Árvores

Flamboyant Mirim: saiba tudo sobre a Caesalpinia Pulcherrima!

A Caesalpinia Pulcherrima é uma árvore de muitos nomes. Provavelmente você deve conhecê-la por Flor de pavão, Barba de barata, Flamboyanzinho ou Flamboyant Mirim

E, por falar em nomes, uma curiosidade: a Caesalpinia Pulcherrima foi assim nomeada cientificamente em homenagem ao botânico Andrea Caesalpinia (1519-1603), enquanto que o termo Pulcherrima é de origem latina, definido como o superlativo feminino singular no caso nominativo do adjetivo “pulcher”, significando, portanto, “belíssima”.

De toda forma, as características e cuidados com essa árvore são muito procurados já que suas flores são de grande beleza e seu porte não é tão grande quanto o de uma flamboyant original. No post de hoje, saiba tudo sobre a Caesalpinia Pulcherrima!

Características do Flamboyant Mirim

Considerada por alguns como um arbusto lenhoso, a árvore de pequeno porte Caesalpinia Pulcherrima faz parte da família das leguminosas, ou Fabaceae.

O Flamboyant Mirim, é uma árvore de pequeno porte nativa da América Central. Suas folhas são compostas por pequenos folíolos permanentes. Os folíolos são estruturas menores que compõem a estrutura macro da folha. Ou seja, cada “ramo” da folha do Flamboyant Mirim é composto por mini-folhinhas.

A árvore possui ainda uma copa de formato arredondado e pode alcançar até 4 metros de altura. Além disso, ela se adapta bem aos climas equatoriais, subtropicais e tropicais, isto significa que se dá bem com climas quentes.

A raiz do Flamboyant Mirim é do tipo pivotante. Ou seja, é um tipo de raiz caracterizada por apresentar uma raiz principal de onde saem pequenas raízes também ramificadas que se esparramam cada vez mais fundo no solo. 

Ao contrário do Flamboyant original (Delonix regia, de origem africana), o Flamboyant Mirim é de menor porte e, por ter raiz pivotante, não tende a criar problemas às estruturas de solo ao redor de onde se encontra. 

As flores da Caesalpinia Pulcherrima se apresentam em tonalidades quentes envolvendo vermelho, laranja e amarelo. Sua estrutura se dispõe em cachos paniculares, ou seja, as flores se encontram junto a um aule como eixo.

A época de floração do Flamboyant Mirim é entre setembro e abril. A partir da flor, seu fruto lembra uma vagem e sua frutificação se dá entre os meses de maio e junho.

Uso medicinal da Caesalpinia Pulcherrima

Alguns povos usam a Caesalpinia Pulcherrima como medicinal, uma vez que a planta possui propriedades anti inflamatórias, emenagonas (induzem a menstruação, tendo portanto ação abortiva) e purgantes. 

Porém, a seiva dessa árvore é tóxica, assim como suas sementes, caule e até as próprias folhas e, por isso, não é indicado o consumo de nenhuma parte dessa árvore, a não ser que haja real conhecimento de sua aplicação, uma vez que sua ingestão pode causar diarreia, vômito e até mesmo problemas respiratórios. 

Para além disso, o Flamboyan Mirim é essencialmente usado como ornamento, seja como cerca-viva ou na composição arbórea de parques e jardins. Nas ruas, é uma árvore usada para arborizar calçadas, dado que suas raízes pivotantes dificilmente possam causar algum problema para o calçamento.

Como cuidar do Flamboyant Mirim

A Caesalpinia Pulcherrima vem como uma alternativa para você que ama o Flamboyant original, mas que não tem espaço para seu cultivo dado seu porte extremamente grande. 

Embora seja uma árvore que pode alcançar 4 metros de altura, o Flamboyant-Mirim é muito usado como cerca-viva e pode ocupar quintais sem fazer estragos no chão devido a suas raízes. Veja a seguir os cuidados que você deve ter com o Flamboyant-Mirim em detalhes.

Luminosidade

O cultivo do Flamboyant-Mirim deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra, uma vez que, como já comentamos, é uma árvore natural de climas quentes. 

Adubação e rega

O solo para plantio da Caesalpinia Pulcherrima deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e bem drenado de forma que se mantenha constantemente úmido. Assim, sua rega deve ser feita com frequência. Para além disso, a adubação anual é indicada para a constância e intensidade da floração. 

SHOPEE.COM.BR

KIT COM 3 VARIEDADES DE CAESALPINIA PULCHERRIMA – FLORES AMARELO ROSA E LARANJA – 10 SEMENTES DE CADA COR

Como propagar a Caesalpinia Pulcherrima

A propagação da Caesalpinia Pulcherrima é feita por sementes ou por mudas. Para plantio por sementes, basta plantá-las em solo peneirado e úmido.

É preciso que a região plantada seja protegida do sol até que as mudinhas cheguem a 20cm de altura. A partir disso elas podem ser remanejadas para o local definitivo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.