Flores

Íris da praia: veja como cultivar essa herbácea!

A Íris da praia, cujo nome científico é Neomarica Candida, é uma planta muito conhecida entre os paisagistas devido a sua beleza encantadora e pelo seu formato exótico. É uma opção bastante recorrente entre esses profissionais, já que, além de ser linda, exige pouquíssimos cuidados e quase nenhuma manutenção.

É uma flor com uma folhagem diferente e sua coloração é muito comum nos tons de azul e roxo. Com origem na América do Sul, é uma planta que está adaptada ao clima e pode ser muito bem cultivada em quase todas as regiões do Brasil.

Não é uma flor difícil de ser encontrada, apesar de sua beleza ser diferente. Assim, em qualquer loja de paisagismo e floricultura mais especializada você poderá encontrar uma muda dessa planta charmosa.

Se você já gostou da planta Íris da praia e quer entender mais sobre ela, sobre seu cultivo e afins, continue acompanhando o artigo abaixo!

Taxonomia da planta Íris da praia

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Liliopsida;
  • Ordem: Asparagales
  • Família: Iridaceae
  • Gênero: Iris
  • Espécie: cerca de 2.244 espécies, 66 gêneros e 7 subfamílias.

Características da Íris da praia

A Íris da praia pode também ser encontrada por lírio-roxo, lírio roxo das pedras, doze-apóstolos e falso-íris. É uma planta herbácea, ou seja, caracterizada por ter uma estrutura de caule mais macia e maleável, além disso, também tem com ciclo de vida anual (ou seja, é perene) e podem germinar por meses.

Essa planta consegue se desenvolver e sua altura fica em torno de 40 a 90 cm. Assim como outras plantas herbáceas, não é alta e pode ter características de planta rasteira.

As folhas da Íris da praia são laminares, brilhantes e tem um formato em leque. Suas flores ficam em suas hastes maiores e possui flores brancas que podem ter manchas de tom azul e roxo.

Acima, neste artigo, citamos o fato da flor ser exótica e isso se dá, justamente, pelo formato: são 3 pétalas maiores horizontais e outras três pétalas enroladas em uma posição de contraste.

Por fim, seu uso mais corriqueiro é em jardins maiores ou em vasos, podendo ser ótimos presentes para aquelas pessoas que estão começando na jardinagem e ainda não tem tantas facilidades no cultivo.

Cuidados com a planta Íris da praia

Como mencionado acima, a íris da praia não é uma planta que requer super manutenção ou necessidade de muito do seu tempo, porém, os poucos cuidados necessários devem ser feitos da melhor maneira.

Lembre-se que suas plantas duram conforme o tempo que você passa cuidando delas e de como todo esse processo é feito.

Clima: o clima ideal para a Íris da praia é o tropical, subtropical, oceânico, equatorial e mediterrâneo. Isso quer dizer que, no geral, é uma planta que se dá bem com o clima mais quente e com exposição mediana ao sol – tanto que sua floração atinge o ápice durante o verão.

Rega: as regas na Íris da praia devem ser regulares e o ideal é sempre manter o solo levemente úmido e, lembre-se: sem exageros para não afogá-las.

Solo: o solo ideal para plantar a flor Íris da praia é um solo fertil e que tenha bastante matéria orgânica natural (como casca de frutas e farinha de ossos, por exemplo). Além disso, é importante que o substrato seja bastante drenável e, para melhorar essa condição, você pode acrescentar um pouco de areia na mistura.

Poda: não há restrições em relação a poda da Íris da praia. Assim, você pode seguir com as podas em folhas e galhos mais secos e, inclusive, fazer a poda para controlar seu tamanho.

Adubação: no caso da adubação da flor Íris da praia, você pode fazê-la a cada 30 dias e, durante toda a sua floração, é possível utilizar o NPK 4-14-8. Prefira fazer o processo de fertilização na parte da manhã ou final de tarde – períodos em que o sol não está forte.

Propagação da Íris da praia

A Íris da praia pode ser encontrada em mudas em lojas especializadas e também enquanto sementes. Normalmente, após as flores morrerem, novos brotos vão aparecendo – o que faz com que as hastes pesem e toquem no chão, onde criam suas raízes e novas mudas podem aparecer.

SHOPEE.COM.BR

100 Sementes De Íris Da Praia

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.