Flores Plantas aquáticas

Flor de lótus: como cultivar essa bela planta aquática

A flor de lótus é uma planta aquática que certamente trará inspirações para sua decoração. Comum na cultura oriental, ela pode ser utilizada para ornamentar vasos, aquários e lagos e, dessa forma, garantir um efeito lindo nos ambientes. A planta também é marcada por simbolismo e representa elegância e pureza.

O que é a flor de lótus

A flor de lótus, ou Nelumbo nucifera, é uma planta aquática nativa das regiões da Ásia. Ela é símbolo de pureza, sabedoria e paz. Além disso, é muito apreciada nas culturas de países como Índia e China, sendo utilizada para fins ornamentais, meditativos e culinários.

O surgimento da flor de lótus é marcado por diferentes histórias e culturas. No Egito, por exemplo, a flor simboliza renascimento e progresso, e é muito comum encontrá-la no interior de construções, como as pirâmides. Já nas culturas indiana e budista, a planta sempre foi cultivada para representar resistência, simplicidade e conquista.

Nessas tradições, acredita-se que a flor de lótus é uma planta que também simboliza vida, uma vez que, mesmo florescendo sobre a lama, permanece resistente e sempre bonita.

Benefícios da flor de lótus

Além de ser uma flor dotada de beleza, a flor de lótus é conhecida por seus benefícios à saúde. A seguir, confira 5 benefícios da flor de lótus:

1 . Devido a algumas funções medicinais, a flor de lótus é muito utilizada para essa finalidade. Ela é muito utilizada para aliviar sintomas de problemas no trato digestivo, como a diarreia;

2 . A flor possui propriedades que tratam algumas doenças de pele, como a acne, pois reduz as inflamações;

3 . A planta tem alguns nutrientes que auxiliam na diminuição de sintomas da gripe, como a tosse. Essa propriedade medicinal está nas suas raízes;

4 . A flor de lótus também estabiliza a pressão arterial. Em culturas de países asiáticos, por exemplo, as raízes da planta são cozidas e depois ingeridas para regular a pressão;

5 . A planta ainda possui propriedades aromáticas, uma vez que as suas flores emanam um leve perfume doce e agradável.

Embora seja uma planta linda e com muitos benefícios, é importante lembrar que as propriedades medicinais da flor de lótus ainda estão em fase de pesquisa. Por isso, antes de consumi-la para alguma finalidade curativa, é necessário buscar orientação médica.

Como cuidar da flor de lótus

A flor de lótus é uma planta aquática, por isso, ela exige alguns cuidados especiais para crescer bonita e saudável. A seguir, confira 6 dicas práticas para ter sucesso em seu cultivo.

1. Plantio

Essa planta pode ser cultivada em ambientes semelhantes aos de sua origem natural, como pequenos riachos e pântanos. Dessa forma, no paisagismo, a flor pode ser plantada em lagos, tanques e aquários. Para o plantio em vasos é importante usar uma água de qualidade, matéria orgânica e terra, para garantir as condições ideais para a planta.

2. Luminosidade

A flor de lótus é uma planta que aprecia o sol direto. Em um ambiente ensolarado a planta encontra mais condições para florescer e crescer ainda mais saudável.

3. Adubação

A adubação deve ser realizada por meio de adubos diluentes em água. No mercado, também é possível encontrar fertilizantes próprios para plantas aquáticas.

4. Floração

A flor de lótus floresce entre a primavera e o verão. Ela se desenvolve melhor nos meses de inverno, enquanto aguarda a chegada do período mais quente.

5. Rega

A flor de lótus é uma planta aquática, por isso, não é necessário regá-la, já que as suas raízes ficam submersas na água. No entanto, a planta é uma espécie de flor muito delicada, por isso, é preciso ficar sempre atento à qualidade da água do ambiente.

6. Mudas

A flor de lótus se propaga por rizomas, ou seja, através de seu caule submerso que dá origem a novos brotos. A planta também pode ser cultivada por meio de sementes. Nesse tipo de plantio, as sementes devem ser colocadas em um vaso com água morna e filtrada, sob o sol, para que possam germinar. As sementes podem ser adquiridas em lojas e sites especializados em jardinagem.

Com essas dicas valiosas com certeza, você terá sucesso no cultivo desta bela planta aquática. É importante lembrar que a flor é muito delicada, então é preciso ficar de olho no ambiente em que ela será cultivada, além da qualidade da água e do substrato. Seguindo essas orientações, você terá uma linda flor de lótus por bastante tempo.

Publicidade

banner

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.