Folhagem Plantas medicinais

Cinerária marítima: planta de propriedades medicinais muito usada em jardins

Você já ouviu falar da cinerária marítima? Essa planta toda branca, que lembra a folha de um pinheiro dos Alpes coberta por neve, faz parte da família das Asteraceae, uma das famílias com maior número de espécies entre as Angiospermas.

Se você ainda não conhece essa planta encantadora que confunde por suas características nórdicas, saiba que, além de peculiar, ela é muito usada na composição de jardins, assim como possui propriedades medicinais.

O seu nome científico é senecio cineracia DC.

Originária dos Estados Unidos, a cinerária marítima é uma planta de fácil cultivo e crescimento rápido, além de se adaptar também a climas quentes.

Confira a seguir mais detalhes sobre essa planta ornamental!

Características da cinerária marítima

As folhas da cinerária marítima são pinadas e recortadas, lembrando, como já mencionamos aqui, as folhas de um pinheiro. A planta, por sua vez, tem tamanho pequeno, e não chega a virar árvore, alcançando de 50 a 90cm de altura.

A cor que marca a presença dessa planta nos jardins é resultado de um tom verde prateado somado à textura aveludada de sua superfície, dando à cinerária marítima um tom esbranquiçado, principalmente quando cultivada em sol pleno.

Já suas flores são pequeninas, amarelas e reúnem-se em capítulos. Sua floração acontece predominantemente em estações frias, como o inverno.

Todas essas características dão à cinerária o poder de compor os mais diferentes tipos de ornamentos, seja direto no solo ou em vasos. Mas não só de enfeite vive essa planta. Você pode ver, a seguir, quais os benefícios medicinais da cinerária marítima e para que ela é indicada.

Cinerária marítima – uso medicinal

Além de compor arranjos, dando um tom mágico de inverno europeu nos jardins com sua cor esbranquiçada que lembra a neve, a cinerária marítima possui propriedades medicinais de uso tanto em seres humanos quanto em animais.

Seus elementos têm efeito antiinflamatório, cicatrizante, antiespasmódico, anti-histérico, além de descongestionante. O uso da planta é indicado principalmente para doenças oculares como catarata, conjuntivite, inchaço das pálpebras, inflamação ou irritação nos olhos, assim como para alívio de dores em geral.

No entanto, a aplicação de infusão ou sumo da cinerária marítima deve ser feita externa ao organismo, já que sua ingestão pode fazer mal ao fígado.

Como plantar cinerária marítima

Para plantar cinerária marítima, primeiramente, escolha um local onde ela poderá receber luz solar direta, pois a planta se adapta bem tanto ao solo quanto aos vasos.

Por fim, para o plantio de fato dessa espécie, opte por uma camada de terra orgânica e fértil, assim como uma camada de mistura dessa terra com pedregulhos. Afinal, um solo bem drenado é essencial para que sua cinerária marítima se desenvolva com saúde.

Local de plantio

Se você está em dúvida sobre onde plantar sua cinerária marítima, saiba que ela se adapta bem tanto no solo diretamente quanto em vasos. Mas para isso, há alguns pontos de atenção.

Caso escolha plantar sua cinerária em vasos, dê preferência aos que permitem uma boa drenagem da água. Já se for plantada em solo, escolha um lugar em que, além de receber luz solar direta, como já orientamos, também não empoce água da chuva.

Como cuidar da planta cinerária

Uma planta de fácil adaptação ao climas subtropical e temperado, assim como em áreas litorâneas, a cinerária marítima não exige muitos cuidados. 

O mínimo com o que você deve se atentar para ter uma planta saudável e esplêndida em sua cor é com relação ao recebimento de luz e às condições de rega e do solo. Confira detalhes sobre cada um desses cuidados a seguir.

Luminosidade

A planta cinerária marítima deve ser cultivada sob sol pleno, como já mencionamos. Dessa forma, quanto mais luz a planta receber, mais bonita e mais desenvolvida ela será.

Como regar a cinerária marítima

Você deve regar sua cinerária marítima com frequência e de forma regular 2 vezes na semana, de modo que o solo se mantenha úmido. 

Tenha cuidado, porém, para não encharcá-lo, já que, como com outras plantas de modo geral, o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. 

Adubação

Para que sua cinerária tenha saúde e um desenvolvimento equilibrado, o ideal é adubá-la mensalmente com fertilizante líquido NPK 10-10-10, durante o período entre a primavera e o verão. 

Para o adubo, não se esqueça de molhar a terra antes de fertilizar para que o produto não queime as raízes. Feito isso, siga corretamente o que orienta o fabricante.

Como podar a cinerária

Para melhorar a folhagem da cinerária marítima, é indicado a poda de suas flores, que pode ser feita através do corte das mesmas. A planta também pode ser podada em sua base através da retirada de suas folhas, mas não é obrigatório. 

O ideal é que as podas sejam feitas durante a primavera para que se possa aproveitar e fazer novas mudas a partir da estaquia.

Significado da flor cinerária

A flor da cinerária marítima pode significar alegria e calor, dado sua cor amarela, uma cor quente, já que contrasta com a cor branca de suas folhas que lembram a neve e, consequentemente, passam uma sensação de frio.

Presentear alguém com a flor cinerária marítima ou recebê-la de presente pode significar um misto de emoções que vão da surpresa ao conforto e admiração por uma planta tão única em suas características.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.