Ornamentais Plantas

Cycas Revoluta: como cultivar palmeira Cica

Palmeira CicaCycas revoluta é um arbusto, nativo do Japão e Indonésia, perene, semilenhoso, robusto, e muito ornamental.

Apesar de seu nome comum, não é realmente uma palmeira, mas uma cicadácea, um dos grupos mais antigos de plantas que remonta aos tempos pré-históricos – daí a robustez da planta.

A Cica possui folhas longas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. É uma planta dióica, ou seja, tem plantas masculinas e femininas, as plantas masculinas são em forma de cones cilíndricos alongados e as femininas aglomerado de lâminas, que revestem os óvulos.

planta feminina                                                                           planta masculina

Seu crescimento é bastante lento, podendo levar de 5-6 anos para começar a aparecer o tronco, o que a torna muito valorizada no mercado. Quanto mais velho o exemplar, maior valor alcança.

Geralmente cresce até 3 metros de altura, no entanto, espécimes muito velhos com cerca de 50-100 anos podem atingir 7 metros de altura.

Não tem como saber se uma Cica é macho ou fêmea até que floresça. Normalmente levam de 15-20 anos de idade para estarem bem estabelecidas no jardim e poderem florescer. Cicas podem ramificar-se em plantas muito velhas.

A maioria das espécies, produzem cone e folhas novas todos os anos, mas as plantas muito antigas em muitos casos, só produzem cones feminino a cada 5-8 anos.

Os ovários, que ficam protegidos no topo da planta fêmea durante a floração, são muito difíceis de serem polinizados, desta forma, praticamente 100% dos frutos obtidos no jardim residencial são estéreis. As plantas do sexo masculino são raras em cultivo.

No paisagismo, vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.

Palmeira Cica – dicas de como cuidar

A Palmeiras Cica é uma planta fácil de cuidar, mas que requer necessidades especiais, como luz brilhante, embora tolere condições de pouca luz. O que ela não vai tolerar, no entanto, é muita umidade. Ela prefere estar situada em solo bem drenado e, como outras plantas de cicadáceas , não responde bem ao excesso de água. De fato, muita água pode levar rapidamente à podridão da raiz e à morte. Portanto, é melhor permitir que a planta seque um pouco entre as regas.

Luz

A Palmeira Cica prefere ser cultivada a pleno sol, onde apresenta uma aparência mais compacta ou a meia sombra. Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno, mas em regiões muito quente pode ser plantada tanto a pleno sol como a meia sombra.

Solo

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Para o plantio preparar uma mistura de solo local, terra vegetal, areia grossa e composto orgânico, em partes iguais.

Regas

A Palmeira Cica tem alguma tolerância à seca, mas prefere uma quantidade moderada de umidade no solo. Regue sempre que o solo estiver seco ao toque, certificando-se de nunca regar demais até o ponto de solo ficar encharcado. Reduza ligeiramente a rega no inverno, quando a planta não está crescendo ativamente.

Adubação

Fertilizações semestrais com esterco de gado bem curtido ou torta de mamona, contribuem para que a Palmeira Cica se torne mais bonita e saudável. Com o uso adequado de fertilizantes, as cicadáceas podem acelerar o crescimento.

Pragas

Fique atento à presença de formigas e de cochonilhas, que costumam atacar a planta. Caso surjam, use Óleo de Neem dissolvido em água pulverizando em toda a planta.

Toxidade

Deve-se notar que todas as partes desta planta são consideradas tóxicas para humanos e animais de estimação se ingeridas, portanto, deve-se ter cuidado se você estiver cultivando Cycas em torno de crianças pequenas e animais de estimação (especificamente cães e gatos).

Propagação

Multiplica-se por sementes e principalmente pelas brotações que surgem no tronco ou na base. Por semeadura é muito difícil, devido a germinação e crescimento serem muito demorados, podendo levar anos para germinar. Sendo interessante apenas comercialmente.

Em seu hábitat natural, são polinizadas pelo vento ou insetos, mas no cultivo devem ser polinizadas à mão.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.