Plantas Suculentas

Greenovia dodrentalis: conheça essa incrível suculenta em forma de rosa!

Embora existam muitas suculentas em forma de roseta, a Greenovia dodrentalis se assemelha a uma rosa mais do que qualquer outra, devido à aparência peculiar de suas folhas. Confira!

Conhecida pela botânica como Greenovia dodrentalis, a nossa protagonista pertence à família Crassulaceae e é endémica das Ilhas Canárias. Essas plantinhas lindas possuem pétalas duras, curvas e em várias camadas que lhe conferem a aparência singular de uma rosa – portanto o nome popular de Rosa verde.

Nos últimos tempos, esta espécie vem sendo mais cultivada devido à disponibilidade online de suas sementes, à apreciação estética e praticidade no cuidado. De natureza suculenta, são capazes de reter água em climas quentes e condições de solo áridas.

As suculentas são plantas carnudas e de folhas espessas que podem prosperar em qualquer clima e sobreviver onde a maioria das outras plantas não conseguem – está aí a razão de sua popularidade.

E se tratando de Greenovia dodrentalis, lembre-se de prover uma quantidade de luz razoável para sua fotossíntese. Além disso, elas não precisam ser muito regadas, pois possuem alta capacidade de retenção de água, armazenando-a em suas raízes, caules e folhas. Mesmo nos desertos mais quentes, estas plantas podem prosperar por meses sem perder muito de seu frescor verde.

Como cultivar Greenovia dodrentalis

Para cuidar bem da sua plantinha, aqui vão algumas dicas:

Luz: Devemos colocar nossa planta Greenovia drodentalis em um local quente e bem iluminado. O ideal é que receba algumas horas de sol pela manhã, evitando o meio do dia e a tarde se o clima estiver muito quente e seco.

➢ Temperatura: é sensível ao frio. Se a temperatura cair abaixo de 5 graus, ela precisa de proteção.

Regas: cerca de 2 vezes por semana no verão e a cada 5-6 dias no resto do ano. Não devemos molhar as rosetas ao regar. No inverno, teremos que reduzir os riscos ao mínimo.

➢ Cuidados: do início da primavera ao final do verão deve-se utilizar fertilizantes para cactos, seguindo as indicações especificadas na embalagem do produto.
Não tolera excesso de umidade, por isso o substrato que usamos deve ser poroso e bem drenado.

➢ Floração: As flores são agrupadas em inflorescências pedunculares, medem 10 a 25 cm e são amarelas.

Pragas ou doenças: tenha muito cuidado com os fungos , se eles se instalarem na planta é muito difícil erradicá-los e eles logo a destroem. Eles aparecem quando há uma combinação perfeita de umidade e altas temperaturas, por isso é muito importante controlar a irrigação. Outras doenças não são comuns, um inseto pode eventualmente atacar a planta. Nesse caso, é melhor remover manualmente esse inseto ou a folha inteira se estiver gravemente afetado.

Multiplicação: por sementes ou estacas na primavera-verão. Podemos reproduzi-las facilmente por meio de cortes. Teremos que cortar um talo de uma roseta, deixar cicatrizar alguns dias e colocar no substrato. Em cerca de 10 a 15 dias, ele emitirá raízes.

Toxicidade: embora essas suculentas em forma de rosa sejam lindas, não se esqueça de tomar cuidado extra. Esta planta é considerada tóxica e pode prejudicar seus animais de estimação ou crianças. Se você estiver colocando-o dentro de casa, certifique-se de colocá-lo em um local seguro. 

Benefício Terapêutico da Greenovia dodrentalis

Para além do encanto da beleza, estas plantinhas também apresentam vários benefícios à saúde e ao ambiente, comuns a quase todas as plantas suculentas.

Elas podem, por exemplo, ajudar a purificar o ar em sua casa e trabalhar para reabastecê-lo com oxigênio fresco, reduzindo também a quantidade de compostos orgânicos voláteis.

Isto é importante porque tais toxinas são prejudiciais aos órgãos vitais do corpo humano, como fígado e coração, podendo ser também agentes cancerígenos.

Além de combatê-los, este tipo de suculenta é uma planta terapêutica. Suas flores são tão pacíficas e bonitas que são usadas na terapia visual para relaxar a mente e reduzir a dor física.

A pesquisa de terapia hortícola realizada pela Kansas State University sugere que a presença de plantas (incluindo suculentas) nos quartos dos hospitais pode ajudar a melhorar os resultados dos hospitais pode ajudar a melhorar os resultados dos pacientes.


E então gostou de conhecer um pouco mais sobre a suculenta Rosa verde? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam aprender a cultivar essa belíssima planta!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.