Flores Plantas

Moreia branca: Características e cultivo da Dietes Iridioides

Dietes Iridioides, mais conhecida como Moreia branca é uma planta rústica e ornamental muito utilizada na decoração de jardins. Seu cultivo se tornou muito popular graças a sua baixa manutenção.

A Moreia é uma espécie perene e rizomatosa, nativa da África do Sul que faz parte da família botânica Iridaceae, a mesma do açafrão, da flor leopardo, da Iris, entre outras espécies.

É uma planta de pequeno porte, que pode chegar a uma altura média de 60 centímetros. Sua folhagem atinge uma altura de 40 centímetros, com folhas em formato de lança e textura semelhante ao couro e possuem coloração verde escura.

As florescências da Moreia são eretas e ramificadas, com flores dispostas numa quantidade que varia de uma a três, possuindo a coloração branca, com uma mancha amarela que fica localizada próxima a base existente nas sépalas.

Dietes iridioides

Como plantar a Moreia – Dietes Iridioides

As belas flores dessa planta vão aparecer na primavera e no verão com um pouquinho do outono. São ótimas para colocar na base de muros ao redor do jardim e esconder falhas, pois elas crescem rápido e suas touceiras ocupam todo o espaço.

1. Prepare o solo

Para o preparo do solo, seja nos canteiros ou jardineiras, utilize fertilizante orgânico, terra de jardim, terra vegetal e também um pouco de areia grossa para que a drenagem do solo seja mais eficiente. Misture tudo muito bem para deixar a terra fofa e leve.

2. Abra as covas

Na hora de abrir as covas, tome o cuidado de deixar pelo menos 30 centímetros de distância uma da outra, pois a planta desenvolve tufos bem densos. Abra a cova da profundidade da raiz, mas mexa bem a terra um pouco mais abaixo para ficar fofa e facilitar o enraizamento da planta.

3. Plante

O local do plantio precisa ser espaçoso. Se for uma jardineira, deve ser bem grande, mas o melhor é que plante em canteiros mais profundos. Coloque a muda na cova, tampe a parte do rizoma, faça uma rega e pronto. Depois é só acompanhar seu crescimento, mantendo a terra úmida.

Dietes iridioides

Dicas para o cultivo da Moreia – Dietes Iridioides

A Moreia se desenvolve melhor e floresce com maior beleza quando é cultivada em locais que possuem clima ameno e frio. No entanto, essa espécie, consegue se adaptar a diferentes condições climáticas, como: clima tropical, subtropical e temperado.

Devido ao fato da Moreia apreciar climas amenos e mais frios (clima temperado principalmente), ela precisa ser cultivada exposta ao sol, para que assim tenha boas condições de luminosidade. Também pode ser exposta à meia-sombra, entretanto suas flores vão se desenvolver menos. Ela pode resistir à geada e até mesmo ao vento.

A irrigação deve ser feita de maneira regular, contudo sem a necessidade de deixar o solo encharcado, pois essa situação pode levar a Moreia a morte, pois suas raízes podem ser sufocadas. As regas podem ser feitas em uma média de 2 a 3 vezes por semana, irrigando uma vez a cada 2 dias. O controle da irrigação pode ser feito de acordo com a condição do solo, quando esse estiver seco, pode ser feita a irrigação.

Dietes iridioidesé uma planta que forma grandes touceiras

As folhas vão crescer e ficar bem longas. Nunca deve podá-las em seu comprimento, nem na ponta, pois perde o visual que ela oferece. Se notar folhas secas para remover, retire pela base.

Algumas vezes a touceira fica muito grande e não vale a pena tirar as folhas secas uma a uma. Então o melhor a fazer é o replantio. Retire a planta toda da terra com uma pá, limpe as raízes removendo os excessos, e assim vai limpando a touceira toda. Divida-a em várias mudas pequenas, depois replante, com uma terra adubada e uma boa rega.

A adubação pode ser feita apenas uma vez ao ano com NPK ou farinha de osso, que seja rico em fósforo. Para fazer um replantio pode guardar uma parte do rizoma da planta, que é a base de onde começa o broto e replantar.

Se encontrar pragas em sua Moreia, pulverize com fumo de rolo semanalmente. Ela é bem resistente, mas pode ser atacada por pulgões ou cochonilhas.

Embora não seja altamente tóxica, certas partes da Moreia são venenosas para as pessoas e a maioria dos animais. A ingestão de partes da planta pode causar dor de estômago, vômitos e outros sintomas desagradáveis, mas raramente é fatal, a menos que uma grande quantidade seja consumida.

É uma boa ideia observar crianças e animais de estimação que estão em torno de seus lírios quinzenais para garantir que eles não comam as plantas.

Para alguns, o manuseio da Moreia pode causar irritação na pele, especialmente se a planta for cortada. Essa pequena irritação geralmente desaparece após um curto período de tempo, e lavar bem as mãos pode acelerar o processo.

Dietes iridioides precisa ser cultivada em sol pleno para se manter florida

A Propagação da Moreia – Dietes Iridioides

A Moreia é uma planta que pode se multiplicar ou propagar em qualquer época do ano, isto é, o inicio de sua reprodução pode ser realizada em qualquer estação do ano: primavera, verão, outono e inverno.

A propagação pode ser feita de 2 formas: pela dispersão de suas sementes e pela divisão de suas touceiras.

Sementes . A multiplicação por dispersão das sementes consiste em pegar as sementes que foram geradas pela Moreia e espalha-las em locais apropriados para cultivo (condições de solo, temperatura, irrigação e outras condições) para que as sementes germinem e gerem uma nova planta.

Divisão de touceiras . Pela divisão de touceiras basta realizar cortes nos rizomas da Moreia para criar mudas que irão gerar novas plantas. Para a realização desse método é preciso cuidado, pois algumas partes dessa planta precisam ser preservadas, como partes do rizoma, das raízes e das folhas, pois, caso contrário, a moreia não irá crescer.

A moreia branca é uma planta versátil que pode ser cultivada em vários tipos de jardins

Quando cultivadas em grupo, as Moreias podem ser plantadas visando a formação de um maciço de plantas (varias Moreias sendo cultivadas no mesmo jardim) ou em forma de bordadura (a Moreia sendo cultivada de forma que delimite os canteiros do jardim).

Pelo fato de exigir baixa manutenção, a Moreia é uma espécie versátil que pode ser cultivada em vários tipos de jardins, de maneira isolada ou em grupos, proporcionando um belíssimo efeito paisagístico.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.