Suculentas

Faucaria tigrina: Como cuidar da suculenta boca de tigre

faucaria tigrina, mais conhecida como boca de tigre ou boca de jacaré, é uma suculenta perene nativa da África do Sul. Pertence à família das aizoaceae e ao gênero das faucaria.

Sua aparência tem um aspecto bem diferente: ela produz flores grandes que chamam atenção pela sua beleza. Neste post trazemos algumas dicas para o cultivo dessa plantinha. Continue lendo!

A boca de tigre é uma suculenta pequena e sem caule que pode alcançar até 15 cm de altura. Possui folhas grossas e triangulares que crescem aos pares, e em suas extremidades possuem cerdas que se assemelham a dentes de tigres, por isso o nome dela.

Essas cerdas funcionam recolhendo umidade para a planta. Cada planta costuma produzir uma roseta com 10 folhas formando um tufo.

As flores desta suculenta são grandes, solitárias e com cor amarela. Mas normalmente a floração ocorre no outono e se estende no inverno.

O destaque dessa suculenta são suas flores grandes

Dicas Para Cuidar Da Suculenta Boca De Tigre

A faucaria tigrina gosta de clima quente, baixa umidade e luz solar. Ou seja, essa planta precisa de sol para florescer e crescer. Mas aceita o cultivo em sol pleno e meia sombra.

A temperatura ideal para cultivar a suculenta faucaria tigrina é entre 17°C e 30°C. Mas tolera bem um pouco de frio, apesar de ser sensível a geadas intensas e frio extremo.

Dica: Cultive essa suculenta em sol pleno para melhores resultados. Mas caso você cultive em meia sombra, mantenha a planta em um local bem iluminado e com ótima circulação de ar.

Essa planta precisa de no mínimo 3 horas de sol diária. O sol extremo do verão pode prejudicar essa suculenta, então nesse caso, exponha apenas ao sol ameno pela manhã ou a tarde.

Se o cultivo for dentro de casa, mantenha a planta perto de locais com muita luminosidade. Mas mesmo assim é preciso expor ao sol ameno!

Mas é importante saber que essa planta pode não florescer se pegar pouco sol. Portanto, o sol é vital para o florescimento esta suculenta!

A faucaria tigrina gosta de um substrato ou solo com ótima drenagem e bem arenoso

Substrato Ideal Para a Suculenta Faucaria Tigrina

A suculenta faucaria tigrina gosta de um substrato ou solo com ótima drenagem e bem arenoso. Mas o substrato ou solo deve ser fértil e um pouco ácido. Isso ajuda no crescimento e floração desta suculenta!

E o substrato recomendado para essa suculenta é terra vegetal, areia grossa e casca de pinus. Mas você pode usar apenas terra vegetal e areia grossa. Ou seja, 50% de cada substrato!

Dica: O vaso para essa suculenta deve ser de tamanho médio e com bastante furos no fundo. E antes de colocar o substrato, use uma manta com pedras de brita no fundo do seu vasinho.

Como Regar Sua Suculenta

Essa suculenta precisa de pouca água para crescer com qualidade. Então, evite sempre o excesso, porque isso pode matar a faucaria tigrina. Mas evite também usar pratinhos embaixo do vaso!

Regue o substrato desta suculenta apenas quando o mesmo estiver seco, pois essa planta é tolerante a um curto período de seca. Mas não exagere para não prejudicar a planta!

O vaso para essa suculenta deve ser de tamanho médio e com bastante furos no fundo

Se o cultivo for em um vaso, as regas no verão devem ser a cada 2 dias. Mas no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias. É claro, que as regas irão depender da qualidade o substrato, tamanho do vaso e o clima da sua região!

Mas regue apenas o substrato, evite molhar as folhas e flores da faucaria tigrina. E se possível regue sempre pela manhã essa suculenta!

Propagação Da Faucaria Tigrina

Geralmente a sua propagação é feita através de touceiras ou por sementes, tendo um crescimento lento.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.