Árvores

Jatobá: como plantar essa árvore cheia de benefícios

Hymenaea courbaril, mais conhecida como “jatoba” é uma árvore nativa do Brasil, encontrada na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado com ocorrências do Piauí até o Paraná.

A origem de seu nome vem do tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”. No passado, foi muito utilizada pelos povos indígenas em momentos de meditação. Assim, o jatobazeiro passou a ser considerado um patrimônio sagrado brasileiro.

Ainda hoje, sua farinha é bastante consumida no meio rural, seja na forma natural ou na forma de pães, biscoitos, bolos, batida com leite ou como ingrediente em vitaminas de frutas.

Apesar de apresentar um crescimento lento, a árvore alcança até 40 metros de altura e tem um tronco com diâmetro de quase um metro. Sua madeira é bastante utilizada para construção em vigas, portas, tacos, tábuas, além de ser empregada em objetos de arte, peças decorativas e móveis de luxo. Por esse motivo, é uma das madeiras mais valiosas do mundo.

Seu fruto fica maduro entre os meses de julho a setembro; possui casca dura e em média duas sementes por fruto. No interior, a polpa é um pó verde amarelado com forte odor, que é comestível.

A polpa é rica em ferro e é indicada para pessoas que apresentam alto grau de anemia. A casca também é aproveitada para chá. É uma planta com uso medicinal e pesquisas atuais indicam que o jatobá pode ser utilizado para combater alguns tipos de câncer. 

A seiva do jatobá é obtida por meio da perfuração do tronco e é utilizada tradicionalmente como curativa para diversas enfermidades, incluindo a anemia, convalescença e problemas pulmonares.

Árvore de jatobá

Como Plantar Jatobá em Casa

1°. Passo:

Para cultivar a Planta de Jatobá você pode optar pelo plantio das mudas, adquiridas em viveiros e lojas de jardinagem, ou iniciar seu cultivo a partir das sementes.

Para plantar o fruto a partir das sementes você deve colher as sementes da própria árvore de Jatobá ou esperar para que os frutos caiam no chão, já que o fruto é bastante resistente.

Além disso, você também pode fazer a aquisição de suas sementes em lojas especializadas, viveiros, feiras livres, entre outras. Mas, ao colher as sementes do próprio fruto, lembramos que ele é bastante resistente, sendo muito difícil de abri-lo por causa de sua casca dura.

No interior do fruto existe uma polpa que é um pó verde amarelado comestível.

2°. Passo:

A coleta da fruta também é delicada, se tiver a oportunidade de colher o fruto da própria árvore da Jatobá leve uma tesoura de poda com um extensor (por causa da altura da árvore), isso irá facilitar seu trabalho.

Já na hora de quebrar a casca do fruto para extrair sua polpa e coletar as sementes, aconselhamos que use algo bastante resistente como um pedaço de madeira, martelo, uma barra de ferro, ou outro utensilio resistente que tenha em mãos.

3°. Passo:

Feito o passo anterior, despolpe a semente e lave-a muito bem. Para que consiga a germinação da semente de Jatobá você terá que romper o tegumento da semente, esse tegumento é responsável por proteger o embrião e é popularmente conhecido como casca que reveste a semente.

Para tegumentar a semente é preciso lixar, com muito cuidado para não danificar o embrião, a superfície da semente.

Essa raspagem não pode ser feita no local que irá nascer a raiz da muda (radícula), ou seja não pode ser feito a raspagem  na cicatriz da semente, pois isso prejudicará a germinação.

Ao remover essa proteção da semente você irá facilitar a germinação, já que irá facilitar a entrada de água para o processo de germinação.

Semente de jatobá

4°. Passo:

Feito a ruptura do tegumento da semente coloque-a de molho na água por 48 horas, é importante que você troque a água a cada 12 horas.

Ao final das 48 horas a semente terá absorvido água o suficiente para iniciar o processo de germinação de mudas.

5°. Passo:

Prepare o substrato para plantar a semente, par isso coloque duas partes de terra de subsolo para uma parte de esterco curtido e uma parte de areia. Além disso, para facilitar o processo de germinação, na hora em que for plantar a semente coloque-a de lado na cova e não de pé.

Lembrando, que inicialmente esse plantio das sementes pode ser feito em um recipiente menor, que pode ser um vaso, lata ou caixa de leite, panelas velhas, entre outros.

Ao plantar mais de uma semente mantenha uma distância de 10 cm entre elas, além disso o ideal é que cada uma seja plantada com cerca de 1 cm de profundidade. Após mais ou menos 6 meses a muda já estará pronta.

Muda de jatoba

6°. Passo:

Quando as mudas atingirem 30 cm de altura já podem ser transplantadas para o local definitivo de cultivo, que deve ter espaço suficiente para comportar uma árvore como a de jatobá, já que essa é uma árvore de porte grande, portanto o ideal é que realize o plantio definitivo em seu jardim, pomar ou sitio.

A época do ano considerada ideal para o plantio do jatobá é no verão, além disso, para que a planta possa se desenvolver com qualidade ela deve ser transplantada em um local de sombreamento parcial.

Colheita: 

A árvore frutifica após 4 anos do plantio da muda, sendo que a colheita dos frutos deve ser feita diretamente da árvore, ou colhidos do chão, já que os frutos também podem cair espontaneamente.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.