Ornamentais Plantas

Dinheiro em Penca: aprenda a cultivar a planta que atrai sorte e fartura

Callísia repens, popularmente conhecida como Dinheiro em Penca ou Tostão é uma espécie que faz parte da família Commelinaceae e é nativa do México. Segundo a crença popular, ter essa planta em casa atrai dinheiro, fartura e sorte!

Dinheiro em Penca é uma planta herbácea e rasteira, de pequeno porte, alcançando apenas 5 a 25 cm de altura. Ela apresenta folhagem densa e muito ornamental, formada por caule ramificado, filamentoso e comprido, de coloração arroxeada e numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas e verde-arroxeadas, com a página inferior roxa. As flores do dinheiro em penca são brancas e pequenas e de pouca importância ornamental.

Essa planta é utilizada principalmente como forração. Sua textura fina e delicada é muito valorizada no paisagismo. Adapta-se em diversos estilos de jardins, e seu plantio é especialmente indicado entre as rochas, em locais úmidos. Também é apropriada para cestas suspensas e jardineiras, de forma que seus ramos pendentes podem ser melhor apreciados.

Sua popularização é crescente e diz-se que quando essa espécie é dada de presente  seu poder de sorte e prosperidade é potencializado.

Saiba mais sobre como cultivar essa plantinha tão simpática e aprenda a fazer simpatias com a planta Dinheiro em Penca:

Dinheiro em Penca: dicas de cultivo


A planta Dinheiro em Penca é originária da América Central, por isso, ela se adapta muito bem em climas tropicais, como o do Brasil. Confira a seguir os principais fatores que influenciam no cultivo e desenvolvimento dessa espécie:

Luminosidade: 

É uma planta versátil, que tolera tanto meia sombra quanto o sol pleno. Contudo, se você mora numa região muito quente, não deixe-a o dia todo exposta ao sol. Excesso de luz solar queima a folhagem e causa ressecamento.

Para manter o Dinheiro em Penca com folhas verdes e saudáveis, é recomendado deixar a planta em um local de sombra ou meia-sombra, com temperaturas de 20°C a 30°C. A planta não tolera frio, ventos fortes e pisoteio.

Regas e umidade:

A planta possui folhas levemente serosas, portanto, é classificada como uma “quase suculenta”. Por esse motivo, as regas devem ser moderadas, sem encharcar a terra.

Para não pecar pelo excesso de água, perfure o solo com o dedo e verifique a umidade. Em geral, o melhor intervalo para regas é de dois em dois dias. 

Solo

A Dinheiro em Penca gosta de um solo rico em matéria orgânica. No entanto, se o substrato for argiloso, a recomendação é misturar a terra com areia de construção. 

Adubação

No que diz respeito à adubação, a planta não é tão exigente. De qualquer forma, se você quiser manter a folhagem vistosa e cheia, adicione húmus de minhoca ou composto orgânico três vezes ao ano.

Poda

A Dinheiro em Penca se espalha com muita facilidade, por isso é necessário realizar uma poda de contenção. Assim, tem como controlar as ramificações e deixar a planta com um formato bonito. 

Como fazer mudas de Dinheiro em Penca


Com o passar do tempo, os caules da planta crescem e ela deixa de ser tão bonita e delicada como antes. Neste caso, é recomendado fazer o replantio. 

Observe o seu Dinheiro em Penca e remova os galhos que estão feios. Coloque esses galhinhos sobre uma terra adubada com húmus de minhoca, adicione água e aguarde o enraizamento. 

Simpatias com a planta Dinheiro em Penca


A Dinheiro em Penca é uma planta bastante indicada em projetos Feng Shui, como forma de atrair Abundância. Com tantos significados associados à riqueza, só falta mesmo essa planta dar dinheiro!

Brincadeiras à parte, realmente é uma planta bem próspera, com vegetação abundante e fartura de ramos e folhagens que se multiplicam rápido!

E se for cultivar essa planta, cuide bem dela para que continue assim, afinal uma das formas de sermos prósperos é sabermos cuidar do que temos e tratar bem aqueles que estão conosco, sejam plantas, animais ou pessoas.

E pra você que acredita e gosta de simpatias, mostraremos algumas que podem ser úteis para resolver os desafios do dia a dia. São elas:

Para atrair dinheiro

Compre 20 cm de tecido e embrulhe nele três moedas que podem ser de qualquer valor. Depois, enterre esse pacotinho em um vaso onde esteja plantada uma muda de Dinheiro em Penca. Com cuidado para não se queimar, acenda uma vela amarela ao seu anjo da guarda e pingue três gotas da vela derretida na terra do vaso. Em seguida, apague a vela e jogue-a no lixo. Deixe o pacotinho enterrado. A plantinha deve ser regada todos os dias com um pouco de água.

Para evitar problemas financeiros

Enterre três moedas de qualquer valor no fundo de um vaso e plante uma muda de Dinheiro em Penca nele. Cuide da planta com muito carinho e, se ela morrer, repita a simpatia, transferindo as moedas para um novo vaso.

Para ser promovida(o) no emprego

Vá até uma igreja e deixe dois ramos pequenos de Dinheiro em Penca no altar. Saia sem olhar para trás enquanto pede para subir de cargo no emprego. Quando chegar ao seu local de trabalho, faça uma prece de sua devoção.

Para ter bons resultados no trabalho

Ferva um copo de água com três galhos de alecrim e algumas folhas de Dinheiro em Penca. Coe a mistura e coloque em um copo. Ao lado do copo, com cuidado para não se queimar, acenda uma vela marrom sobre um pires, dedique ao seu santo de devoção e deixe uma nota de qualquer valor embaixo do copo. Enquanto a vela estiver queimando, coloque uma chave dentro do copo. Quando ela terminar de queimar, jogue o líquido fora. Use a chave e o dinheiro normalmente. Lave e use o pires e o copo como de costume. Jogue as sobras da vela e das ervas no lixo.

Para ter fartura em casa

Em uma noite de domingo, enterre uma moeda de qualquer valor em um vaso de Dinheiro em Penca. Coloque esse vaso em um lugar de destaque na sua sala ou em alguma parte da sua casa onde você costuma trabalhar. Toda vez que você passar pela planta, imagine muita riqueza e fartura entrando em seu lar!

Veja também o artigo com outra planta que também é famosa por atrair riqueza: A Planta do Dinheiro, Plectranthus verticillatus.

fonte: www.terra.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.