Flores

Ixia: encante-se com a beleza dessa flor!

A Ixia é um decídua planta bulbosa pertencente à família Iridaceae, nativa da África. Cientificamente é conhecida como Ixia Hybrids, mas também recebe o nome de Dichone Salib e Ixia Flexuosa.

As folhas crescem em forma de roseta, são alongadas e muito finas, de cor verde.

As flores surgem na primavera ou no final do verão. Suas principais características são as de ter uma forma de estrela, e diferentes cores brilhantes, que vão do rosa ao lilás, passando por branco e amarelo, contrastando com o centro escuro.

No caso da flor ixia, a altura média que ela chega é 40 centímetros. Porém, algumas podem superar essa medida e chegar a medir 60 centímetros.

A floração é bastante durável e apenas pelo fato de ser tão ornamental, faz com que a Ixia seja usada para a produção de flores de corte, graças aos híbridos de flores de cores específicas.

O fruto é uma cápsula com cerca de 2cm de comprimento, dentro da qual estão pequenas sementes duras e castanhas com 0,5cm de diâmetro.

A adaptação da flor Ixia

A Ixia se adapta bem a várias situações, falando do seu uso para decoração. Ela pode ser cultivada tanto dentro de vasos como pode servir para projetos paisagísticos de jardins, muito usada, neste caso, para fazer bordaduras. Já para quem tem quintal, a planta pode ser uma solução para fazer um lindíssimo canteiro.

Quando é plantada em uma região cujo o clima é mais frio, se adapta melhor, porém não quer dizer que ela não suporta o calor. No primeiro caso, quando as flores aparecem são mais bonitas, em maior quantidade e com a cor mais viva.

É uma planta muito procurada para projetos de paisagismo justamente pela variedade como se apresentam as pétalas das flores, são muitas tonalidades. Além disso, o fato de ser uma flor que não encontra problemas em dividir espaço com outras de espécies diferentes.

Como cultivar a flor Ixia

Agora que conhecemos as principais características da Ixia, vamos saber quais são os cuidados que ele requer.

Luminosidade

Essa planta gosta de sol pleno ou pelo menos o sol da tarde, mais forte, para estimular e manter sua floração. Se a região for muito quente, a meia sombra é o melhor.

Regas

Por ser uma planta que gosta de bastante sol, ela também precisa que as regas sejam mantidas com certa frequência para não desidratar. Uma vez por semana é o bastante.

Fase de hibernação

Quando chega o inverno, a ixia entra em dormência para poupar energia. No seu bulbo ficam armazenados água e nutrientes para manter a planta viva, sem que ninguém precise cuidar, quando ela está no seu habitat natural.

Depois, quando o inverno passa, ela acorda e volta a ficar verdinha, se preparando para florir outra vez. Para que isso aconteça, regue a planta apenas uma vez durante o outono e não faça podas após o término da floração. Deixe ela na sua estrutura natural, que é importante para alimentar o bulbo e garantir as reservas durante a dormência.

Plantio

Você pode comprar bulbos de ixia para começar o seu cultivo. Escolha os bulbos de uma loja de boa procedência para garantir a qualidade deles.

Prepare um vaso com uma terra bem adubada, rica em matéria orgânica. Coloque os bulbos nesse vaso para gerar as mudas. Pode colocar mais um bulbo no mesmo vaso.

SHOPEE.COM.BR

1kg Terra Preta Adubada Com Esterco E Húmus De Minhoca Top Para Vasos E Jardins

Faça uma rega e aguarde pelo menos 15 dias para começar a brotar. Quando as mudas estiverem maiores, pode replantá-las cada uma em um vaso diferente ou no jardim, preparando uma nova terra bem adubada.

Esse plantio pode ser feito no começo do outono, pois a primavera é a época em que a planta está no seu ponto alto de produção, então vai facilitar o desenvolvimento da muda. O melhor é esperar até que passe a primavera para fazer o transplante de vaso, assim você não prejudica o desenvolvimento da planta.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.