Flores Ornamentais

Clerodendron quadriloculare: Conheça a Flor Cotonete!

Clerodendrum quadriloculare é uma planta arbustiva nativa das Filipinas, que produz linda florada tubular branca, que quando em botão, lembram cotonetes.

Popularmente, ela pode ser encontrada como Clerodendro-cotonete, Flor-cotonete, Árvore-cotonete, Chuva-de-estrelas, Chuva-de-fogo, entre outras denominações geralmente ligadas ao seu aspecto extravagante.

A planta pertence à família das Lamiaceaes, que abriga outras singularidades, como a hortelã, o alecrim, sálvia, orégano, entre outras espécies que caracteriza-se pelas suas poderosíssimas qualidades antissépticas, cicatrizantes, além de produzirem um óleo essencial dos mais apreciados.

Floresce na Primavera, despontando inflorescências terminais e do tipo panícula, densas, com numerosas flores tubulares e longas, semelhantes a cotonetes quando ainda fechadas, e que se abrem em cinco pétalas recurvadas, revelando os estames.

O cálice das flores é vermelho e a corola pode ser rósea ou branca. Atraem borboletas, abelhas e pássaros.

Sua folhagem muito ornamental, é verde escura na parte superior e roxa na parte inferior, sendo uma planta de grande destaque mesmo no período em que não há florada. Ocorre ainda uma cultivar de folhas variegadas de amarelo creme.

Em paisagismo é usado como arbusto isolado em pequenos e grandes jardins, bem como em grupos formando maciços ou renques. Como cerca-viva oferece privacidade à propriedade, também pode ser cultivado em grandes vasos. Não passa de 4 metros de altura.

A folhagem escura pode vir a oferecer um excelente pano de fundo para outras espécies menores e de cor verde mais clara.

Os frutos que se seguem são drupas elipsóides de cor violácea, com quatro lóculos, o que lhe rendeu o nome botânico ‘quadriloculare‘.

Cuidados com o Clerodendro Cotonete

Planta rústica, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. 

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Fertilizar na primavera-verão com NPK 04-14-08, seguindo a orientação do fabricante.

Através de podas, pode-se manter e estimular o comportamento arbustivo e o adensamento da planta.

Dependendo da região pode tornar-se em pouco tempo uma planta incomoda pelo grande numero de brotações das raízes que formam amplas colônias, ultrapassando os limites dos canteiros.

Propagação

Multiplica-se por sementes e facilmente pelas mudas formadas ao redor da planta mãe.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.