Flores

Jacarandá mimoso: árvore ornamental perfeita para arborização urbana

De nome científico Jacaranda Mimosifolia, o jacarandá mimoso é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativo da Argentina, Bolívia e Sul do Brasil.

Espécie pioneira de grande valor ornamental pelo porte e delicadeza de suas folhas, cor e abundância de suas flores, comumente utilizada no paisagismo de avenidas e parques. Floresce entre os meses de agosto e novembro, a maturação dos frutos ocorre de maio a setembro, com a planta despida da folhagem.

Características

O Jacarandá Mimoso é uma árvore de porte médio, que atinge cerca de 15 metros. De copa rala, arredondada a irregular, folhagem delicada, é uma árvore decídua a semi-decídua. Seu caule, 30 a 40 cm de diâmetro, é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade.

Suas folhas, que medem 40 cm de comprimento, são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais delicados, de coloração verde-clara acinzentada, e se concentram na extremidade dos ramos. No inverno, o jacarandá mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores na primavera.

Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, de coloração azul ou arroxeada, em forma de trompete e arranjadas em inflorescências do tipo panícula. A floração se estende por toda a primavera e início do verão.

Flor

Os frutos surgem no outono, e possuem uma cápsula lenhosa, muito dura, oval, achatada, com numerosas e pequena sementes.

É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas.

É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol. Muitos países utilizam o jacarandá mimoso na arborização de grandes cidades, entre estes podemos citar a Argentina, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e México, entre outros.

Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada. Ela é empregada, por exemplo, na indústria moveleira, pisos laminados e em aplicações no interior de automóveis de luxo.

folha

Cultivo do jacarandá mimoso

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e arenoso.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Não tolera secas prolongadas, regar todos os dias até 15 dias após o plantio, se não houver chuvas.

Uma aplicação anual de 10-10-10 fertilizantes será suficiente para o jacarandá florescer. Aplicar na projeção da copa, nunca junto ao caule.

Não necessita podas, a forma de um jacarandá é a de um guarda-chuva, com a poda, surgem galhos verticais que alteram essa forma.

Quando jovem, não tolera frio excessivo, mas torna-se mais resistente ao frio com o tempo. Não tolera secas prologadas, ventos fortes ou a salinidade no solo. É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das enfermidades. Multiplica-se por sementes.

Fruto

Produção de mudas

Propagação do jacarandá mimoso por semente

A propagação do jacarandá mimoso por semente é simples, você apenas deve seguir alguns passos. O primeiro passo é colher um fruto da árvore e retirar dele a semente, depois, deixe a semente embebida em água por pelo menos 24 horas, por fim, é só fazer o plantio em terra propícia como já antes mencionado.

A germinação começa em torno de 10 a 12 dias após o plantio e pode continuar até 2 meses. Para replantar o jacarandá em um lugar maior, espere pelo menos 8 meses, pois ele estará mais resistente para passar por esse processo. Como a propagação por semente leva mais tempo para se ver resultado, esse método não é muito utilizado pelas pessoas, que acabam preferindo as mudas.

Propagação do jacarandá mimoso por haste

A propagação do jacarandá mimoso por haste ou enxerto é uma dica para quem quer fazer um clone exato de sua árvore, já que nesse processo todas as características genéticas da árvore são mantidas, diferente da propagação por semente. Então, se sua árvore é sempre bem florida e você quer manter isso, essa opção é ideal para você.

Para fazer o enxerto, você precisa cortar uma haste do seu jacarandá e implantar em outra árvore. Corte um pedaço superficial da casca da outra espécie e junte bem ao corte a haste do jacarandá, prenda com algum fio para dar suporte, a haste deve permanecer grudada até começar a crescer e se desenvolver.

Propagação do jacarandá mimoso por divisão

A propagação do jacarandá mimosos por divisão é a comum propagação por muda, geralmente se dá através da poda. Aproveite a poda da sua árvore para dividi-la em várias mudas que poderão ser replantadas para se tornarem novas árvores.

Pegue uma muda saudável e retire todas as ramificações que tiver, deixando apenas uma estaca mais grossa, em seguida, plante à estaca em terra propícia e regue um pouco para mantê-la hidratada, procure fazer o replantio em dias de bastante sol.

Problemas comuns do jacarandá mimoso

Os problemas que podem vir a atingir o jacarandá mimoso são as pragas e as doenças. As pragas que mais o afetam são os pulgões e as moscas-brancas, eles costumam ficar em novos galhos, folhas e flores. Uma forma eficaz de removê-los é por meio da poda, mas se seu jacarandá já tiver sido podado, você pode fazer uma mistura de óleo de Nim, sabão pesticida e água e borrifar nos galhos.

Já as doenças que mais o atingem são os fungos, eles aparecem quando há excesso de água no solo, prejudicando as raízes. Para evitá-los, reduza a frequência de rega e borrife uma loção fungicida.

Aproveite todas as nossas dicas para comprar uma muda dessa incrível árvore chamada jacarandá mimoso, tenho certeza de que você vai amar, pois suas flores além de lindas tem uma leve fragrância que se intensifica na primavera.

Ele é fácil de cuidar e muito resistente, além de possuir um crescimento acelerado, plante um em seu quintal e vai poder ver sua evolução dia após dia.

Um fato muito interessante sobre o jacarandá é que seu óleo é usado medicinalmente para tratar doenças como epilepsia e falta de apetite.

Espero que nosso artigo tenha sido útil para você, até a próxima.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.