Árvores Flores Plantas

Jasmim do caribe: aprenda como cuidar da Plumeria Pudica

A Plumeria Pudica, popularmente conhecida como jasmim do caribe é uma espécie nativa das regiões da Colômbia e Venezuela. É amplamente plantada em jardins e cinturões verdes como uma pequena árvore ou arbusto.

A jasmim do caribe não é difícil de cultivar com nutrição e luz solar suficientes. Com uma forma atraente e flores simples e elegantes, leva sofisticação a todo tipo de jardim.

Vale mencionar que esta planta pode crescer ate 5 metros de altura e tem um crescimento rápido se comparado com outras espécies.

As folhas da Plumeria pudica são longas e em forma de colher e se mantêm durante todo o ano em climas quentes. Primordialmente as folhas não são afetados pela ferrugem como algumas das outras variedades de plumeria.

Além disso as flores da Plumeria pudica são geralmente brancas e sem cheiro, mas também há uma variedade rosa claro disponível que tem uma leve fragrância.

Foto / Revista Natureza

Como plantar a jasmim do caribe

Antes de mais nada a plumeria pudica exigirá pleno sol ou sombra parcial em seu jardim. 

Além disso esse tipo de planta não e muito tolerante ao clima frio, então considere plantar o jasmim do caribe em um vaso com furos de drenagem.

Certamente quando fizer isso e caso a temperatura ambiente diminua bastante você pode colocar as flores cultivando em vasos para dentro de casa.

Primordialmente é melhor plantar sua plumeria pudica no início da primavera ou a qualquer momento durante o clima quente da estação de crescimento.

Veja abaixo como propagar a planta jasmim do caribe:

  1. Depois de cortar um galho, remova as folhas maiores do topo.
  2. Permita que a extremidade cortada fique com torrão de terra por alguns dias antes de tentar enraizá-la, ou ela pode apenas apodrecer.
  3. Mergulhe a ponta cortada no hormônio de enraizamento e, em seguida, coloque-a em um meio feito com solo e areia.
  4. Pulverize o corte regularmente ou coloque-o em um ambiente úmido mas não o regue.
  5. Uma vez que você veja um novo crescimento no corte, isso é um sinal de que ele criou raízes.
  6. Agora você pode regá-la, fertilizá-la, tratá-la como se fosse a planta de origem.

Como mencionado acima essa planta pode chegar ate 5 metros dependendo da espécie então deixe uma distancia entre elas de pelo menos 3 metros.

Foto / Florafinder

Como cuidar da planta jasmim do caribe

É importante saber cultivar de maneira certa a plumeria pudica, além de manter sua planta saudável, lhe garantirá lindas flores brancas.

Segue abaixo os principais cuidados que você tem que ter no cultivo desta planta:

Clima

As plantas de jasmim do caribe crescem melhor em climas quentes porque não toleram temperaturas congelantes.

Contudo se acontecer de as temperaturas baixarem muito você pode colocar a planta dentro de casa caso tenha plantado em vasos.

Vale mencionar que em áreas ventosas, as plantas podem exigir estacas para mantê-las na posição vertical.

Solo

Em um vaso, elas precisam ser plantadas em uma mistura de drenagem rápida, que não retenha muita umidade.

Você não precisa necessariamente comprar uma mistura especial, eles crescerão muito bem em um solo de uso geral.

Plumerias gostam de solo levemente ácido e de fácil drenagem para que não fique encharcado.

Exposição solar

A Plumeria pudica precisa de pelo menos seis horas de luz solar por dia para florescer bem.

Se sua plumeria pudica estiver localizada em um local com sombra, talvez seja necessário movê-la para um local que receba mais luz solar para ajudá-la a florescer melhor.

Para evitar queimaduras solares, coloque-o em um local com sombra por alguns dias e, gradualmente, introduza-o em um local de pleno sol.

Rega

Plumerias gostam de muita água durante a estação de crescimento ativo (primavera e verão), mas não toleram excesso de água.

Quando eles são constantemente regados em excesso, o caule apodrece de baixo para cima e, eventualmente, mata a planta.

Para verificar o nível de umidade, enfie o dedo cerca de 3 cm no solo e caso estiver molhado, não regue.

Poda

A poda ajuda a mantê-la pequena e a manter uma forma compacta e mais cheia. 

A jasmim do caribe pode lidar com uma poda bastante severa, mas nunca as corte até o chão.

É melhor podá-las na primavera, ou logo após a floração. 

Além disso a poda incentiva a planta a crescer de novo, e você terá dificuldade em fazer na estação de outono ou inverno.

Use tesouras de poda afiadas (e estéreis) para podar a jasmim do caribe e para garantir um bom corte limpo. 

Você pode lavar seus podadores com água e sabão ou mergulhá-los em álcool para esterilizá-los.

Fertilizante

A quantidade de fertilização que a jasmim do caribe requer é alta, então é vital fornecer fertilizantes durante seu crescimento.

Na primavera e no verão, a planta cresce rapidamente e precisa ser fertilizada mais ou menos uma vez por mês.

Usar fertilizantes de nitrogênio na primavera promove o crescimento da planta, e os fertilizantes de potássio e de fósforo são melhores para a planta no verão.

No outono, aplique alguns fertilizantes orgânicos para aumentar a sua resistência a condições ambientais menos favoráveis. No inverno, a jasmim do caribe entra em dormência e não precisa de fertilização.

Anúncio

Pragas e doenças

Oídio

O oídio é uma doença fúngica que ocorre facilmente em ambientes com altas temperaturas e mal ventilados. Os sintomas desta doença incluem uma aparência inicial de pó branco nas folhas jovens da jasmim do caribe, lento murchamento da planta e eventual morte. Se a infecção não for muito grave, trate-a pulverizando fungicidas e melhorando a ventilação. Se a infecção se tornar grave, a planta doente deve ser retirada rapidamente para evitar infectar outras plantas.

Mancha foliar

A mancha foliar é uma doença bacteriana. Nos estágios iniciais da infecção, as folhas da jasmim do caribe desenvolvem pequenas manchas marrom-escuras que mais tarde aumentam para polígonos e formas irregulares. Em estágios posteriores, as folhas secam. Em um ambiente úmido, partículas pretas podem aparecer nas manchas. Para a prevenção, pulverize bactericidas no início da primavera, cuide bem da planta e frequentemente troque o vaso e substitua o solo. Adicione o fertilizante do fosfato-potássio para prevenir eficazmente a mancha foliar. Se a planta já estiver infectada, remova as folhas doentes rapidamente e pulverize bactericidas.

Ferrugem

A ferrugem é uma doença fúngica que pode prejudicar os caules, folhas e frutos da jasmim-do-caribe. Quando infectadas, as costas das folhas desenvolvem pústulas amarelo-alaranjadas e as superfícies das folhas apresentam pequenas manchas amarelo-claras. Quando a infecção se torna grave, as pústulas derramam água excessivamente e a planta seca depois de perder muita água por evaporação. Se estiver infectada, remova as folhas doentes rapidamente e pulverize fungicidas na planta.

Cochonilhas-de-escama

Os cochonilhas-de-escama prejudicam principalmente as folhas e pontas de novos ramos da jasmim do caribe. Eles sugam a seiva da planta, fazendo com que as folhas fiquem amarelas e murchem. Eles também segregam um lodo que pode atrair a fumagina, afetando a fotossíntese e levando à morte da planta, no caso de uma infestação grave. Se os cochonilhas-de-escama forem encontrados na planta, molhe um pano com água e sabão e limpe-os, e depois pulverize pesticidas para matá-los. Repita o processo uma vez por semana até que as pragas sejam totalmente exterminadas.

Outras pragas ou doenças

Além disso, existem algumas outras pragas e doenças menos comuns que exigem sua atenção.

  • Ácaros Tetranychidae
  • Tripes
  • Cupins

Problemas comuns e como resolver

Certamente após ter plantado do jeito que mostramos e também mantendo os cuidados que mencionamos alguns problemas podem acontecer.

Por isso mostraremos os mais comuns e qual e a causa e como resolver para você manter a planta jasmim do caribe com as flores brancas belas e exuberante.

Apodrecimento do caule

Se o caule estiver mole e apodrecendo na base, você tem um problema mais sério. A podridão do caule é causada pelo excesso de água. 

Se não for tratada a planta jasmim do caribe morrerá com certeza. 

Se a podridão não for muito grave, você pode salvá-la cortando os caules ou galhos saudáveis ​​e enraizando-os.

A planta jasmim do caribe não esta florescendo

Esta é provavelmente e uma pergunta comum que fazem sobre o cultivo da planta e a principal causa e a falta de fertilizante.

Então quando não estiver florescendo aplique fertilizante duas vezes por semana e acompanhe o crescimento.

Recomendamos aplicar um fertilizante liquido e pode fazer um caseiro caso queira.

A ponta dos galhos da planta jasmim do caribe esta apodrecendo

Certamente a podridão da ponta pode acontecer se a água entrar no topo de um galho ou se houver algum tipo de ferida. 

Geralmente a ponta da jasmim do caribe ficará cinza, marrom ou preta e ficará mole.

Se não for tratada, a podridão se espalhará e poderá matar a planta. Você pode salvar sua plumeria pudica podando todos os pedaços apodrecidos do caule.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.