Suculentas

Crassula Muscosa: veja como cuidar dessa suculenta

Originária da África do Sul e da Namíbia, a Crassula Muscosa é uma planta suculenta do tipo perene que cresce de forma arbustiva – vista de longe, ela parece uma pequena moita. É uma planta ótima quando o assunto é decoração e paisagismo, justamente por ser resistente e ter uma beleza encantadora.

A Crassula Muscosa é uma planta de crescimento bastante rápido e, por isso, pode chegar a 30 cm de altura em pouco tempo. 

É uma planta ornamental, bem ramificada com hastes finas que crescem eretas, densamente cobertas por folhas pequenas, semelhantes a escamas. Essas folhas começam eretas, mas depois se curvam pelo peso de todas as folhas.

Junto às folhas, algumas flores podem aparecer de forma bastante estreita. São pequenas, de cor amarela ou castanho-claro e, normalmente, têm 5 pétalas. Infelizmente, as flores da Crassula Muscosa não são cheirosas e o odor pode incomodar ligeiramente. Surgem na primavera-verão. 

Crassula muscosa é muito variável em tamanho, forma, cor e podem ser: altas ou anãs, com galhos finos, folhas maiores, nas cores: cinza, verdes claros/escuros e variegadas.

Além de uma planta super tranquila de cuidar, sua beleza é de admirar e ela pode ser usada perfeitamente em decorações internas. Uma curiosidade é que muitas pessoas relacionam as suas formas com a sequência de Fibonacci.

Cuidados com a Crassula Muscosa

Como já mencionado, a Crassula Muscosa não é uma planta que requer super cuidados e é considerada até bem fácil de cuidar. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre os processos!

Luminosidade: a Crassula Muscosa é uma planta que pode ser cultivada em sol pleno ou em meia sombra. No entanto, a meia sombra não deve ser exagerada já que a planta tolera pouco a falta de sol.

Rega: a rega da Crassula Muscosa pode ser moderada e é preciso tomar bastante cuidado com o excesso de água, já que ela prefere um substrato mais puxado para o seco. Dessa forma, você pode regar uma vez por semana, por exemplo.

Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.

Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão com fertilizante para suculentas ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem). Se o substrato for novo (menos de 1 ano) não há necessidade de fertilizar.

Poda: se a Crassula Muscosa começar a ficar com suas folhas mais amareladas ou secas, é sinal de pouca água e você deve retirá-las. No mais, a poda acaba não sendo tão necessária – a menos que ela esteja muito grande ou crescendo para os lados.

Reprodução: É uma espécie de fácil multiplicação, no seu habitat natural têm tendencias invasivas. Propaga-se por via da divisão de touceiras ou a partir de estacas caulinares, com maior sucesso entre a Primavera e Verão. O enraizamento deverá ser feito em locais de meia sombra, em substrato arenoso ligeiramente umedecido.

SHOPPE.COM.BR

Decoração com a Crassula Mucosa

Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos, etc.

Por ser uma planta de pequeno porte, no início, quando ainda possui menos de 10 cm de altura, é muito comum vê-las plantadas dentro de xícaras enfeitando estantes de livros e mesas.

Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos!  Como são extremamente ornamentais, podem ser arranjadas de inúmeras maneiras, seja compondo um ambiente com várias espécies ou sozinha num singelo vasinho!

SHOPPE.COM.BR

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.