Flores Plantas

Margarida: a flor que simboliza a inocência e juventude

Que atire a primeira flor quem nunca brincou de ‘bem-me-quer, mal-me-quer’, desfolhando uma margarida para descobrir se era correspondido pela pessoa amada.

A palavra margarida vem do Latim margarita que significa ‘pérola’. Já na língua inglesa seu nome é traduzido para ‘daisy‘, uma forma alterada da frase ‘day’s eye‘ que significa ‘olho do dia’. Essa tradução por sua vez se encaixa perfeitamente na identidade da flor visto que suas pétalas se fecham durante a noite e voltam a se abrir ao nascer do sol.

A margarida (Bellis perenis ), pertence à família das Asteraceae e são ‘parentes’ dos Girassóis e crisântemos, fazendo assim, uma reunião de vários tipos de flores que se desenvolvem de formas diferentes.

É uma planta herbácea e perene, nativa da Europa, com características marcantes. Ela apresenta pétalas alargadas e delgadas que contornam o botão central, dourado ou amarelo. Suas folhas são ovais e seu caule é comprido, podendo chegar até 1 metro de altura, quando cultivado no jardim. Vale comentar que suas frágeis flores aparecem duas vezes no ano, durante as estações de verão e outono.

A margarida apesar de ser uma flor delicada se adapta a diferentes tipos de solo, menos nos solos muito úmidos, pois eles dificultam a germinação das sementes. A luminosidade é um fator determinante para o seu desenvolvimento, por isso essas flores que gostam de sol, – como o cacto – devem ser cultivadas em locais com a presença de luz natural.

Se aprofundando em registros históricos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Seguindo para o século XIII, a margarida já era utilizada para limpar ferimentos e tratar a febre e gota.

Existem várias classes de margaridas e este nome não é dado para uma só flor, porque há uma grande variedade do gênero ‘Chrysanthemum’. Muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas.

Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, simplicidade e inocência.

Contudo, esse significado pode variar de acordo com as suas diferentes tonalidades. Confira abaixo o significado das margaridas coloridas:

  • Margarida rosa: afeto, carinho e gratidão
  • Margarida vermelha: impulso amoroso
  • Margarida amarela: amor leal
  • Margarida azul: fidelidade
  • Margaridas multicoloridas: alegria

Como plantar margaridas e obter mudas?

Para aumentar a propagação e florescimento das margaridas no seu jardim é necessário que ao longo do tempo de desenvolvimento da planta, você corte algumas hastes (caule) da touceira (planta mãe das mudas). Posteriormente, plante o caule cortado em outros locais como vasos, floreiras de madeira e jardins. 

SHOPEE.COM.BR

Sementes de Margarida Branca Etoile D Anvers 300mg Topseed Garden

Como plantar margaridas: Passo a passo

  1. Corte uma haste (caule) da touceira (planta mão das mudas);
  2. Avalie o local de plantio;
  3. Faça um buraco na terra, posicione a caule da margarida e cubra-o de terra até metade;
  4. Por fim, regue o caule plantado na terra.

Obs: A melhor fase para dar vida a novas mudas de margarida é no início da primavera, devido ao período das chuvas. Ficam lindas com a samambaia na decoração de casa. 

Dicas de cultivo e como cuidar de margaridas

Apesar de resiliente, as margaridas para se desenvolverem fortes e saudáveis precisam de cuidados especiais. Confira abaixo algumas dicas especiais de como cuidar das suas margaridas:

  • O solo onde a margarida será cultivada precisa ser drenável, ou seja, a terra deve ter facilidade em absorver a água;
  • A luminosidade influencia no crescimento das flores, por isso a margarida precisa de sol ao menos em uma parte do dia;
  • A margarida não tolera muito frio, por esse motivo procure cultivá-la em locais protegidos das temperaturas negativas;
  • Procure regar a margarida, ao menos uma vez no dia, porém em horários frescos como início da manhã ou final de tarde;
  • Adubar a cada 30 dias, durante a florada com NPK 4-14-8.
  • As podas e retirada de caules secos trazem força para a flor;
  • O corte deve ser feito no sentido diagonal (corte inclinado) com tesoura afiada e limpa; 
  • O melhor período para realizar a poda da margarida é entre junho e agosto.

Decore sua casa com margaridas

Na área externa, as margaridas podem se espalhar graciosamente pelo canteiro do jardim formando lindos caminhos e bordaduras. Já em ambientes internos, as margaridas podem ser plantadas em diferentes floreiras e vasos de plantas.

Além de todos esses atributos, a margarida é uma flor que combina muito bem com outras, e por isso é comum vê-la juntamente com outras em arranjos florais, transmitindo uma sensação de jovialidade.

Delicadas e repletas de significados, as margaridas deixam a decoração de qualquer ambiente ainda mais especial.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.