Flores Folhagem

Lírio do Amazonas: Veja como cuidar dessa planta!

Eucharis grandiflora é o nome científico do Lírio do Amazonas, um tipo de planta que se caracteriza pela beleza das cores das pétalas, o formato delicado e a longevidade. Que tal cultivar esse lírio no jardim da sua casa? Veja neste artigo tudo o que você precisa saber para cuidar dessa planta. Confira!

As principais características do Lírio do Amazonas

Conhecido como estrela-d’alva, estrela-de-belém e estrela-da-anunciação, o Lírio do Amazonas é uma planta originária da América do Sul e é facilmente encontrado na região da floresta amazônica – no Brasil, assim como na Colômbia e no Peru.

Esse tipo de lírio tem como principais características os bulbos arredondados na parte de dentro que podem medir até 6 cm de diâmetro, além das folhas que podem chegar até 40 cm de comprimento. 

As flores do Lírio do Amazonas são conhecidas pela coloração branca de suas flores. Além do perfume inconfundível, cada uma dessas flores tem seis pétalas que, juntas, formam uma espécie de estrela.

O ciclo de vida do Lírio do Amazonas

O Lírio do Amazonas é uma planta perene, ou seja, possui um ciclo de vida de longa duração, assim pode viver até mais de dois anos, ou mais de dois ciclos sazonais. A época mais comum em que essa planta costuma florescer é na primavera, em razão do clima tropical favorecido durante essa estação.

Você sabia que, na Europa, o lírio é visto como uma planta ornamental? Apesar disso, os europeus não têm muito sucesso no plantio, devido ao clima temperado na maior parte do ano. Para que ela seja criada no continente, é necessário fazer o plantio em estufas.

Como cuidar do Lírio do Amazonas

Por conviver bem com ambientes à meia sombra, o Lírio do Amazonas é uma boa opção para decorar varandas ou a sala de estar. Mas, é preciso tomar alguns cuidados na hora de cultivar a sua planta e para cuidar. Acompanhe.

1. Cultive o lírio à meia sombra

O primeiro passo para cultivar a planta em casa é escolher o local onde ela irá ficar. Por ser uma espécie que não resiste bem à exposição direta à luz do sol, o mais indicado é colocar o vaso em varandas ou próximo a janelas, assim ela poderá absorver os nutrientes necessários.

2. Opte por vasos mais largos

Já sabe qual é o melhor lugar para plantar o seu lírio? Então, agora chegou o momento de fazer a escolha de um vaso para ela. O ideal é apostar em vasos mais largos feitos em cerâmica ou barro. Com isso, você permite que as raízes tenham espaço para crescer e, ao mesmo tempo, facilita a drenagem do solo.

3. Escolha o substrato ideal

O substrato mais adequado para o cultivo do Lírio do Amazonas é aquele que tem como características ser orgânico, arenoso e drenável. Dessa maneira, você garante todos os nutrientes para a planta e evita que as raízes apodreçam devido ao excesso de água.

4. Cuidados com a rega

A rega é um momento delicado na hora de cuidar do seu Lírio do Amazonas. Pois é necessário achar um equilíbrio, deixando a terra do vaso sempre úmida. Para saber o momento ideal de fazer a rega, coloque o dedo no subsolo e se estiver úmido, não precisa molhar o substrato.

5. Criação de mudas de Lírios

Para aquele apaixonado por jardinagem que deseja criar um jardim repleto de mudas de Lírio do Amazonas, o processo é muito simples. Retire um dos bulbos mais novos da planta e faça o replantio em um novo vaso, usando as ferramentas de jardim adequadas. Em seguida, repita o processo de plantio e deixe a sua casa ainda mais florida.

SHOPPE.COM.BR

Forth Flores 400g – Ideal para floração na primavera

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.