celósia Argentea

Celósia é uma planta membro da família Amaranthaceae e cresce em regiões tropicais da África, América do sul, América Central, algumas regiões da Ásia. Em regiões muito frias, elas podem ser cultivadas nos meses mais quentes do ano, garantindo sua saúde.

Existem várias espécies desse gênero, mas as mais comuns são:

  • Celósia cristata;
  • Celósia plumosa.

Celósia argentea var. penugento

A variedade plumosa, como o próprio nome já diz, tem flores com formato de plumas (fofinhas). As folhas são mais alongadas e, em alguns casos, assumem uma tonalidade mais roxa.

Celósia argentea var. cristata

Popularmente conhecida como Crista-de-Galo, a Celósia Cristata é uma planta nativa do continente asiático, mais especificamente da Índia. Ela chama muita atenção principalmente por suas flores de tons vibrantes e variados, e por sua aparência que se assemelha a cabeça de um galo.

Como cuidar da Celósia?

Se você quer cultivar Celósia no jardim da sua casa, deve tomar nota de alguns cuidados fundamentais. Confira: 

Iluminação

A planta, que se parece com uma pluma, deve ser cultivada em sol pleno, ou seja, deve receber no mínimo seis horas de luz solar por dia. Somente assim ela tem condições de produzir flores bonitas e coloridas a maior parte do ano.

Regas

A Celósia é uma planta que aprecia água, por isso você precisa manter uma rotina de regas. E quando o clima estiver mais quente e seco, lembre-se de intensificar a frequência das irrigações. 

No período de verão, regue a planta duas vezes por semana, tomando cuidado para não deixar o solo encharcado. Quem pesa a mão nas regas pode causar o apodrecimento das raízes.

Solo

A planta aprecia um solo rico em matéria orgânica. Para preparar esse substrato, combine 2 partes de terra vegetal para 1 parte de composto orgânico. 

Adubação

Você não precisa se preocupar tanto com a adubação. No entanto, para estimular a floração, é indicado reforçar o solo com com algum adubo rico em fósforo e um pouco de farinha de osso.

Outra dica para adubar a planta é usar o NPK 04-14-08, um fertilizante que tem fósforo em abundância.

Poda

As partes da planta que amarelam e secam devem ser removidas através da poda de limpeza. No entanto, quando a floração chegar ao fim, replante as sementes das flores secas para manter essa espécie viva no seu jardim nos próximos anos. 

Época de cultivo

A Celósia pode ser cultivada em qualquer época do ano. No entanto, tenha em mente que no inverno o desenvolvimento das plantas é sempre mais lento. 

Reprodução

A reprodução da planta se dá apenas por sementes, ou seja, não tem como fazer mudas por estaquia.

Paisagismo

Se você quer atrair borboletas para o seu jardim, vale a pena cultivar a Celósia nos canteiros. Os cultivares menores se adaptam bem aos vasos, portanto, é uma boa opção para quem possui um espaço externo pequeno.

No jardim, a Celósia é usada para criar um maciço multicolorido, ou seja, um agrupamento de plantas sem forma definida, que atende as necessidades de cada projeto de paisagismo. 

Como plantar Celósia?

Quem mora em casa pode montar um lindo canteiro no jardim com um agrupamento de Celósia. No entanto, se você vive em apartamento, o local de plantio pode ser uma jardineira. Veja o passo a passo:

  1. Coloque argila expandida no fundo do recipiente.
  2. Cubra a argila com um pedaço de manta de drenagem.
  3. Faça uma camada utilizando substrato de plantio, ou seja, mistura de terra vegetal com esterco.
  4. Faça buracos na terra e acomode as mudas, tomando cuidado para não desmanchar os torrões.
  5. Complete o recipiente até o topo com substrato para plantio.
  6. Faça um acabamento com pedriscos.
  7. Faça uma rega generosa, até que escoe do fundo do recipiente.

Problemas

Susceptível à podridão das raízes, principalmente em solos mal drenados. Doenças fúngicas da mancha foliar também podem ocorrer.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.