Flores

Columeia Peixinho: dicas de cultivo e cuidados

A espécie Nematanthus wettsteinii é uma planta nativa da Mata atlântica que dá pequenas flores que lembram a cor e formato do peixinho Plati.

A folhagem desta planta também é bastante ornamental. Suas folhas são verde escuras e brilhantes, formando um belo arranjo de cerca de 30 cm de altura.

Sendo uma boa planta para ser deixada em vasos pendentes ou em vasos mais altos, pois em vasos muito baixos, os ramos poderão ficar arrastando no solo.

As flores costumam aparecer quase o ano todo, mas surgem com mais intensidade no verão.

A columeia peixinho é bastante apreciada em vários países do hemisfério norte, onde é conhecida como goldfish plant ou planta do peixinho dourado. Com esta volta triunfal das houseplants na decoração de interiores, principalmente entre os millennials, as columeias em geral vêm sendo bastante procuradas.

Costumam ser menos exigentes no cultivo em relação às tradicionais samambaias, ainda que tenham um efeito ornamental equivalente. Mesmo na ausência das flores em forma de peixinhos alaranjados, as folhas firmes e brilhantes, em um tom bem fechado de verde, são extremamente decorativas.

Embora a columeia peixinho seja popularmente chamada de columeia, ela não pertence formalmente ao gênero botânico Columnea, mas sim, ao gênero Nematanthus. A semelhança quanto ao aspecto vegetativo deve-se ao fato de que ambos os gêneros pertencem à mesma família, Gesneriaceae, a mesma da violeta africana

Columeia Peixinho – Dicas de cultivo

Para cultivar a Columeia Peixinho, você irá precisar de um local com boa luz natural e que bata sol. Se preferir, você também pode cultivá-la em vasos e ir mudando a planta de lugar conforme for sua adaptação.

Um ponto interessante sobre o cultivo é a escolha do vaso. O ideal é que seja algum recipiente de plástico ou cerâmica, já que o de barro, por exemplo, pesa mais e isso pode prejudicar a mudança de lugar da planta. Além disso, o vaso também pode ser suspenso, se você preferir.

No fundo do vaso onde ficará a Columeia Peixinho, coloque um pouco de areia e uma manta geotêxtil para proteger o furo da drenagem. Junto da areia, você também pode incluir um pouco de adubo granulado, se preferir.

Depois de realizar o plantio, você deve manter o substrato úmido por, pelo menos, 1 semana. Isso ajudará no desenvolvimento da planta e a deixará mais saudável.

Como cuidar da Columeia Peixinho?

Em seu habitat de origem, a espécie Nematanthus wettsteinii apresenta um hábito epífito, assim como as orquídeas e bromélias.

Ou seja, estas plantas vivem sobre outras plantas, geralmente árvores. No entanto, no cultivo doméstico, a columeia peixinho pode ser plantada em vasos com terra. O ideal é utilizar vasos de plástico, que pesam menos e podem ser pendurados.

Agora que já falamos sobre as características principais da Columeia Peixinho, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e desenvolvida. Vamos lá?

Clima

É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: tropical e subtropical. O ideal, no entanto, é mantê-la em uma temperatura mais amena, entre 20ºC a 25ºC, por exemplo – já que é sensível tanto ao calor quanto ao frio extremo. 

Um ponto interessante é que, se você perceber que as folhas estão ficando marrons ou caindo, isso pode significar um excesso de calor no local em que a Columeia Peixinho está.

Rega

As regas da Columeia Peixinho podem ser espaçadas porém regulares – isso em períodos mais quentes. O ideal é sempre deixar o substrato úmido mas não encharcado. Em climas mais frios, diminua a frequência mas não deixe o solo secar.

E, claro, lembre-se sempre de observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela. 

Solo

O substrato ideal para a Columeia Peixinho é um mais soltinho e fresco.  Também por esse motivo, o ideal é replantar essa espécie a cada 2 ou 3 anos, já que é uma planta que usa bastante dos nutrientes do solo e poderá deixar ele pobre com o passar do tempo.

Poda

A poda da Columeia Peixinho está relacionada ao seu controle de tamanho apenas. Dessa forma, você pode realizar esse processo no período em que preferir e  a depender da evolução da planta.

Quando for replantá-la, no entanto, sempre apare suas pontinhas para que isso incentive seu crescimento. Além disso, claro, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas.

SHOPEE.COM.BR

Adubo Fertilizante Npk 04 14 08 Plantas Adubação 1kg / 500gr / 100gr

Adubação

A fertilização da Columeia Peixinho pode ser periódica, principalmente, durante a estação da primavera. Você pode dissolver, em uma garrafa de 2 litros, uma colher de sopa de adubo granulado e colocar 2 copos na planta a cada 3 meses, por exemplo.

Reprodução

Para fazer novas mudas de Columeia Peixinho, basta cortar um ramo adulto e saudável, e colocá-lo sobre a terra de um vaso ou no jardim para enraizar. Pega bem fácil. Vá mantendo essa terra regada.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.