Cactos

Flor de outubro: como cultivar a Hatiora rosea

Hatiora rosea é uma espécie da família dos cactos, conhecida popularmente como flor de outubro. Trata-se de uma planta herbácea, epífita e florífera, nativa do sul do Brasil. 

Ela apresenta artículos suculentos, cilíndricos a achatados, de cor verde escura, muitas vezes com bordos arredondados e avermelhados, providos de pequenos espinhos.

Eles crescem inicialmente eretos e quando atingem certo comprimento e peso, tornam-se arqueados e pendentes. Assim, plantas mais velhas, podem ter um interessante efeito de cascata. 

As flores surgem na primavera, mais precisamente em outubro no hemisfério sul. Elas são muito belas e grandes, com formato estrelado e são axilares ou terminais.

A espécie típica apresenta flores cor-de-rosa, mas há uma cultivar de flores vermelhas. A Hatiora rosea é uma das formadoras do híbrido Hatiora × graeseri, mundialmente conhecido e comercializado sob o nome de Easter Cactus.

Flor de Outubro – Dicas de cultivo

Plante a flor de outubro em vasos, jardineiras e cestas pendentes, de forma que o efeito pendente possa ser valorizado. Ideal para adornar varandas, sacadas, pátios, salas de estar, escritórios, entre outras áreas protegidas do sol direto, porém bem iluminadas.

Seguindo as últimas tendências, a flor de outubro é uma espécie de eleição para os curiosos vasos invertidos (de cabeça para baixo) e para jardins verticais.

No jardim, cultive-o em forquilhas de árvores de casca grossa e rugosa, de copa perenifolia, acrescendo esfagno nas raízes e prendendo firme e delicadamente com materiais naturais como ráfia, sisal ou cordão de algodão.

SHOPEE.COM.BR

Flor De Outubro Rosa 10 Sementes

Iluminação

Mantenha a flor de outubro em local arejado e bem iluminado. A falta de luz enfraquece muito estas plantas e se não receberem luz suficiente podem morrer. Porém não deixe-as pegar sol directo por mais que 4 horas, pois o sol directo pode queimar as folhas.

Como regar a flor de outubro

Regue quando a terra estiver seca. Geralmente uma vez por semana, mas a frequência pode variar, dependendo da região onde mora. Em lugares com clima mais seco, aumente a frequência da rega.

Atenção: A flor de outubro não tolera encharcamento, apodrecendo rapidamente. Assim, evite usar o pratinho sob o vaso, mas regue regularmente.

SHOPEE.COM.BR

Substrato Multi Jardim Orquídeas Mix Premium 10kg

Solo ideal

A flor de outubro deve ser cultivada em substrato próprio para epífitas, ou seja, leve, arejado, perfeitamente drenável e com boa capacidade para reter umidade. Misturas próprias para orquídeas, acrescidas de um pouco de areia e terra vegetal são boas para o cultivo.

Fertilização

Fertilize a partir do fim do inverno, com adubos químicos ou orgânicos, próprios para floração, como NPK 04.14.08 ou farinha de ossos com esterco curtido. Mantenha a fertilização até meados do outono.

Como fazer mudas da sua Flor de Outubro

Para fazer uma mudinha, você precisará arrancar uma folha, em seguida, enterrá-la na terra de uma maneira que ela consiga ficar de pé. Procure regar sempre uma vez por semana, até que nasça outra folha. O processo é um pouco demorado, mas valerá a pena você seguir este passo a passo.

Para que suas flores possam crescer, coloque-as sempre em um lugar bem arejado e iluminado, pois sem isto, elas poderão murchar e morrer. Mantenha-as por um período de 2 a 3 horas no máximo, e após isto, coloque-as em um ambiente com sombra.

Flor de Outubro e Flor de Maio são a mesma planta?

Apesar de serem muito semelhantes, a flor de outubro e a flor de maio são plantas diferentes. Elas costumam ser confundidas por também possuírem lindas flores nas extremidades, e por serem de uma família de cactos comum no Brasil.

Porém, como o próprio nome diz, a flor de maio costuma florescer entre os meses de outono – que aqui, no hemisfério sul, é em abril, maio e junho. Já a flor de outubro floresce na primavera, entre os meses de setembro, outubro e novembro.

A espécie delas também é diferente, a flor de maio é da espécie Schlumbergera truncata, enquanto a flor de outubro é da Hatiora rosea.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.