Suculentas

Colar de Rubi: saiba mais sobre essa suculenta pendente!

Conhecida cientificamente como Othonna Capensis, a suculenta Colar de Rubi é pendente e tem um crescimento super rápido. 

Assim como várias outras, também é uma planta com formato diferente e se assemelha bastante a um cacho com vários penduricalhos em formato de zeppelin, tal qual um colar de Rubi –  “Rubi”, no caso, porque é uma planta que adquire a tonalidade púrpura avermelhada, apesar de também ser encontrada totalmente verde.

Quando exposta a uma alta intensidade de luz solar, essa suculenta, assim como outras que podem mudar de cor, fica com uma tonalidade avermelhada mais vibrante  e, nesses momentos, faz bastante jus ao seu nome popular.

SHOPEE.COM.BR

Artesanato – Suporte para vaso de plantas macrame – plant hanger

Taxonomia da suculenta Colar de Rubi

  • Reino: Plantae;;
  • Divisão: Angiospérmicas;
  • Classe: Eudicotiledoneas;
  • Ordem: Asterales;
  • Família: Asteraceae;
  • Subfamília: Asteroideae;
  • Tribo: Senecioneae;
  • Gênero: Cassothonna;
  • Espécie: Cassothonna capensis ou apenas Othanna Capensis.

Como cuidar da suculenta Colar de Rubi?

A suculenta Colar de Rubi não é uma planta difícil de se cuidar em casa, e apenas alguns cuidados básicos podem ser o suficiente para que sua plantinha fique saudável. Acompanhe:

Pendente e com flores

As flores do Colar de rubi lembram muito as margaridas já que pertencem a mesma família, Asteraceae.
Sua flores aparecem ao longo do seu caule e são minis de coloração amarela.
Não existe uma estação exata para sua floração, podendo florir o ano todo se estiverem recebendo luz solar suficiente.

A suculenta Colar de Rubi é uma planta pendente e, dessa forma, deve ser cultivada em locais mais altos para que consiga crescer da melhor forma.

e pode dar pequenas flores amarelas algumas vezes ao ano. A forma como as folhas nascem faz com que ela se espalhe pelo lugar ou forme uma queda do vaso. A primeira coisa que precisamos saber sobre esta planta é que ela é do tipo pendente,

Na natureza, é uma planta que se espalha pelo chão! Por ser da família Asteraceae, ela tem proximidade com as do gênero “Senecio”, que possui o famoso “Golfinho”. Por isso elas são plantas parecidas.

Solo

O substrato ideal para a suculenta Colar de Rubi deve ser soltinho e com boa drenagem. Além disso, devido a sua origem, não é uma planta que necessita de adição de material orgânico ou adubação. 

Para seu plantio, nesse caso, é possível preparar o solo com uma mistura entre argila, terra vegetal e areia grossa.

SHOPEE.COM.BR

Yuke Vaso De Flores De Personagem Humana / Rosto / Resina / Planta Suculenta / Retrato Abstrato

Pouca rega

A melhor forma de regar a Othonna Capensis é com base no solo: se estiver seco, umedeça bastante. Depois, espere que ele fique totalmente seco! Isso mesmo: o Colar de Rubi não gosta de muita água e gosta de períodos sem ela. Afinal, como a maioria das suculentas, ele absorve bastante água e pode ver suas raízes apodrecer se receber regas muito frequentes.

Muita luz e pouco sol

A Othonna Capensis adora luz abundante e precisa ser iluminada, mas não se dá bem debaixo do sol forte e do calor. Por isso, o ideal é que ela fique na sombra, sem receber sol direto, embora o sol do começo da manhã ou do fim de tarde sejam bem-vindos a ela.

Você vai perceber que a Colar de Rubi cresce em direção à luz, por isso elas podem ficar com formatos estranhos se estiverem em locais com muita sombra. Aquele espaço externo e coberto é o local perfeito para ela. Durante os meses mais quentes ela deve reduzir seu crescimento, embora dificilmente fique em estado de hibernação no clima brasileiro.

Fertilizante de vez em quando

Se quiser usar fertilizante no seu Colar de Rubi, você pode aplica uma ou duas vezes ao ano, apenas para auxiliar na obtenção de nutrientes, mas não há necessidade de fazer isso com frequência. Você pode usar fertilizante comum para suculentas.

Poda anual

Uma vez por ano, você provavelmente vai querer podar sua suculenta Colar de Rubi, especialmente nos pedaços de caule que perderem as folhas, ou para deixá-la com o volume que você quer. Então utiliza uma tesoura e “acerte as pontas” da sua planta se for da sua preferência.

Propagação da Suculenta Colar de Rubi

É possível fazer a multiplicação da suculenta Colar de Rubi através de seus ramos que crescem bastante em profusão. Dessa forma, por crescerem para todos os lados de uma forma não ordenada, é possível cortar um deles para produzir uma muda. 

Depois de cortar esse ramo, o ideal é colocá-lo horizontalmente em uma terra adubada e, de preferência, que já esteja em boas condições de drenagem, o que já facilita bastante o enraizamento da suculenta e, consequentemente, seu crescimento mais rápido.

Agora, você já está com tudo que precisa para cuidar da sua Othonna Capensis. Boa sorte, e que a sua casa seja invadida pelo sentimento bom que as plantas trazem!

SHOPEE.COM.BR

Maria Namoradeira – Vaso Cerâmica Cactos Suculentas

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.