Lugares

Dona Euzébia(MG): a segunda maior produtora de mudas do Brasil

Dona Euzébia foi fundada em 1928 e recebeu este nome em homenagem à Sra. Euzébia de Souza Lima, uma fazendeira que doou parte de suas terras para a fundação da comunidade. Localizada na região Zona da Mata Mineira, com quase 7.000 habitantes, é um lugar tranquilo, de gente hospitaleira.

A principal fonte de renda do município é o cultivo de mudas cítricas, frutíferas, ornamentais e florestais, sendo responsável por abastecer grande parte das cidades brasileiras. Apenas com a safra de mudas de citros, o município registra quatro milhões de unidades por ano.

Dando um destaque especial aos moradores, que como muitos outros produtores rurais brasileiros, encontraram na agricultura, uma forma de viver dignamente, conseguindo se destacar na produção de mudas, se tornando referência nacional no setor: o município está em 1° lugar no Estado de Minas Gerais e em 2° no Brasil.

O município é cortado pelo Rio Pomba, que recebe as águas do Rio Xopotó, córrego Santa Cruz e Ribeirão Lambari.

A cidade integra a microrregião de Cataguases, e faz divisa com os municípios de Astolfo Dutra, Cataguases, Guidoval, Itamarati de Minas e Rodeiro.

É também formada pelo distrito de São Manoel do Guaiaçú, e pelos  seguintes povoados: Serra da Onça/Cruzeiro, Prainha, Xopotó, São Roberto, Campo Lindo, Sertão, Córrego Alegre, Pedra Branca e Fonte Hélio’s.

*fonte: Prefeitura municipal de Dona Euzébia

Conheça um pouco mais da cidade


Localização

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.