Flores Ornamentais

Lírio-da-paz: seus diferentes significados e simbolismos

Cultivar lírios-da-paz dentro de casa possui vários aspectos positivos. Além de trazerem mais beleza e harmonia ao nosso lar, eles também ajudam a purificar o ar, afastar energias negativas e potencializar as energias positivas.

Da mesma família do Antúrio, do Copo-de-Leite e da Comigo-ninguém-pode, o Lírio-da-paz também é conhecido como bandeira-branca e espatifilo. É uma planta da família Araceae cujo nome científico é Spathiphyllum wallisii, baseado no nome de Gustav Wallis, botânico alemão que introduziu mais de 1.000 espécies de plantas na Europa. Original de regiões tropicais da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Brasil), o Lírio-da-paz gosta de climas quentes e úmidos.

A flor do Lírio-da-paz é somente a espiga alongada, responsável pela reprodução da planta. O que a gente pensa que é a flor é uma folha diferenciada – a bráctea – que tem a função de proteger a flor.

Não tolera o frio em excesso nem o sol direto. Por isso se dá tão bem dentro de casa, mas fique atento: Para ter bastante flores, deixe a planta em ambientes bem iluminados, de preferência perto de janelas. Com pouca luminosidade ela não fica tão bonita e dá poucas flores que podem ficar esverdeadas.

O Lírio-da-Paz tem diferentes significados e simbolismos em uma grande variedade de situações. É mais popularmente conhecido como um sinal de paz, inocência, pureza, cura, esperança e prosperidade. Muitas pessoas o cultivam como um símbolo de simpatia, longevidade, beleza, renascimento, castidade ou virtude.

O Lírio-da-Paz como símbolo de paz

Em praticamente todo o mundo, o Lírio-da-Paz é considerado como um sinal de paz e tranquilidade. Sua flor branca lembra a bandeira branca, que é reconhecida em todo o mundo como um sinal de trégua.

Portanto, quem pretende acabar com uma velha rixa com uma pessoa e busca uma reaproximação, enviar Lírios da Paz para essa pessoa pode ser uma ótima ideia. As chances são grandes de que o envio desta flor possa até marcar o início de uma nova e duradoura amizade.

O Lírio-da-Paz como símbolo da inocência e da pureza

A cor branca sempre foi associada à pureza e à castidade, portanto as flores brancas do Lírio-da-Paz também são consideradas um sinal de pureza e de inocência.

De acordo com a antiga arte e ciência chinesa do Feng Shui, o Lírio-da-Paz pode ser associado não só à pureza da alma como também do ambiente onde está inserido. Acredita-se que ao cultivar esta planta em uma casa ela ajudará a eliminar todos os tipos de energia negativa e trazer positividade ao ambiente. Além de trazer tranquilidade, uma das razões de sua popularidade como planta doméstica.

Cientificamente o Lírio-da-Paz também é considerado uma planta purificadora, pois ele ajuda a eliminar as toxinas existentes do ar.

Ainda, conforme o Feng Shui, um Lírio-da-Paz é uma excelente opção para equilibrar as energias de um ambiente. Ele tem a capacidade de converter energias negativas em energias positivas, e é por isso que é uma planta tão procurada para decorar residências e locais de trabalho.

Lírio-da-Paz também significa castidade e virtude

Na religião Cristã, o Lírio-da-Paz é considerado um símbolo de castidade e virtude, portanto ele é frequentemente associado à pureza da Virgem Maria, mãe de Jesus.

Ele também está associado à natureza delicada associada às mulheres e, portanto, é considerado uma ótima escolha para oferecer de presente para uma mulher que esteja se casando e começando uma nova etapa da vida.

Lírio-da-Paz como símbolo de ter esperança

Esta planta vistosa também é considerada como um prenúncio de esperança. Também no Feng Shui, o Lírio-da-Paz acalma e harmoniza a energia de um lugar e aumenta os sentimentos de esperança e harmonia.

Além disso, a capacidade que essa planta tem de florescer estação após estação também significa esperança. Ela é a prova de que sempre há algo de bom e belo pela frente na nossa vida.

Os Lírios da Paz podem ter um grande significado se oferecidos como presente para alguém que acabou de ter um bebê, pois eles não são considerados apenas como uma lembrança perfeita da inocência do bebê, mas também darão esperança aos pais de um futuro brilhante para o seu filho.

Lírio-da-Paz para ajudar na cura de doenças

Outro significado da cultura popular atribuído ao Lírio da Paz está relacionado à cura e à criação do equilíbrio psíquico certo para tornar a vida de uma pessoa mais pacífica e harmoniosa. Esses lírios são um presente ideal para quem está se recuperando de uma doença, como um sinal de desejo de sua contínua recuperação.

Há estudos em que muitas plantas demonstraram ter um impacto positivo na taxa de recuperação dos pacientes hospitalizados, além de reduzirem os sintomas físicos e psicológicos, o Lírio-da-Paz é uma dessas plantas

Lírio-da-Paz como símbolo de prosperidade

O lírio-da-paz é uma planta que foi abençoada com uma folhagem de um verde exuberante e uma abundância de grandes espatas brancas em forma de concha.

Ele pode florescer durante todo o ano, se respeitadas condições e cuidados adequados para isso. Em função dessa característica é que ele é frequentemente associado à abundância e à prosperidade.

Se você está buscando a maneira ideal de desejar a um ente querido uma vida feliz e próspera, os Lírios-da-Paz podem ser uma ótima opção de presente.

Lírio-da-Paz para expressar simpatia

Por ter entre seus simbolismos populares a simpatia, o lírio-da-paz pode ser usado como um atencioso gesto de condolências. Provavelmente você já deve ter visto os Lírios da Paz sendo oferecidos à família de uma pessoa recém falecida como uma expressão de simpatia e solidariedade.

Esse gesto pode ser considerado tanto como uma homenagem viva à pessoa que faleceu, como também uma forma gentil de mostrar simpatia por uma pessoa que perdeu um ente querido.

Lírio-da-Paz como símbolo de longevidade

Oss Lírios-da-Paz são plantas perenes tropicais – uma planta perene é aquela que tem um ciclo de vida longo -. Isso significa que se você cuidar bem do seu Lírio da Paz, ele poderá florescer por anos e continuamente.

Em condições totalmente favoráveis, essa planta pode sobreviver por mais de uma década. Justamente por esse motivo é que esta planta perene se tornou um símbolo de longevidade. Portanto, da próxima vez que você pretender desejar a alguém uma vida longa e saudável, presentear com um Lírio-da-Paz pode ser uma ótima opção.

Lírio-da-Paz simboliza a beleza

Pela sua vivacidade e presença os Lírios-da-Paz são considerados sinônimos de beleza. Essa maravilhosa planta tropical exótica é absolutamente deslumbrante em função de suas flores brancas como a neve e sua folhas verdes escuras exuberantes.

Tamanha é a beleza dessa planta que muitos poetas invariavelmente a utilizam para descrever a atratividade de seus  amores. Se você está fascinado por alguém, essa planta é uma excelente maneira de fazer com que essa pessoa saiba como ela é especial para você e como você a acha bonita.

Lírio-da-Paz como símbolo de renascimento

Os Lírios-da-Paz florescem estação após estação e podem permanecer exuberantes por vário anos. Eles também continuam sempre crescendo ao longo de sua existência, essa característica faz com que essas plantas sejam associadas à ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, é uma planta que simboliza o renascimento da alma e a transcendência espiritual da vida na terra.

Agora que você já sabe os diferentes significados e simbolismos do Lírio-da-paz, aqui vai algumas dicas de como cuidar dessa planta maravilhosa.

Cuidados com o Lírio-da-paz

O Lírio-da-paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. 3 a 4 regas por semana serão o bastante. E nos dias mais úmidos, coloque a mão no solo para ver se precisa regar novamente e borrife água em suas flores.

É uma planta que gosta de sombra, então deixe-a longe da luz direta, mas em ambientes iluminados. Se você perceber que as folhas estão muito amareladas, tente trocar o Lírio-da-paz de lugar, podando as partes que estão amarelas para ver se melhora a sua aparência.

Também é preciso adubar a planta a cada seis meses com adubo orgânico, assim você garante que o Lírio-da-paz cresça forte e bonito.

Pode ser plantado em vasos, canteiros como forração ou embaixo de árvores que lhe dê uma sombra.

Cuidado com crianças e pets: O Lírio-da-paz tem oxalato de cálcio, que causa irritação nas mucosas, se ingerida.

Como cultivar seu Lírio-da-paz

Solo

A preferência do lírio-da-paz é por solos férteis e ricos em matéria orgânica. Para prepará-lo, utilize terra vegetal, areia grossa e húmus de minhoca ou outro composto orgânico. 

Plante preferencialmente no outono ou inverno e na hora de plantar, escolha um vaso que seja bem maior que o torrão, para que a planta tenha espaço para crescer. Coloque cascalho ou argila expandida no fundo para que ele drene bem. Regue bastante após plantar e só adube após uns 30 dias.

Luminosidade

Como essa é uma planta que não precisa de sol frequente, a escolha do local fica mais fácil. 

Deve ser plantada em locais de meia-sombra, que recebem poucas horas de sol direto, mas luz em abundância. A incidência de luminosidade é um fator essencial para o crescimento e floração da planta. Você pode colocar casca de pinus na superfície do vaso para manter a umidade.

Regas

O Lírio-da-paz deve ser regado em abundância, de duas a três vezes por semana. No verão, se as temperaturas da região de cultivo forem muito altas, é preciso regar ainda mais vezes.

Uma forma fácil de identificar a falta de água é quando as folhas ficam murchas e voltadas para baixo. Lembre-se de manter o substrato sempre úmido, porém, evite encharcá-lo para não danificar as raízes. 

Prefira regar sem molhar as flores.Você vai perceber que enquanto ela estiver em crescimento vai precisar de mais água.

Como ela gosta de umidade no ar, evite que fique sempre em ambientes com ar-condicionado e borrife água nas folhas sempre que perceber que elas perderam seu brilho. Pode passar pano úmido também.

Adubo

Excesso de adubo pode fazer com que o lírio-da-paz produza menos flores e suas folhas apresentem pontos marrons. Adubar 3 vezes por ano é o bastante ou quando perceber que a planta não está dando mais flores. Use adubo orgânico para flores.

Mudas

Escolha uma touceira e separe as raízes do torrão “original” com bastante cuidado. Limpe as raízes de torrões compactados ou folhas. Então, coloque-as em outro recipiente, preparado com substrato para plantio rico em matéria-orgânica. 

Posicione o recipiente em um local que receba bastante luz e faça regas frequentes, mas sem encharcar o substrato. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.