Frutíferas Plantas

Limão: as incríveis propriedades desse fruto e suas variedades

As propriedades e benefícios do limão são realmente incríveis! Não é por acaso que os romanos, que já conheciam o limão (como mostram alguns afrescos encontrados em Pompéia), o consideravam “um artigo de luxo”. As origens do limão são incertas, mas presume-se que as primeiras árvores foram cultivadas no Extremo Oriente e que sua difusão no Mediterrâneo como produto alimentar remonta a tempos mais modernos. À partir do século X a Itália começou a cultivar limões : o primeiro cultivo europeu está ligado à Sicília. Remonta a alguns anos atrás, no entanto, a descoberta excepcional do limão mais antigo no Mediterrâneo (de 14 DC) foi em uma escavação do Fórum Romano, que trouxe à luz a Prisão Mamertina, a lendária prisão de Pôncio e dos apóstolos Pedro e Paulo de acordo com a hagiografia cristã.

Hoje, como não podia deixar de ser, o limão é apreciado e explorado pela presença de vitamina C : basta pensar que na Grécia antiga essa fruta era “prescrita” como antídoto para os venenos, e que todos os grandes manuais médicos falaram sobre ela, reconhecendo sua eficácia contra inflamação e intoxicação . Diz-se que o imperador romano Nero estava obcecado com a ideia de ser envenenado e que, por causa desse medo, deixava a ordem para estocar limões.

De qualquer forma, nas Américas, o limão chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis, no século XVI. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor mundial dessa fruta, especialmente do limão Tahiti, que é um fruto híbrido, resultante de uma enxertia da lima da Pérsia sobre o limão cravo (cavalo), motivo pelo qual não apresenta sementes. Por ser um híbrido, muitos não consideram o limão Tahiti um limão, mas uma “lima ácida”, tanto que em inglês essa variedade chama-se “lime” enquanto o limão siciliano é chamado “lemon”.

A origem da palavra limão

Seu signifiacado vem do árabe laimun / limun, que significa “fruta cítrica”. Alguns etimologistas acreditam que a palavra limão teria chegado à língua portuguesa por influência do francês antigo limon. No entanto, a raiz etimológica desta palavra é oriunda do árabe li mun / limun, que, supostamente, deriva do chinês limung.

Variedades de limão

O limão é um fruto fácil de ser encontrado em todo o Brasil, já que é gerado durante todo o ano, nas suas diversas variedades, embora seja mais produtivo de dezembro a maio.

Em geral, todas as variedades do limão apresentam aspectos básicos semelhantes, ficando a diferenciação na cor, tamanho, forma e textura da casca, que pode ser desde lisa, como no limão galego, até muito enrugada, como no limão cravo.

Variam do verde-escuro do limão Tahiti, ao amarelo-claro dos limões siciliano e galego, passando pelo laranja do limão cravo.

limão (Citrus x limon) é uma árvore da família das rutáceas e podemos dizer que existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas no Brasil, são: 

Limão Tahiti:

Refere-se ao híbrido da lima da Pérsia com o limão cravo, motivo pelo qual recebe também o nome de lima ácida. Fruto robusto, de formato arredondado, casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração verde, polpa esbranquiçada, muito suculenta e de qualidade menos ácida. As sementes são ausentes nesta variedade, porque se propaga por enxertia, tendo como base (cavalo), no Brasil, o limão cravo.

Mais adaptado ao clima tropical, necessita de muito sol e umidade controlada para gerar frutos suculentos e graúdos. Devido à sua robustez, é uma variedade que praticamente não necessita do uso de agrotóxicos. Forte e saudável, mesmo cercado pela cultura da laranja, não se contamina, distribui ou dissemina pragas. Tal característica, juntamente com a ausência de sementes, o torna mais adequado economicamente e ao consumo “in natura”.

É o limão de maior valor comercial no Brasil, tendo excelente potencial de exportação. O seu valor de mercado está relacionado à ausência de sementes, cor e aroma exóticos (na Europa) e à sua capacidade de produzir o ano inteiro, apesar de ser mais produtivo de dezembro a maio.

Limão Siciliano:

Este é o limão verdadeiro, ou seja, o limão original. Seu cultivo é abundante, basicamente, em áreas de climas mais frios ou subtropicais, motivo pelo qual é bastante produzido e consumido na Europa, assim como nos países andinos da América Latina. Entretanto, não são facilmente encontrados no Brasil e nas regiões tropicais do mundo. Na falta de sol, apresentam menos suco e mais casca.

Maior e mais alongado, terminando com duas extremidades proeminentes, é de cor amarela, casca grossa, abundante e levemente rugosa, portanto menos suculento.

É uma variedade bem apropriada – pelo seu elevado percentual de casca – para a fabricação do óleo essencial (OE) de limão, de pectina e de farinha.
Seu consumo no Brasil é desaconselhável por sua inadequação ao nosso clima tropical, portanto, custo mais elevado e possível presença de agrotóxicos. 

Limão Galego:

Trata-se de fruto redondo, pequeno e muito suculento. Apresenta casca fina e lisa, de cor verde ou amarela-clara. A polpa tem de cinco a seis sementes, é rica em suco de sabor ácido, porém agradável.

Bastante comum nos quintais do nordeste e centro-oeste brasileiros, onde a produtividade de frutos por pé é exuberante. A planta é de porte médio e produz muito o ano inteiro. Até recentemente era um limão muito popular, mas seu consumo foi substituído pelo limão Tahiti. 

Limão Cravo:

 É uma variedade bem rústica, motivo pelo qual é conhecido por vários nomes regionais: limão rosa, limão capeta, limão vinagre, entre outros. Disseminado pelos passarinhos é comum de ser encontrado no campo e em quintais do interior brasileiro, porém difícil de ser encontrado nas grandes cidades. Parecido com uma tangerina, por ter a casca levemente solta da polpa, além de casca e polpa na cor laranja-avermelhado.

Tem sabor e aroma bem característicos, abundante em sementes e suco ácido, por ser a variedade com menor teor de frutose.

Tem sido usado com sucesso no Brasil como porte (cavalo) para o enxerto do limão Tahiti.

Cientistas começam a estudar o óleo essencial extraído da casca deste limão, que até o momento, apresenta propriedades terapêuticas acima da média, quando comparado às outras variedades. 

Por que o limão é bom para a sua saúde?

O limão é um excelente aliado do sistema imunológico graças à presença da vitamina C e à abundância de antioxidantes , que neutralizam o colesterol. Essa fruta também diminui os níveis de anti-histamínicos porque reforça, de fato, as defesas imunológicas e favorece a circulação sanguínea dos vasos menores, dificultando a vasodilatação, típica de quem sofre de alergia . O ácido cítrico natural contido no limão , por outro lado, atua como um agente alquilante reduzindo a acidez do estômago. Além da vitamina C , o limão também é rico em vitamina B , diminuindo a tensão nervosa e prevenindo o envelhecimento da pele . Você se sente estressado, não muito em forma e sempre cansado? Experimente colocar limão em sua dieta !

Um copo de água e limão por dia

Limões contêm muito pouco açúcares e uma porcentagem muito baixa de calorias (vinte calorias por cem gramas de limões). Também por este motivo, muitos seguem a chamada ” dieta do limão “, que consiste em combinar uma dieta rica em vegetais e condimentos desnatados juntamente com dois copos de água e limão , um logo ao acordar e outro à noite, antes ir dormir. Aqueles que experimentaram tiveram excelentes resultados, mas por quê?

Quais são os benefícios da água e do limão no corpo? Os depoimentos são surpreendentes: alguns relataram imediatamente ter uma pele mais brilhante e mais jovem (uma grande vantagem da Vitamina C!), Outros continuaram a usar esta bebida regularmente, pois podem promover a digestão e estabilidade intestinal. O efeito energizante não fica atrás: o limão , aliás, é uma grande fonte de cálcio , potássio , fósforo (que favorece a concentração) e magnésio. Uma bebida com água e limão também é uma excelente solução contra a halitose e é indicada para quem quer uma barriga chapada. Vale a pena tentar!

O limão é um remédio natural contra a insônia

Parece incrível, mas é uma realidade cientificamente comprovada: o limão ajuda a dormir melhor. Um copo de água morna com casca de limão antes de dormir podem ter efeitos surpreendentes e podem ajudar a superar a insônia do estudo e do estresse, graças à presença da vitamina C na fruta, que atua estimulando a produção de serotonina (o chamado hormônio do bom humor) e hidratando o corpo, proporcionando uma sensação natural de bem-estar e relaxamento.

Experimente limão com gengibre!

Gengibre e limão nunca devem faltar na cozinha. A combinação dos dois sabores (azedo e picante) é imperdível, principalmente se associada a bebidas frescas ou como tempero de saladas. Água, limão e gengibre são os ingredientes perfeitos para uma solução que pode ajudar no metabolismo, estimular a perda de peso e aliviar os efeitos de dores de cabeça, resfriados e gripes.

Como cultivar o limão?

O limoeiro é uma frutífera rústica, que pode ser facilmente cultivada em pomares, quintais e também em vasos, desde que receba os cuidados apropriados. Siga essas dicas de cuidados para garantir uma ótima colheira dos frutos!

Propagação

A propagação do limoeiro acontece por meio do plantio das sementes ou por enxertia, que devem ser adquiridos com fornecedores de confiança ou a partir de mudas saudáveis e fortes.

Como plantar limão no solo?

Entre as frutíferas, o limão não é a mais exigente em relação ao solo e se desenvolve bem em diferentes condições. O mais indicado é que seja um solo leve e profundo.

O local escolhido para o plantio deve receber bastante sol. As covas devem ter, aproximadamente, 50 x 50 cm centímetros (em profundidade e largura) e o solo deve estar molhado para realizar o plantio.

Ao fazer o transplante, retire a muda ou árvore com cuidado mantendo um torrão em torno das raízes (e coloque na mesma posição em que estava no vaso).

Clima

O limoeiro se desenvolve melhor em regiões com temperaturas mais altas, que ajudam no desenvolvimento da árvore e no amadurecimento dos frutos.

Época de plantio

Períodos chuvosos são os mais recomendados. De preferência, escolha um dia com pouco sol para fazer o plantio.

Cuidados

As regas devem ser generosas e realizadas no início da manhã ou final da tarde. Para o limoeira, recomenda-se realizar a poda de limpeza.

Floração e Colheita

Geralmente as flores do limoeiro aparecem nas cores branco ou rosa e são sempre muito perfumadas.

A produção de limões começa a partir do terceiro ano.

Como plantar limão em vaso?

Há muitos tipos de frutíferas que podem ser cultivadas em vaso e o limão é uma delas.

Por ser uma árvore mais rústica, o limoeiro se adapta muito bem ao cultivo em quintais. A dica é adquirir mudas saudáveis, preferencialmente enxertadas e já produzindo.

As variedades de siciliano e galego se adaptam muito bem ao cultivo em vasos, mas há recomendações especiais.

Escolhendo o vaso

Tamanho: o limoeiro deve ser plantado em vasos tenham mais de 25 litros para dar frutos e se desenvolver bem.

Drenagem: é essencial criar uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida, brita ou cascalhos de telhas.

O excesso de água acumulado no fundo do vaso pode danificar as raízes e, consequentemente, a absorção dos nutrientes. Além disso, causa estresse à planta.

Preparo do solo

Deve ser leve e rico em nutrientes. Indicamos a receita: prepare o solo com 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo.

Luminosidade

O vaso precisa ser posicionado em um local que receba luz solar direta por, no mínimo, 4 horas durante o dia. Essa dica é fundamental para vários tipos de frutíferas cultivadas em vasos.

Regas no vaso

A regas devem ser frequentes, mas sem deixar a planta encharcada. A frequência indicada é de uma vez ao dia. No inverno, diminua a frequência. Verifique sempre se o vaso está com uma boa drenagem.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.