Flores

Dendrobium Nobile: como cuidar da orquídea Olho de Boneca

A Dendrobium Nobile é uma das espécies mais comuns de orquídeas. Com grande valor ornamental, ela apresenta diversos fenótipos e uma ampla diversidade de coloração, o que chama ainda mais atenção dos apaixonados por essa espécie.

Por causa dos detalhes nas pétalas da flor, que são arredondados e, normalmente, de coloração mais escura, o que faz com que se assemelhem aos olhos de uma boneca – essa espécie ficou popularmente conhecida como Orquídea Olho de Boneca.

Em relação ao seu nome científico, é interessante dizer que “nobile” é derivado do latim e corresponde a palavra “nobre”.

Floração da Dendrobium Nobile

É possível encontrar a Dendrobium Nobile em tons de rosa claro até violeta escuro. Além disso, também há espécies híbridas em que a presença de cores é ainda mais diversificada.

As flores, que medem por volta de 2 centímetros, são muito lindas, podem durar bastante e, além de tudo, atraem borboletas.

A floração dura em média 30 dias e cada flor possui cerca de 6cm de comprimento e um leve perfume.

Essa é uma orquídea que precisa de uma diminuição de temperatura e de rega para que sua floração seja bem sucedida. Sendo que cultivadores experientes conseguem 100 flores ou mais durante a floração.

ATENÇÃO: nunca corte os bulbos antigos, pois, são deles que nascem as novas flores, bulbos novos não geram flores no primeiro ano.

Origem da Dendrobium Nobile

Apesar de ser uma espécie que, atualmente, é amplamente difundida e encontrada no mundo todo, a origem da Dendrobium Nobile compreende o sul da China, Himalaias, Tibete, parte da índia, Nepal e Butão.

Sua descoberta aconteceu por volta dos anos de 1830, quando foi realmente catalogada e descrita por John Lindley, botânico inglês.

Em relação ao seu habitat, é muito comum encontrar a Dendrobium Nobile em terrenos com altitudes maiores, com cerca de 1.400 metros acima do nível do mar.

Como cultivar a Dendrobium Nobile?

É possível encontrar as mudas de Dendrobium Nobile em lojas de paisagismo e floriculturas sem grandes problemas. No caso, são tão amplamente conhecidas como a Denphal, por exemplo.

Por ser uma espécie muito adaptável, forte e com possibilidade de ser usada dentro das casas, sua popularidade apenas aumenta ano após ano.

O cultivo de Dendrobium Nobile é facilitado devido a sua extrema força. Ela pode sobreviver a bruscas variações de temperatura, desde calor mais forte ao frio mais extremo (cerca de 1ºC, por exemplo).

Apesar disso, é uma planta que precisa de sombra parcial para se desenvolver bem – principalmente durante o final da primavera e começo de outono. Isso colabora bastante com seu crescimento e desenvolvimento em geral. 

As mudas de Dendrobium são feitas, normalmente, através de estacas. Os ramos podem ser retirados quando já adultos e cortados em duas partes, sempre mantendo as folhas acima do corte.

Dendrobium Nobile: como cuidar?

Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Dendrobium Nobile.

Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.

 Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

A Dendrobium Nobile prefere locais com temperatura estável e com boa umidade. No caso, gosta de luz e também aprecia uma boa ventilação.

Além disso, é uma espécie que é melhor cultivada com meia sombra de forma parcial. No caso, 2 horas de sol na parte da manhã ou tarde já são suficientes para o seu desenvolvimento. 

Se você for cultivá-la em apartamentos, por exemplo, opte por deixá-la perto de janelas onde bata sol por uma parte do tempo. 

Solo

O substrato ideal para a Dendrobium Nobile deve ser fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também.

SHOPEE.COM.BR

KIT NPK 10.10.10 E 04.14.08 – 2Kg de cada produto

Se quiser, é oportuno misturar cascalho no substrato, carvão vegetal ou fibras de coco para mantê-lo bem arejado também.

Poda

A poda da Dendrobium Nobile é um processo voltado para a renovação da planta. 

No caso, o momento ideal é após a floração, assim que as flores caem – e desde que os ramos estejam mais secos. Cuidado para não cortar algum broto nesse processo.

Regas

As regas da Dendrobium Nobile são consideradas moderadas e, por isso, devem ser feitas 2 vezes na semana quando a estação for mais quente – mas sempre verifique se o solo está seco antes de fazer o processo.

Além disso, tenha sempre bastante cuidado para não encharcar o substrato!

SHOPEE.COM.BR

Kit Farinha De Ossos + Torta De Mamona – 2kg

Adubação

A adubação da Dendrobium Nobile não é obrigatória, mas você pode fazer esse processo até 3 vezes no ano.

Normalmente, para isso, são usados adubos voltados para orquídeas, NPK 10-10-10, torta de mamona, farinha de ossos ou o NPK 4-14-8.

Caso for fazer o processo de adubação, apenas lembre-se de regar a Dendrobium Nobile 1 dia antes.


Esperamos que o artigo sobre a Dendrobium Nobile tenha sido útil. Aproveite e leia também sobre a Orquídea Pipoca!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.