Flores

Gazânia: Confira as dicas de cultivo dessa belíssima flor!

Gazania rigens, também denominada Gazania splendens, ou simplesmente gazânia, é uma herbácea florífera de origem sul africana que pertence à familia Asteraceae.

Tem um porte entre 15 e 20 cm de altura com flores pequenas, reunidas em capítulos grandes, simples e vistosos, nas cores amarela, laranja, castanho, vinho, branca entre outras, mas variando muito o desenho e os tons da sua zona central.

As folhas das Gazânias são densas, verdes na parte superior e acinzentadas na inferior e mais largas nas extremidades do que próximo das raízes.

Em regiões de clima frio, floresce do final da primavera ou verão até o começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano.

Normalmente começa a florescer aproximadamente em 60 a 90 dias depois do plantio se as condições climáticas forem adequadas. Uma peculiaridade dessa flor é que seus capítulos florais se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros.

Para que floresçam continuamente devem cortar-se as folhas e as flores secas, apesar de ser uma planta resistente a períodos de seca, o que é ótimo para donos mais descuidados com as regas.

Devem ser mudadas entre 2 a 5 anos, porque ao fim de algum tempo os tufos de flores começam a ficar feios e com menos força.

Elas podem ser cultivadas em jardins com pedriscos e em jardineiras, e a propagação acontece por sementes ou estaquia.

Abaixo mais dicas de como plantar e cuidar da gazânia!

Gazânia – Dicas de cultivo

Essa flor costuma se adaptar bem a diferentes espaços – vasos, canteiros, jardineiras – quando recebem as condições e cuidados adequados. Podem ser plantadas formando um “tapete” no jardim ou em uma composição com outras plantas que não façam sombra sobre elas.

Preparo do solo

A gazânia é bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. Suporta solos pobres, solos salinos ou solos muito arenosos.

O ideal é que o solo seja um pouco arenoso, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 6,2.

Clima e Luz

É uma planta de clima quente e cresce bem em temperaturas acima de 18°C. Não suporta baixas temperaturas e geadas. Tenha cuidado com o excesso de umidade, pois favorece o surgimento de doenças na gazânia.

A gazânia necessita de luz solar direta quando a planta está adulta.

Como plantar a gazânia

Por sementes

Podem ser semeadas no local definitivo se as condições climáticas forem adequadas ou em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes.

Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 (meio) cm no solo.

A germinação das sementes normalmente ocorre aproximadamente em uma semana. O transplante é indicado quando as mudas têm cinco ou seis semanas de vida.

SHOPPE.COM.BR

Vaso jardineira Floreira 60 cm kit 03 unidades

R$53,90

Por estaquia

Cortes de ramos basais podem usados no plantio. Plante os ramos da gazânia em vasos com solo úmido e mantenha-os em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até o enraizamento dos ramos.

espaçamento recomendado entre plantas é de 15 a 50 cm, dependendo da altura da variedade cultivada e se as plantas serão cultivadas apenas por algumas estações do ano ou por vários anos.

Como regar a gazânia

O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial. O solo pode secar superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A gazânia é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Pragas e doenças

A Gazânia normalmente não apresenta problemas quanto às infestações de pragas e doenças quando cultivada em condições adequadas. No entanto, você deve se atentar durante o inverno e inspecioná-la regularmente em busca de pulgões e cochonilhas.

A planta também pode ser vítima de percevejos que são fáceis de detectar, que podem ser retirados a dedo imediatamente para evitar uma propagação maior. Em caso de aparecimento de pulgões e cochonilhas, borrife ou limpe as folhas com uma mistura de água e detergente. Para casos mais graves, você pode aplicar inseticidas ecológicos que sejam adequados.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.