Suculentas

Crassula perforata: saiba mais sobre essa linda suculenta

crassula perforata é mais conhecida no Brasil pelo seu nome científico, contudo devido à diversa folhagem verde em hastes longas, ela ganha nomes como Corda-de-botões e Planta-de-pagode.

Nativa da África do Sul, essa espécie pertence à família Crassulaceae, sendo uma suculenta que a princípio cresce na vertical podendo alcançar até 45cm de altura, e com o tempo cresce prostrada e lenhosa.

Como possui bastante ramificações forma pequenas moitas. As folhas triangulares em pares opostos, são verdes e quando expostas ao sol pleno ficam com as extremidades alaranjadas ou avermelhadas.

Floresce na primavera, com flores pequenas em forma de estrela, brancas ou amarelo pálido.

Ela tem aparência muito charmosa, motivo do seu grande sucesso entre os gêneros Crassula.

Suas hastes, quando jovens são carnudas e eretas, adquirindo peso ao longo do tempo, tornam-se pendentes, o que confere um visual muito bonito também quando cultivadas em vaso suspenso.

Pode ser cultivada em ambientes internos desde que com bastante luminosidade natural, mas crescerá lentamente sem sol.

Cuidados com a Crassula Perforata

Luminosidade

A Crassula Perforata, assim como outras espécies da família Crassula precisa de ambientes mais amenos. Nesse sentido, o cultivo em áreas protegidas do sol pleno, desde que com luminosidade abundante, resultam em maior sucesso.

Todavia, um pouco de sol do início da manhã ou fim da tarde colore lindamente as bordas de suas folhas com um tom avermelhado.

Desse modo, se você está na Região Sul do país, é possível o cultivo da Crassula Perforata ao ar livre, sem que as folhas sintam o calor severo do meio do dia.

Se achar que a planta está sofrendo com a luminosidade, em qualquer das situações, de excesso ou falta, a mudança de local deve ser gradual.

E quais são os sinais que a planta mostra quando está com problemas de iluminação? Por exemplo, o excesso de calor e de sol faz manchas marrons nas folhas da planta. Ao contrário, quando a planta está recebendo pouca luminosidade, ela fica estiolada. O estiolamento causa o crescimento da haste com folhas mais espaçadas entre elas.

Solo e Rega

solo bem drenado é um fator primordial para a Crassula Perforata, de tal forma que suas raízes podem sentir rapidamente se o alagamento acontecer. A mistura pronta para cactos e suculentas, vendida em lojas de jardinagem e mercados é bem-vinda. Além disso, você pode acrescentar areia para melhorar a drenagem do solo comum e também pedriscos e perlita para contribuir com a aeração.

Faça regas contidas. A Crassula Perforata armazena água em suas folhas, assim não precisam de regas constantes. Dessa maneira, regue somente quando o solo estiver completamente seco. Se estiver na dúvida, o melhor é esperar alguns dias, pois as suculentas suportam algum período de seca.

Fazer a adubação mensalmente vai ajudar sua suculenta a se desenvolver. Escolha formulações de NPK com taxa de nitrogênio menor, ou adube com fertilizantes próprios para cactos e suculentas.

Propagação da Crassula Perforata

propagação da Crassula Perforata pode ser feita por partes do caule e pelas folhas. Em ambos os casos, deixe que a parte destacada da planta seque por dois ou três dias antes de colocá-las no substrato.

diferença entre os dois meios de propagação é que a parte cortada do caule deve ser inserida no substrato em até dois centímetros, sem as folhas inferiores.

Por outro lado, a estaca da folha não precisa ser enterrada no solo, apenas colocada no topo.

Deixe as mudas em luz clara sem ação direta do sol e regue regularmente até que estejam maduras.

Podas podem ser feitas para controlar o tamanho da planta, e por certo, você vai querer aproveitar as partes retiradas da planta para fazer novas mudas.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.