Flores Ornamentais

Jacinto: Saiba como cultivar estas lindas e coloridas plantas

Jacinto, de nome científico Hyacinthus orientalis, é uma flor originária da Ásia, Europa e África, muito conhecida por sua beleza.

Hyacinthus é um pequeno gênero que compreende várias espécies de plantas bulbosas, mas praticamente todas as variedades de jardim são cultivares de Hyacinthus orientalis.

A espécie também é comumente conhecida como jacinto holandês ou simplesmente jacinto de jardim. Não está relacionado com a planta do feijão jacinto, uma planta de ervilha.

A planta de espécie pura produz cachos de flores roxas perfurantes e brilhantes em cachos que emergem de um pequeno conjunto arqueado de folhas semelhantes a tiras, mas algumas cultivares produzem flores rosa, vermelhas, azuis, amarelas, corais ou brancas.

Ao ar livre, o jacinto floresce no início da primavera, mas quando cultivado em ambientes fechados, muitas vezes é forçado a florescer sazonalmente ao esfriar os bulbos antes do plantio. As suas flores duram mais do que a maioria dos bulbos – cerca de duas semanas, às vezes mais.

Além disso, quando plantados ao ar livre, os bulbos de jacinto podem durar cerca de três a quatro estações de crescimento se cultivados em um local com invernos frios. Dentro de casa, eles geralmente são tratados como anuais.


Simbolismo da flor jacinto

O nome jacinto vem da mitologia grega e de uma lenda sobre jacinto, um homem acidentalmente morto pelo deus Apolo. De seu sangue brotou uma linda flor. Esta flor e suas diferentes cores têm significados diferentes, mas alguns significados predominantes são o perdão, o ciúme, a tristeza e a espiritualidade.

Jacinto – Dicas de cultivo

Você pode cultivar jacintos dentro de casa. Normalmente não são cultivados como uma planta perene, mas são fáceis de cultivar em ambientes fechados, desde que você possa tolerar sua fragrância intensa que algumas pessoas acham avassaladora.

Após a floração, a folhagem é indefinida, e a maioria dos jardineiros trata os jacintos como anuais sazonais. Muitos compram novos bulbos a cada ano, refrigerando-os e envasando-os em uma linha do tempo que garante a floração do inverno ou do início da primavera. Eles costumam descartar os bulbos depois que as flores murcham.

Como cultivar bulbos de jacinto

Para florescer adequadamente no momento desejado, os bulbos de jacinto devem ser resfriados em um local escuro a uma temperatura de 1,6 a 8,8 graus Celsius por pelo menos 13 semanas. Você pode resfriar os bulbos antes ou depois de plantá-los em vasos.

Para refrigeração na geladeira, certifique-se de não armazenar os bulbos ao lado de frutas, que libera gás etileno que arruinará os embriões de flores dentro dos bulbos.

Luz solar

Depois que os bulbos forem resfriados e plantados, coloque os bulbos de jacinto em vaso em um local relativamente fresco e escuro até que as folhas germinadas tenham cerca de 5 cm de altura e, em seguida, mova o recipiente para perto de uma janela que receba luz indireta.

Quando os bulbos começarem a mostrar cor, mova-os para um local de pleno sol durante todo o período de floração.

Temperatura e umidade

Jacintos geralmente preferem temperaturas frias, como as encontradas ao ar livre no início da primavera. Mantê-los em um local fresco prolongará o tempo de floração.

Rega

Mantenha o solo úmido enquanto os bulbos estão brotando e estabelecendo raízes, mas diminua a rega quando a floração começar, especialmente se você planeja replantar os bulbos ao ar livre.

Fertilizante

Os bulbos já possuem o embrião das flores do próximo ano dentro deles, então não é necessário fertilizá-los na época do plantio. Cuidado para não fertilizar demais!

Poda e manutenção

Se você estiver tratando os jacintos como anuais, simplesmente descarte os bulbos e o solo quando as flores murcharem. Se você quiser plantar os bulbos ao ar livre, coloque os vasos em um local fresco e escuro e deixe a folhagem secar e morrer.

Em seguida, remova os bulbos e plante-os ao ar livre quando o solo aquecer. Os bulbos não florescerão na primeira temporada ao ar livre, mas quando passarem pelo próximo período de resfriamento do inverno, você pode esperar que os bulbos floresçam por pelo menos dois ou três anos.

Recipiente e tamanho

Jacintos são adequados para vasos de bulbo, idealmente aqueles feitos de terracota. Com sua base mais larga e altura mais curta do que os potes padrão, estes vasos são projetados especificamente para este tipo de planta.

Um bulbo de 10 centímetros de diâmetro é grande o suficiente para um único bulbo, e normalmente você pode encaixar três bulbos em um pote de 15 centímetros de diâmetro.

Envasamento de solo e drenagem

Use solo de envasamento estéril de boa qualidade padrão. Certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem, mas não há necessidade de uma camada de cascalho no fundo, nem é necessário colocar o vaso em uma bandeja de pedrinhas para ajudar na drenagem.

O solo comum para vasos geralmente é poroso o suficiente para evitar que os bulbos apodreçam, desde que o vaso tenha orifícios de drenagem.

Envasamento e replantio de bulbos de jacinto

Encha o vaso de bulbos até a metade com terra para vasos e coloque cada bulbo com o lado pontiagudo para cima e o lado da raiz para baixo no solo. Adicione terra para vasos até que as pontas dos bulbos fiquem expostas. Certifique-se de que os bulbos não estejam totalmente enterrados.

Em seguida, empurre suavemente o solo para baixo, de modo que fique pelo menos 1,2 cm abaixo da borda do vaso. Isso evita que o solo seja lavado durante a rega. Por fim, regue bem os vasos. Uma vez que as folhas começam a crescer, você pode esperar flores em cerca de três semanas.

Movendo jacintos ao ar livre para o verão

Jacintos são geralmente tratados como anuais e descartados após o período de floração. No entanto, você pode desenterrar os bulbos em vasos e replantá-los ao ar livre se você mora em um clima onde eles receberão o período de resfriamento de inverno necessário. Mas não funciona muito bem trazê-los de volta para dentro de casa para outra estação de crescimento interno.

Os bulbos plantados ao ar livre após o período interno normalmente não florescerão por um ano inteiro até que tenham passado por outro período de resfriamento de inverno.

Jacintos sem solo

Jacintos também podem ser cultivados em água em copos especialmente projetados para a planta. Os copos de jacinto têm a forma de uma ampulheta que permite que o fundo do bulbo fique seco e as raízes fiquem na água.

Outra maneira de cultivar jacintos é encher um prato raso ou tigela com 5 a 7 centímetros de seixos. Coloque os bulbos em cima dos seixos, com o lado pontiagudo para cima e o lado da raiz para baixo.

Em seguida, encha o prato ou tigela com mais pedrinhas, assim como faria com o solo, até que apenas o terço superior do bulbo fique visível. Despeje água suficiente para que o fundo do bulbo fique logo acima da água; raízes se formarão e crescerão na água. Certifique-se de que a parte inferior do bulbo não esteja na água ou ela apodrecerá. Mantenha a água constante nesse nível, reabastecendo conforme necessário.

Os requisitos de temperatura e luz são os mesmos para os jacintos cultivados em terra para vasos.

Cuidado! O jacinto é uma planta tóxica

Os jacintos contêm compostos alcalóides que são tóxicos para humanos e animais. As toxinas estão mais concentradas nos bulbos, com as flores e folhas contendo apenas pequenas quantidades.

Consumir bulbos é potencialmente fatal, e algumas pessoas experimentam irritação na pele ao manuseá-las.

Cães e gatos que ingerem folhas e flores às vezes experimentam dores de estômago e outros sintomas. Há casos de cães que morrem depois de comer vários bulbos de jacinto, mas as mortes de animais de estimação não são comuns.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.