Ornamentais Plantas

Comigo-ninguém-pode: um poderoso amuleto contra inveja e mal olhado

Segundo a crença popular, a planta dieffenbachia, mais conhecida como comigo-ninguém-pode, é considerada uma planta que tem o poder de afastar inveja, mal olhado e absorver todas as energias ruins de pessoas e do ambiente. Sendo assim, deixando o ambiente purificado e livre de energias negativas, promovendo uma limpeza energética. Devido a essa crença, é comumente cultivada na entrada de residências ou de pontos comerciais, como um tipo de proteção do local.

A comigo-ninguém-pode é uma planta que faz pertence à família Araceae, nativa da Costa Rica. Muito comum em quintais, é extremamente fácil de cuidar, podendo ser mantida em ambientes fechados.

Chama muito a atenção pela beleza de suas folhas que também atuam constantemente na purificação do ar e da umidade. Se adapta bem a diferentes regiões e não é muito exigente em relação ao solo ou adubações. Seu ciclo de vida é longo, podendo atingir de 1,50 cm de altura mesmo dentro de casa.

Porém, é preciso ter cuidado com o cultivo: a comigo-ninguém-pode é uma planta tóxica e perigosa. Então se você tem crianças ou animais de estimação em casa, todo cuidado é pouco.

Cultivo no solo

A terra deve ser rica em matéria orgânica e receber regas frequentes, porque a comigo-ninguém-pode gosta de umidade. Uma dica é trabalhar com a receita de terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção de 1:1:1.

Para o plantio em vasos, faça uma camada de drenagem. Os problemas no escoamento da água podem causar danos à planta, como o surgimento de folhas amareladas ou “molengas”.

Use brita (pedra de construção) ou argila expandida antes de colocar o substrato para evitar esses problemas. Verifique se os buracos do vaso não estão entupidos de terra, já que eles são fundamentais para eliminar o excesso de água.

Dê preferência por um espaço que seja mais quente, porque a comigo-ninguém-pode aprecia o calor e deixe-a longe de ventos fortes.

Cultivo em água

A comigo-ninguém-pode também se desenvolve bem na água, mas os cuidados são os mesmos: atenção redobrada ao manusear a planta e também com o contato da água do recipiente, que também terá toxinas.

Para evitar os mosquitos, adicione uma colher de água sanitária ou um pedaço de carvão na água e faça trocas frequentes, limpando bem o recipiente.

Iluminação

A comigo-ninguém-pode prefere meia-sombra, recebendo sol do início da manhã ou sol indireto.

Se ela ficar  mais sombra, vai perder a parte branca, ficando com a coloração das folhas mais verdes. Não deve ser colocada sob o sol forte, pois pode ter as folhas queimadas e ter o seu desenvolvimento prejudicado.

Regas

A comigo-ninguém-pode gosta de umidade, portanto, faça regas frequentes. Tolera alguns períodos de seca, por ser muito resistente.

Adubação

Pode ser feita uma vez ao ano, usando o adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10 ou com a adição de húmus de minhoca na terra, que é rico em matéria orgânica e vai contribuir para o crescimento saudável da planta.

Variedades de comigo-ninguém-pode

Existem diferentes tipos de comigo-ninguém-pode, sendo alguns deles desenvolvidos por cruzamentos entre híbridos do mesmo gênero, com folhas variadas entre branco e verde, creme e verde ou totalmente verde com manchas e até listras.

Conheça algumas variedades

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena)

Comigo-ninguém-pode (dieffenbachia-compacta)

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia ‘camilla’)

Mudas de comigo-ninguém-pode

 Multiplica–se por estacas, as quais são obtidas quando a planta torna-se adulta. Dividindo-se o caule em pequenos pedaços e estaqueando-as no próprio local ou em outro vaso. Pode ser feito em qualquer época do ano.

Outra opção é fazer mudas a partir das podas. Como o crescimento é relativamente rápido, muitas vezes os cortes são necessários para manter o crescimento controlado em vasos ou mesmo em canteiros. Nesse caso, as mudas das podas podem ir para um vaso ou recipientes com água.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.