Flores

Flor Angelônia: aprenda como cultivar Angelonia angustifolia

A Angelônia é uma planta caracterizada pela beleza, coloração forte e resistência de suas flores. Ela é muito fácil de cultivar e cuidar. Venha com a gente e descubra tudo sobre ela!

Da mesma família da Banana da Terra e da Dedaleira, a Angelônia, conhecida cientificamente como Angelonia angustifolia, é uma planta florida e perene de crescimento vertical, nativa do México.

A Angelônia é uma planta que pode medir entre 30 e 70cm de altura. Por sua origem tropical, o cultivo é indicado em regiões de clima quente e temperado, pois ela não se dá bem em temperaturas muito baixas.

Com aspecto rústico, o que chama a atenção nela é a coloração variada de suas flores que podem ser encontradas em tons de branco, rosa e roxo azulado. Devido ao seu visual, a planta é bastante usada na criação de canteiros, buquês de flores e decoração com angelônias em vasos.

Essa espécie de flores coloridas e abundantes tem a sua floração acontecendo entre a primavera e o verão. Outra característica importante é o seu aroma, bastante semelhante à uva e maçã, o que deixa um perfume suave no ambiente. Confira como é simples cultivá-la.

Como cultivar Angelônia?

Cultivar a Angelônia em casa é uma tarefa bastante simples. Como a maioria das plantas tropicais, ela precisa de um local onde possa receber a luz do sol e um solo rico em matéria orgânica. Acompanhe o passo a passo.

1. Local com incidência de sol

A Angelônia precisa de sol pleno para florescer.

Angelônia necessita de exposição plena ao sol. Por isso, o recomendado é o cultivo em locais abertos como jardins externos, varandas, lajes e quintais. O importante é ela ter o máximo de luz solar possível.

2. Substrato rico em matéria orgânica

No momento de escolher o substrato para fazer o plantio de Angelônia, opte sempre por compostos ricos em matéria orgânica. Além disso, seja em vaso, jardineira ou diretamente no solo, use cascalho ou areia para deixar o solo drenável. Pois o excesso de água faz mal à planta.

3. Irrigação da planta

Apesar de ser uma planta de clima tropical, temperado e resistir bem a terrenos secos, a Angelônia precisa de uma rega frequente para o seu desenvolvimento. O indicado é deixar a terra úmida para facilitar a absorção dos nutrientes pelas raízes.

4. Adubação anual

Para garantir a floração correta, o ideal é fazer a adubação do solo sempre entre a primavera e o verão, época de florescimento. A melhor maneira de manter o solo rico é diluir o fertilizante em água e regar de acordo com as orientações do fabricante.

5. Propagação da Angelônia

Gostou tanto da Angelônia que deseja propagá-la e criar um belo jardim com ela? É muito simples. Selecione sementes ou recorte pedaços do caule para criar estaquias e faça o replantio na primavera. Lembre-se de deixar um espaço de 25cm entre uma muda e outra.

SHOPEE.COM.BR

Vaso Decorativo de Menina Bonita com Flores na Cabeça, Vasinho para cactos e suculentas

R$24,80

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.