Flores Plantas

Flor da fortuna: Kalanchoe Blossfeldiana

Flor da fortuna é o nome popular da planta Kalanchoe Blossfeldiana, um tipo de suculenta que pertence à família crassulaceae.

De origem tropical, estas plantas possuem folhas duras e de cor verde-escura, resistentes ao calor e a escassez de água.

Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade. As variedades de flores dobradas são chamadas de Calandivas.

Se adaptam bem em vasos de diferentes tamanhos e podem chegar até cerca de 30 centímetros, se tornando pequenas árvores com troncos rígidos. Ainda assim, ela é maleável, respondendo bem a podas para adaptar seu tamanho e estrutura ao gosto do jardineiro.

Mas o fator que diferencia a flor da fortuna crassulaceae das outras é a variedade de cores: laranja, amarelo, rosa, lilás e branco. Você sabia que cada flor tem uma cor com um significado diferente?

Origem e significado da flor da fortuna

As Flores da Fortuna são nativas da ilha de Madagascar, no sudeste do continente africano, mas existem algumas espécies do gênero Kalanchoe que são originárias da América do Sul e da Ásia. Na China, por exemplo, é uma planta tradicional na celebração do ano novo, por simbolizar riqueza e prosperidade.

O gênero Kalanchoe é uma palavra derivada do mandariam que significa “aquela que cai e renasce”, em referência a forma de propagação de suas mudas. Apesar de serem plantas tropicais, suas flores pequenas e de cores variadas conquistaram o mundo todo, seja pela facilidade de sua criação, manutenção e reprodução, seja pela sua beleza e simbologia.

Entregar a kalanchoe flor da fortuna a um amigo especial é afirmar que deseja toda a felicidade do mundo para ele. 

Porém, cada cor de kalanchoe flor da fortuna possui um significado diferente. Então na hora de escolher a cor da flor que vai presentear alguém ou usar na decoração da sua casa, tenha uma atenção maior a representação de cada uma: 

Flor da fortuna branca:

As Flores da Fortuna brancas sinalizam a paz e a tranquilidade, por isso são boas opções para presentear aqueles que buscam uma renovação espiritual e bem-estar geral. Elas também estão relacionadas a questões ligadas à saúde, transmitindo melhoras e energia aos doentes.

Em casas, escritórios ou outros ambientes internos, posicione as flores brancas próximas à porta, em um lugar visível. Isso trará uma sensação de conforto e serenidade para quem entrar nesse espaço

Flor da fortuna rosa:

As flores rosas, em um geral, estão relacionadas à infância e juventude, e à inocência, vivacidade e energia típicas deste período da vida. Com as Kalanchoes não é diferente: suas pequenas pétalas rosadas dão graça e leveza a salas, quartos, jardins e canteiros. Para uma decoração divertida, coloque a planta em vasos de cores vibrantes.

As flores da fortuna variam do rosa pink a tons mais claros, o que permite a criação de arranjos em vasos em degradê.

Flor da fortuna amarela:

As flores da fortuna amarelas simbolizam resiliência e perseverança e, por isso, são ótimas opções para presentear aqueles que passam por momentos turbulentos. Ela também transmite votos de saúde e melhoria a pessoas enfermas, e levanta o astral dos ambientes onde está.

As Kalanchoes amareladas são as mais resistentes ao frio, mantendo seu vigor e sua floração até durante o inverno. Daí o seu significado de força e firmeza contra as adversidades externas.

Flor da fortuna vermelha:

O vermelho traz elegância e sedução para os ambientes. As Flores da Fortuna desta cor simbolizam sentimentos intensos, como o amor, a luxúria e o afeto. É um presente romântico e uma decoração especial que, em vasos ou cachepôs escuros, ganham um destaque único.

Na cultura Iorubá, a flor da fortuna vermelha carrega tanto o significado da paixão que ela é usada em rituais religiosos para atrair ou manter o amor.

Cuidados com a Flor da fortuna

A flor da fortuna é super fácil de cuidar. Isso porque é resistente às variações climáticas, não precisa de constante irrigação e tem ótima adaptação aos ambientes internos e externos. Confira a seguir os principais cuidados que você deve ter com ela ao acomodá-la dentro de casa ou em um canteiro:

Solo e adubação 

O solo da flor da fortuna aprecia solo fértil, poroso, fofo, rico em matéria orgânica e bem drenado. Prepare uma mistura de terra comum, com 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. Não tem erro! 

Também é necessário fazer uma adubação da planta para garantir a floração intensa. Mantenha o solo rico em matéria orgânica. 

Você também pode fertilizar com adubo liquido 04-14-08 durante a floração, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.

Iluminação 

A flor da fortuna precisa de luz direta para permanecer bonita e saudável. Pode ser cultivada em sombra parcial e precisa estar exposta por duas horas ao sol pleno. O período ideal seria pela manhã ou no final da tarde, evitando horários em que os raios solares são mais mais fortes, pois pode danificar sua planta.

Se você não tem um jardim em casa, então coloque em janelas e ambientes bem iluminados durante o dia. O importante é que elas entrem em contato com a luz do sol!

Temperatura e umidade

A melhor temperatura para cultivo é entre 13ºC e 29ºC. É preciso que o ambiente tenha bastante luminosidade, além de ser quente e úmido, preferencialmente.

Rega

No verão regue a Kalanchoe duas vezes por semana, já no inverno, uma vez. Antes de regá-la toque no solo e veja se está começando a ficar seco, pois é o momento certo para regar. A irrigação deve ser manual para que todas as partes sejam preenchidas com a água. Porém, tenha muito cuidado para não encharcar o solo, o que pode favorecer o desenvolvimento de fungos.

Caso isso aconteça, separe a plantinha das outras para que o fungo não se espalhe. Além disso, não deixe que o solo fique ressecado, pois a planta poderá perder nutrientes, ficar amarelada e até perder suas folhas e flores.

Poda

Retire sempre que possível as flores, folhas e caules que estejam mortos. Além disso, tenha cuidado para não cortar as partes que estão saudáveis.

Floração

É uma espécie que floresce o ano inteiro, mas o momento principal de floração é durante o inverno e no início da primavera. Se deseja que ela floresça em outras épocas do ano, será preciso deixá-la em um local escuro por pelo menos 12 horas todos os dias e apenas deixá-la exposta ao sol da manhã. Além disso, não se esqueça de protegê-la do frio.

Como fazer muda de flor da fortuna

Para aprender como fazer muda de flor da fortuna, você precisa seguir o seguinte passo a passo: 

  1. Corte um galho da planta que tenha pelo menos cinco centímetros;
  2. Tire o excesso de folhas e deixe apenas duas;
  3. Enrole o galho em papel toalha e deixe secar num local sombreado por 3 dias;
  4. Depois plante a flor da fortuna e umedeça o solo;

Dica: Deixe a muda na sombra até ela enraizar e mantenha o solo úmido. Depois disso, continue cuidando para conseguir lindas florações para sua decoração!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.