Cactos Plantas

Gymnocalycium Quehlianum: como cultivar esse cacto

O cacto Gymnocalycium quehlianum possui um formato esférico que chama atenção pela disposição dos seus espinhos e pelo formato do seu corpo, com divisão por gomos e saliência ondulada. Vista de cima, possui uma simetria perfeita, bem característica da maioria dos cactos.

Pertence à família Cactaceae e ao gênero Gymnocalycium. Este é um cacto nativo da Argentina, encontrado na região norte do país em Córdova.

Esta é uma espécie compacta e ideal para quem não tem muito espaço pois ela atinge o seu tamanho máximo com até 5cm de altura por 7 cm de largura. Uma ótima opção para quem mora em apartamentos e possuem um espaço para cultivá-las no parapeito de suas janelas.

Florescem ainda jovem frequentemente durante a estação que estão em desenvolvimento como no verão. Suas flores possuem coloração branca com o meio rosa ao avermelhado e que irão durar por uma semana.
Utilize um fertilizante com alto teor de potássio no verão para ajudar no estimulo da floração.

Gymnocalycium Quehlianum – Dicas de Cultivo

São cactos muito fácies de cuidar e que não requer nenhuma experiência com jardinagem, por isso são indicados para iniciantes.

Luminosidade

São cactos que podem ser cultivados a sol pleno ou sombra clara, como um ambiente com muita claridade como no parapeito de janelas. Lembrando que o ideal é um espaço com luz solar direta por pelo menos algumas horas do dia para estimular a floração.

Rega

A rega deve ser feita sempre que observar o substrato seco. Lembrando de utilizar um substrato típico para cactos e suculentas, leve e drenável para não reter água nas raízes e causar o seu apodrecimento.
Para quem mora em regiões com temperaturas mais baixas no inverno, eles toleram bem as geadas se forem mantidos secos nesse período.

Propagação

A multiplicação do Gymnocalycium quehlianum é feito por sementes. Você poderá comprá-las na internet ou fazer a polinização das flores em sua casa caso você tenha duas plantas da espécie floridas e assim futuramente colher as sementes dos frutos para a germinação.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.