Flores Plantas

Copo de leite: flor que representa a pureza e santidade do casamento

O Copo de leite, é uma flor que possui vários simbolismos, e por isso, é muito utilizada na ornamentação de casamentos e buquês de noivas, pois representa a pureza e a santidade na união matrimonial.

Além de bela, é uma planta muito inspiradora, elegante e sofisticada para as mais diversas ocasiões, muito popular e bastante usada na decoração de ambientes e eventos ou para presentear alguém querido.

Remete ainda à paz, tranquilidade e calma. A espádice amarela de seu interior também tem significado de felicidade, prosperidade e iluminação espiritual.

 Zantedeschia aethiopica é o nome científico do Copo de leite, espécie nativa da África do Sul que pode ser encontrado naturalmente em margem de lagos. Apesar de ser uma planta sofisticada e encantadora, o Copo de leite já foi considerado uma planta selvagem e sem valor comercial por desenvolver-se nos brejos e em locais sujos e próximos a esgotos.

Seu nome curioso remete ao formato de sua espata parecido com um copo. Ela é a inflorescência responsável por proteger e envolver as flores verdadeiras, que são pequeníssimas, e atrair polinizadores.

Apesar de ser bastante adaptável ao clima tropical, essa flor gosta de temperaturas um pouco mais baixas, suportando frio de 4°C, por isso tem bastante dificuldade em lidar com o clima muito quente.

Diferença entre Copo de leite e Lírio da paz: É comum confundir o Copo de leite com o Lírio da paz pelas aparências similares. Entretanto, elas não são a mesma espécie: o Copo de leite, faz parte do gênero Zantedeschia, enquanto que o Lírio da paz é cientificamente classificado como Espatifilum. Ainda assim, vale lembrar que o Copo de leite pertence à Família Araceae, a mesma do Lírio da paz, do Comigo Ninguém Pode, dos Caládios, Antúrios e Filodendros, que são alguns de seus parentes ilustres.

Muita atenção: o Copo de leite é uma flor tóxica, por isso deixe-o longe das crianças e animais domésticos. Se houver contato com as mucosas (lábios ou língua) provoca irritação, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar.

O Copo de leite original é branco, mas com técnicas de reprodução hoje já há flores com outras cores, como amarela, laranja, roxa, vermelha e rosa.

Essa planta tem uma vida longa, ou seja, pode florir por vários anos, podendo chegar até a 1 metro de altura e pode ser mantida com poucos cuidados:

Como plantar Copo de leite

  • Período: você pode plantar os copos-de-leite quando quiser, mas o ideal é que seja na primavera ou quando não existe possibilidade de geadas ou chuvas muito intensas;
  • Escolha um local adequado: o copo-de-leite não suporta calor e tolera clima mais frios. Portanto, opte por um local de meia-sombra ou que só receba o sol nas horas mais amenas do dia;
  • Prepare a terra: para florir, o ideal é que a terra do copo-de-leite seja rica em matéria orgânica e uma adubação rica em fósforo;
  • Abra um buraco na terra do tamanho do rizoma e certifique-se de que ele ficará com pelo menos 30 cm de distância de outra muda ou outra planta;
  • Acomode os rizomas de maneira que a parte que se parece um olho fique virada para cima e levemente aparente;
  • Regue toda essa região onde você plantou os bulbos até que a terra fique úmida, evite o encharcamento.

Como cultivar Copo de leite em vaso

O cultivo de Copo de leite pode ser feito em canteiros no jardim ou vasos, com substrato sempre rico em matéria orgânica e mantido sempre úmido.

  • Escolha um vaso grande com furinhos de drenagem embaixo e leve em conta que o copo-de-leite tem folhas grandes e um caule comprido que pode atingir até 1 metro de comprimento;
  • Prepare um vaso com uma base argilosa ou drenagem para evitar o acúmulo de umidade. Uma alternativa é forrar o fundo com areia e pedrinhas antes de completar com terra;
  • Adube a terra com compostos orgânicos e preencha o vaso com essa mistura;
  • Abra um espaço na terra do tamanho do rizoma e acomode-o virado para cima sem cobri-lo totalmente com terra;
  • Regue até umedecer a terra e não encharquedade

Como cuidar do Copo de leite

Agora que você já plantou as flores, é essencial seguir os cuidados certos para que ela floresça e permaneça viva:

  • Regue-a frequentemente sempre que o solo estiver seco, mas nunca encharque o vaso ou isso pode fazer com que ela apodreça e evite molhar as folhas e as flores;
  • Tenha uma atenção especial no verão, que é quando o solo pode ficar seco demais;
  • poda do copo de leite deve ser com a intenção de limpeza. Basta retirar as folhas amarelas ou secas;
  • Em caso de pragas como pulgões, utilize algum dos remédios caseiros contra pulgões;
  • Em locais de clima frio, os copos-de-leite não florescem durante o inverno. no geral, elas dão flor o ano todo;
  • Se você for cortar algumas flores para fazer arranjos, utilize uma faca para cortar e corte-as a partir da base do caule;
  • Para manter os arranjos de copo de leite, mantenha-os em um local fresco com 2/3 de água no recipiente deles.

Como fazer mudas de Copo de Leite

Sua propagação é feita com a divisão dos bulbos, retirando as batatinhas que nascem ao redor da batata maior, chamada batata-mãe. É importante deixar bem claro que eles só vão florescer se tiverem no mínimo 3 centímetros, as menores dificilmente dão flores.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.